/ Gestação

Preparando a casa para o bebê que vai chegar

O tão esperado filho, em poucos meses, estará em seus braços, entrando pela porta da sua casa. E várias decisões precisam ser tomadas, como planejar as compras do enxoval, fazer a escolha dos móveis para o quartinho do bebê e organizar os preparativos para o chá de fraldas.

Todos esses detalhes ajudam as mamães a chegarem à fase final sem ansiedades. Sabendo disso, preparamos 4 passos imprescindíveis para você preparar a sua casa para a chegada do bebê. Pensando nos primeiros desafios após a chegada da criança e, nos primeiros meses da vida do seu filho(a). Vamos lá?

1. Entre na rotina materna

Para você poder passar a gravidez com menos insegurança e ansiedade e se preparar para viver a experiência da rotina materna, antes mesmo da chegada do bebê, por que não acompanhar o dia a dia de outra mãe?

Fale com aquela sua amiga que tem filho pequeno e combine de passar um dia com ela. Faça questão de ajudá-la com a criança: segure o bebê no colo, troque a fralda dele e o faça dormir. Aproveite a ocasião para ter uma aula de maternidade e treinar o espírito para a nova fase da sua vida.

2. Escolha a mobília certa

Depois de olhar inúmeras fotos de decoração de quarto de bebê, em blogs especializados e no Pinterest, e de ficar idealizando os mínimos detalhes para proporcionar um local lindo e confortável para a criança, você precisa tomar uma decisão, de acordo com a sua realidade financeira e de espaço físico.

Para fazer isso, confira algumas dicas:

Antes de escolher qualquer mobília para o quarto do bebê, além de priorizar o conforto, é importante medir o local escolhido para que não haja nenhuma surpresa;

Cadeiras de maternidade, que possuem apoio para os pés, são ideais para a amamentação, principalmente a noturna. Se puder, adquira a sua: você não vai se arrepender!

O cuidado com a mobília se estende para a escolha dos berços, que devem ser aprovados pelo Inmetro. Assim, você se previne de acidentes.

3. Convoque aliados para a limpeza

Ter a casa sempre limpa e organizada já é importante quando não se tem filhos. E quando existe um bebezinho novo no ambiente, os cuidados com a higiene diária da casa são primordiais para a saúde da criança.

Para não dar conta de tudo sozinha, uma missão praticamente impossível, convoque aliados antecipadamente para dividir essas funções.

Ao cuidar de um recém-nascido, deixe claro para o companheiro e os familiares a importância de contar com o apoio deles para a manutenção das tarefas do lar.

4. Faça um checklist antes da chegada do bebê

Prepare-se para a reta final da gravidez sem tanto estresse organizando um checklist. Assim, será possível averiguar o que falta antes da chegada do bebê.

Ter tudo em mãos e de forma rápida é essencial. Por isso, faça uma lista de tudo o que você ainda precisa para o receber o seu filho da melhor maneira possível e faça uso dela para montar o seu chá de bebê.

Uma boa dica é fazer uma relação de tudo o que você gostaria de receber de presente e adicionar amigos e familiares, por meio das redes sociais, em listas online de chá de bebê. Essa é uma maneira fácil e rápida de montar o enxoval de boas-vindas!

Escolha um quarto arejado e bem iluminado

O quarto do bebê deve ser planejado de forma que seja não apenas bonito e bem decorado, mas que também se trate de um ambiente arejado e iluminado. Desse modo, o melhor a se fazer é escolher um cômodo fresco e que receba uma boa quantidade de luz natural.

A iluminação artificial também deve ser planejada, sempre em locais estratégicos. Por exemplo: em cima do trocador de fraldas pode ser colocado um spot de luz, enquanto que perto da cadeira de amamentação cabe uma luminária ou uma camera para monitorar o bebê.

Outras diacs importantes

A chegada de um bebê é um momento de grande alegria para todos os membros da família. E, mesmo assim, pode ser uma fase bastante cansativa para a mamãe — que, além da maternidade, precisa conciliar a sua rotina atarefada com as demandas desse instante único. Para ajudar essas mulheres, listamos 5 dicas sobre como preparar o imóvel para a chegada de um bebê. Confira:

Proteja as tomadas do quarto e de toda a casa

É claro que as tomadas só representarão algum risco para o bebê um tempo depois do seu nascimento. Porém, vale a pena se antecipar e cuidar dos protetores no momento da organização do quarto da criança. Aliás, é bom registrar que toda a casa deve receber os protetores de tomada.

Instale grades de segurança nas janelas e sacadas

O mesmo princípio vale para a proteção das janelas e das sacadas — porém, dessa vez com a ajuda de grades de segurança. E lembre-se de que a antecedência garante o tempo suficiente para pesquisar bons fornecedores e para fazer todas as obras antes da chegada do novo membro na família.

Pintar as paredes ou fazer reformas

E, por falar em obras, toda a residência precisa ser vistoriada nesse quesito, pois obras e pinturas, além de causarem barulho e muita confusão dentro de casa, podem envolver materiais altamente tóxicos para a saúde de um recém-nascido.

Portanto, se a pintura está ultrapassada e precisa de reparos ou se outros ambientes do imóvel apresentam problemas, esse é o momento de resolver todas as pendências — sejam elas estéticas ou de ordem prática.

Antecipe-se e faça uma dedetização

Esse item pode passar despercebido pela maioria das mamães e dos papais, mas a dedetização é de grande importância quando se está preparando um imóvel para a chegada de um bebê.

Isso porque, evidentemente, ninguém deseja expor uma criança tão pequena à presença de insetos e de outros bichos. E nem precisamos mencionar a toxicidade das substâncias usadas nesse procedimento, certo?

Seguindo todas as nossas dicas, certamente a chegada do bebê será um momento para ser curtido com a serenidade de quem se preparou adequadamente. Então, mãos à obra!

Agora que você já sabe quais são as mudanças necessárias e como preparar um imóvel para a chegada de um bebê, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades. Enviaremos as nossas atualizações diretamente para a sua caixa de entrada!

Agora, depois de saber como preparar a casa para a chegada do bebê, aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a reta final da gravidez assinado a nossa newsletter.

Além disso, você vai receber diversas dicas para montar o seu enxoval!

Preparando a casa para o bebê que vai chegar
Compartilhar isto

Seja um assinante do Meu Fraldário