Treino para grávida: exercícios para manter o corpo ativo

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A gravidez é um momento único para os pais e, principalmente, para as mulheres. Porém, muitas preocupações podem aparecer com essa novidade, entre elas o receio de algumas mães em como o corpo pode se modificar. Fazer uma dieta balanceada e praticar exercícios é a combinação perfeita para a saúde da mãe e do bebê — e também para a estética. Por isso é muito importante que haja um treino para grávida.

Pensando em dar essa grande ajuda, nós selecionamos alguns exercícios que podem ser realizados ao longo da gestação sem grandes riscos. Vamos lá!

1. Sh’Bam

É uma forma muito divertida de praticar exercícios e manter o corpo em forma. É como uma aula de dança, que acompanha as batidas de músicas que estão na moda enquanto executa diversos movimentos. Mesmo aquelas que nunca praticaram nenhum tipo de exercício podem fazer.

Os movimentos são simples e, por isso, não há o risco de afetar o bebê ou de passar vergonha por não conhecê-los. Em pouco tempo de aula você já consegue acompanhar o ritmo. São 45 minutos de duração, nos quais é possível queimar até 500 kcal.

2. Musculação

Muitas pessoas ainda não conseguem ver com bons olhos gestantes que praticam musculação. Por ser um uma atividade que utiliza alta carga de esforço, não costumava ser indicado para mulheres grávidas e quem já praticava tinha que parar. Porém, isso mudou bastante.

Esse não é o tipo de exercício que pode ser liberado para qualquer uma, mas aquelas que já praticavam há algum tempo saem na frente nesse quesito. O principal é ter a orientação de um especialista que possa adequar o treino ao seu ritmo e resistência.

3. Hidroginástica

É um dos exercícios mais indicados pelos profissionais de saúde para as gestantes. É o tipo de atividade que pode ser feita desde os primeiros meses, mas é ainda mais útil no último trimestre, quando as gestantes costumam sentir muita dor nos pés, nas pernas e na coluna lombar.

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O ideal é que você se matricule em um horário que seja específico para gestantes, pois os exercícios costumam ser adaptados. Como a água reduz o peso corporal, é o momento de aliviar as dores e a carga extra que a futura mamãe está suportando no momento.

4. Treinamento funcional

O treinamento funcional utiliza alguns equipamentos combinados com movimentos que realizamos no nosso dia a dia. Tem como objetivo promover o fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e resistência, tudo o que uma gestante precisa.

Esse tipo de atividade pode ser realizada desde o início da gestação e o acompanhamento de um profissional especializado na área é de extrema importância. Além disso, exercícios que promovem a instabilidade ou outros de maior riscos devem ser banidos do programa de treino.

5. Pilates

Essa modalidade pode ser realizada por qualquer gestante, mas não é indicada para o primeiro trimestre, já que possui maior foco na região abdominal e toda a força do movimento é direcionada para essa região. Também não é muito indicada para aquelas que nunca fizeram Pilates.

Um dos mais importantes benefícios desse tipo de exercício é o fato de exercitar a região pélvica e, assim, conseguir auxiliar no trabalho de parto para aquelas que desejam ter o filho de forma natural.

É importante lembrar que, independentemente do treino para grávida escolhido, é imprescindível que se tenha a autorização do médico. Mais do que isso, em caso de prática de exercícios, é preciso que o médico faça um acompanhamento frequente, para o sucesso da sua gravidez.

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