Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de chupeta para bebês

Existem diversos tipos de chupeta no mercado e isso que pode gerar dúvidas aos pais na hora de escolher o melhor modelo para seus filhos.

Sabemos o quanto cada pequeno detalhe da vida de seu bebê é importante para você, inclusive a hora de escolher a chupeta. Por isso, preparamos este post mostrando os tipos de chupeta existentes.

Sabia que elas podem ser classificadas de acordo com o tamanho, material e formato do bico? Não? Então confira!

Tamanho

O tamanho da chupeta varia, em geral, de 0 a 3, sendo que há, de acordo com a idade, peso e capacidade bucal, o tamanho ideal para cada bebê. Veja:

  • 0 (para bebês prematuros);
  • 1 (de 0 a 6 meses);
  • 2 (de 6 meses a 18 meses);
  • 3 (a partir dos 18 meses).

É importante observar o tamanho da chupeta na hora da escolha pois o tamanho errado pode gerar desconforto ao seu bebê. Você encontrará essas informações nas embalagens das chupetas.

Material

Em relação ao material da chupeta, existem dois tipos que você pode escolher: látex e silicone.

Chupeta de Látex

As chupetas com bico de látex são mais resistentes, inclusive a puxões e mordidas, por isso são mais indicadas para os bebês que já possuem dentes. Uma das vantagens do bico produzido com este material é que ele é mais macio, no entanto, ele retém mais sujeira.

Chupeta de Silicone

As chupetas desse material são mais indicadas para os bebês que ainda não têm dentinhos, pois seu material é mais rígido e, consequentemente, mais suscetível ao rompimento. Elas são também mais higiênicas e resistem mais às altas temperaturas, porém, deixam a desejar na maciez.

Formato do bico

Quanto ao formato do bico, as chupetas se classificam em três categorias: redondo, simétrico e anatômico.

Redondo

É o modelo mais clássico, são extremamente fáceis de se encontrar e não possuem um lado correto para serem colocadas na boca do bebê. Isto pode ser uma vantagem, já que o neném terá mais facilidade para colocá-la na boca sozinho.

Simétrico

É um modelo onde o bico é achatado nas duas extremidades, podendo, assim como o bico redondo, ser colocado de ambos os lados na boca do bebê.

Anatômico (ou Ortodôntico)

Este modelo tem a capacidade, como o próprio nome diz, de se adaptar à forma da boca do bebê. Também permite o desenvolvimento correto do paladar e da arcada dentária. No entanto, o grande inconveniente desta chupeta é que, para se adaptar à boca do bebê, ela deve ser colocada sempre na mesma posição.

O formato do bico é uma das características mais importantes de se observar, afinal, o seu bebê pode ter dificuldade para se adaptar a algum deles, ou até mesmo rejeitar completamente a chupeta devido ao formato do bico. Por isso, uma boa ideia é comprar uma chupeta de cada formato e observar de qual delas seu neném gosta mais.

Outras opções

Chupetas para dormir

Alguns fabricantes, atentos às dificuldades das mamães, passaram a produzir modelos de chupeta para a hora de dormir. Trata-se de chupetas que brilham no escuro, ideais para evitar uma caça noturna à chupeta por todo o berço enquanto seu bebê está aos prantos.

Chupetas termômetro

Pensando mais uma vez na comodidade das mães, também se encontra no mercado as chupetas termômetro. Só uma mãe sabe a dificuldade que é tirar a temperatura de um neném chorando e se contorcendo, muitas vezes causando a queda do termômetro.

Este modelo de chupeta verifica a temperatura e traz uma tela onde aparecem os dados, sendo assim, pode ajudar a resolver este problema, uma vez que será mais fácil manter o bebê com a chupeta do que com o termômetro convencional. Mas, antes de comprar uma dessas, verifique se o produto é de qualidade e procure saber com o pediatra do seu neném se ele acha recomendável.

Agora que você já os conhece os tipos de chupeta que existem e sabe qual modelo atende melhor às necessidades do seu bebê, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que outras mamães também possam escolher a melhor chupeta para seus filhos!