Desenvolvimento Saúde do Bebê

Como lidar com a chegada dos dentinhos

Escrito por Equipe Fraldário

A chegada dos dentinhos do bebê é um momento que exige muita atenção dos pais, especialmente os de primeira viagem, que nunca conviveram com essa situação antes. Alguns cuidados são essenciais para ajudar o pequenino a manter a higiene da região, como também para aprender a lidar com os desconfortos relacionados ao nascimento da primeira dentição.

No texto de hoje, vamos divulgar algumas dicas e orientações relacionadas a essa fase da vida do seu filhote para que você possa tirar de letra mais essa novidade!

Quando deve ser a primeira visita ao dentista?

O bebê deve ser levado ao dentista logo após o surgimento de seu primeiro dentinho de leite, que acontece por volta dos seis meses de idade. O odontopediatra é o profissional responsável por te explicar como higienizar e cuidar do nascimento dos próximos dentes do pimpolho.

Como cuidar depois que eles começam a aparecer?

Com o nascimento dos dentinhos e a introdução de outros alimentos na dieta do bebê, a higienização deve ser feita regularmente sempre que o pequeno se alimentar.

A limpeza pode ser feita com a ajuda de escovas infantis apropriadas para cada faixa etária, com cabeças pequenas e cerdas macias. A escovação ajuda a remover o acúmulo de alimentos que podem estimular o crescimento de colônias bacterianas na região, desenvolvendo cáries e outras inflamações nada fofas na boquinha do bebê.

Mas não se apresse: o uso do fio dental só deve ser introduzido por volta dos dois ou três anos, quando todos os dentinhos de leite tiverem aparecido.

Como lidar com dores causadas pelo nascimento dos dentes?

O nascimento dos dentes de leite pode causar uma pequena inflamação na gengiva do guri, mas não se preocupe: isso é considerado natural. A criançada pode apresentar vermelhidão, irritação e coceira na região, além de alguns quadros febris que são normais em processos inflamatórios.

Se seu pimpolho está sofrendo muito com as consequências do nascimento dos dentes de leite, é possível ajudá-lo a diminuir o desconforto oferecendo mordedores (próprios para crianças, claro) que vão ajudar a coçar a região e estimular o nascimento mais rápido da dentição.

Para os pequenos que apresentarem muitas dores ou febres mais altas, é importante consultar o médico antes de medicá-los.

Como prevenir problemas na formação dos dentinhos?

O uso regular de chupetas e mamadeiras pode ser prejudicial para a dentição do bebê. Elas podem causar a má formação das estruturas, fazendo com que o baixinho desenvolva problemas de mastigação ou de respiração no futuro.

A boa notícia é que você não precisa abrir mão completamente do conforto do bico, mas deve sim controlar os horários de uso para evitar que seu pimpolho fique dependente desses instrumentos, precisando deles para dormir ou se acalmar.

Lembrando que chupar os dedos também pode ser prejudicial para a formação dos dentinhos da criança, e esse hábito é ainda mais difícil de eliminar, já que os dedos estarão sempre disponíveis para o guri levar à boca. Por isso, eduque o seu filhote a não criar esse vício!

Quando começar a escovar os dentinhos?

A higiene da boquinha do neném precisa começar a ser feita logo após o nascimento. Assim, ele já vai se acostumando com o hábito e não vai estranhar a escovação quando os dentinhos aparecerem. No entanto, muitas mamães ainda têm muitas dúvidas sobre como escovar os dentes do bebê.

Campanha de Doação de Fraldas

Mamães e papais precisam criar o hábito de higienizar a boquinha de seu filho desde pequeno, mesmo quando ele consome somente o leite materno. Nesse caso, a higienização não precisa ser constante, mas é bom já criar o hábito de usar gazes ou fraldas de algodão para remover alguns excessos que podem ficar acumulados na região.

Em geral, os dentinhos de um bebê começam a nascer em torno dos 6 meses de idade. Porém, a limpeza da boquinha deve começar a ser feita logo após o nascimento. Isso evita o surgimento da chamada cárie de mamadeira e também acostuma seu filho com o hábito de higienizar a boca.

Assim, nos primeiros meses do neném, limpe gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda de pano úmida. Faça isso ao menos duas vezes por dia, em especial antes de colocá-lo para dormir. A partir dos 3 meses, pode ser usada uma dedeira específica para a higienização bucal.

Passo a passo: como escovar os dentes do bebê?

A chegada da primeira dentição do baby é um novo desafio, mas como em todas as fases da vida do pequeno, basta ter atenção, carinho e bom senso para ajudá-lo a superar mais essa etapa. Sempre que tiver dúvidas sobre o assunto, procure um pediatra ou um odontopediatra para te ajudar a tomar as decisões certas!

Assim que os primeiros dentinhos surgirem, é preciso escová-los. A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, no mínimo. Ou seja, pelo menos de manhã e logo antes do bebê dormir.

Escolha a escova correta

Existem escovas para atender as necessidades de cada fase do desenvolvimento da criança. Por esse motivo, há indicação de faixa etária na embalagem. É preciso que a escova seja trocada mensalmente ou quando apresentar más condições. Para isso, siga sempre a recomendação de idade.

Utilize creme dental próprio

Assim como escova, existe creme dental específico para os pequenos. Esse tipo contém sabor agradável e a quantidade adequada de flúor para o público infantil. Utilize apenas uma quantidade mínima do creme dental — apenas suje as cerdas, isso é o suficiente.

Escove os dentinhos do bebê

Comece colocando a escova em posição paralela à linha da gengiva. Então, faça movimentos circulares de maneira leve em todos os dentinhos do bebê, tanto na parte exterior quanto na interior.

Depois, deslize a escova da gengiva em direção à ponta dos dentes e não esqueça de fazer o mesmo na parte de dentro também. O próximo passo é escovar os dentes do fundo. Para isso, faça movimentos de vai e vem em todas as faces dos dentinhos.

Não esqueça da língua e da bochecha

Depois de todos os dentes bem escovados, é preciso também passar a escovinha de forma delicada na língua e na bochecha. Isso evita o acúmulo de bactérias que causam o mau hálito. Como a quantidade de pasta dental é pequena, não é necessário enxaguar a boca. Porém, assim que o bebê aprender a cuspir, estimule o hábito do bochecho e enxágue.

Passe fio dental

O fio dental é essencial para que a higienização da boquinha do bebê seja completa. Então, deslize o fio suavemente entre os dentes do bebê, fazendo um formato de C ao redor de cada dentinho. Tome cuidado com a gengiva.

Pronto! Agora você já sabe como escovar os dentes do bebê da forma correta. É muito importante para a saúde bucal criar esse hábito assim que a dentição surgir. Além disso, é preciso levar seu filho ao dentista regularmente, para que o profissional faça o acompanhamento adequado.

E você, os dentinhos do seu pequeno ou da sua pequena já estão aparecendo? Como tem sido a experiência? Conte para a gente e continue de olho no nosso blog!