Pular para o conteúdo

Você conhece a pedagogia Waldorf?

Atualmente, são mais de mil escolas Escolas Waldorf espalhadas pelo mundo. É preciso entender o que propõe essa nova forma de pensar sobre a educação escolar para que estejamos atualizados quanto ao que realmente vai influenciar de forma positiva a infância de nossos filhos.

Mas, afinal, o que é a pedagogia Waldorf? Trata-se de um método de ensino baseado na Antroposofia que, traduzido de forma literal, significa “conhecimento do ser humano”, ou seja, o ser humano tomando conhecimento de sua natureza e do universo que o cerca. 

De acordo com Rudolf Steiner, criador dessa linha filosófica, a antroposofia é “um caminho de conhecimento que pretende fazer o espírito humano chegar à união com o Espírito Cósmico”. Aplicando esses conceitos na pedagogia Waldorf, temos uma metodologia que é vista como uma revolução na área da educação.

Por se tratar de um método completamente diferente do que é visto tradicionalmente nas escolas, neste post, mostraremos para você um pouco do que é a pedagogia Waldorf e sua importância na educação infantil, passando por um breve histórico até chegarmos aos princípios básicos desse método pedagógico. Confira! 

Como surgiu a pedagogia Waldorf?

Na Alemanha, mais especificamente no ano de 1919, Steiner, fundamentado na antroposofia, introduziu a pedagogia Waldorf em uma escola que atendia filhos de operários de uma fábrica de cigarros, chamada Waldorf-Astória. Filósofo e fundador da antroposofia, Steiner criou, a partir do sucesso de sua experiência, um método que se espalhou por todo o mundo. 

Quais os principais pilares da pedagogia Waldorf?

Escola, professores, pais e alunos são incentivados quanto a autonomia e determinam o currículo em conjunto, pensando no desenvolvimento humano. Os conteúdos tradicionais e indicados pelo MEC são abordados, porém com um foco maior na humanização e nos potenciais da criança, deixando que o ensino-aprendizado ocorra da maneira mais natural possível.

O que faz da pedagogia Waldorf diferente dos métodos tradicionais?

O aprendizado baseado na pedagogia Waldorf vai incentivar a criança a lidar com o conhecimento de si mesmo para transformar o modo de convivência com o outro, além de aprender a ser e fazer sempre com foco no ser humano. Esse é um método de ensino que vai além do pensar, agindo também no âmbito do querer e do sentir.

Onde encontrar escolas que seguem essa proposta de ensino?

A maioria das escolas que utilizam a pedagogia Waldorf está localizada no continente europeu e na América do Norte. No Brasil, a primeira escola surgiu em São Paulo e já se expandiu por várias outras cidades. No site da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, você pode buscar pela instituição mais próxima.

Uma escola Waldorf segue princípios básicos que se preocupam com a valorização da liberdade humana em tomar decisões e de fazer escolhas. Além disso, neste método de ensino, é essencial enxergar o ensino-aprendizado como uma experiência de troca, pensando em como nossas atitudes vão interferir no mundo.

O método da pedagogia Waldorf vai respeitar o tempo de cada indivíduo, transmitindo conteúdos de acordo com o que a criança demonstra estar preparada para aprender. Estimulando a curiosidade dos pequenos, aos poucos ela irá, de forma autônoma, buscar por aprendizados necessários para sua vivência na sociedade.

O que você achou da pedagogia Waldorf? Queremos saber suas percepções quanto a esse método! Use o campo abaixo e deixe seu comentário.

Marcações: