Pular para o conteúdo

Como usar o travesseiro anti refluxo para bebê

A regurgitação é algo bastante comum nos recém-nascidos e, apesar de ser uma condição fisiológica que passa com o tempo, é preciso muito cuidado quando ocorre com muita frequência, pois pode afetar o ganho de peso, causar problemas respiratórios e na garganta.

Para tratar, prevenir e também garantir mais conforto ao pequeno, é recomendável a utilização de um travesseiro anti refluxo para bebê. Mas, se você tem dúvidas quanto ao uso desse acessório e ao refluxo em si, siga a leitura e esclareça todas essas questões. Confira.

O que é refluxo e por que ele acontece?

Como já mencionado, é normal que os bebês regurgitem um pouco de leite após mamar, ou até mesmo vomitem às vezes sem causa aparente. O motivo é a imaturidade do organismo nessa fase, pois o anel muscular entre o estômago e o esôfago ainda não está totalmente desenvolvido, fazendo com que o que consumiram acabem voltando.

Manter a criança em posição horizontal por muito tempo e a alimentação exclusivamente líquida — sendo leite materno ou fórmula — podem agravar o refluxo. Com o passar do tempo, o aparelho digestivo amadurecerá, e dessa forma, os golfos cessarão.

Porém, se o bebê passou a perder peso, fica irritado ou evita mamar, ou ainda, se o vômito vem em jatos fortes, é preciso consultar um médico.

O que evita o refluxo nos bebês?

Felizmente, há maneiras de amenizar os refluxos dos pequenos. Vejamos quais são elas:

Posição do bebê

Tanto na hora de amamentar ou de dormir, é importante não deixá-lo em posição totalmente vertical. O ideal é que ele permaneça com a cabeça e o tronco em um ângulo ligeiramente mais elevado. Para isso, utilize itens específicos para cada ocasião, como a almofada para amamentação e travesseiro o anti refluxo.

Alimentação da mãe

É importante que as mamães evitem consumir substâncias que aumentam a acidez do estômago, como café, alimentos gordurosos e frutas cítricas.

Amamentação

Quando o estômago está muito cheio é mais fácil ocorrer refluxo. Sendo assim, ofereça pequenas quantidades de leite e não deixe de fazer o bebê arrotar após cada uma delas.

Travesseiro anti refluxo para bebê

Esse item permite que que a cabeça e o tronco fiquem um pouco mais elevados que o restante do corpo, dificultando o processo de retorno do alimento ingerido. O travesseiro oferece mais segurança para o bebê e tranquilidade aos pais, já que facilita a respiração e a digestão. O travesseiro garante o posicionamento correto enquanto o pequeno está dormindo ou deitado. As noites, certamente, ficarão melhores com esse artigo que dará mais conforto ao pequeno.

Há dois modelos: o travesseiro para o carrinho e para o berço. São fininhos e bem confortáveis e podem ser pelos recém-nascidos. O ideal é que o travesseiro seja colocado por cima do colchão do berço, porém, por baixo do lençol para ficar bem preso e evitar que ele se desloque. É importante ressaltar que a posição correta para o bebê dormir é sempre de barriguinha para cima, permitindo que as vias aéreas fiquem livres e evitando a ocorrência de morte súbita.

O travesseiro anti refluxo para bebê é imprescindível para a prevenção e tratamento do refluxo. Esse produto garante a segurança e bem-estar do seu filho, pois permite que ele continue respirando tranquilamente e alivia aquela sensação ruim do conteúdo do estômago voltando. A barriga estará em um ângulo mais baixo e ele ficará muito mais confortável.