Pular para o conteúdo

As melhores receitas de papinhas e sopas para bebês

O início da alimentação com sopas e papinhas para bebês é um divisor de águas tanto para os pais quanto para os filhos. Afinal, marca a transição da criança da amamentação para os alimentos sólidos, o crescimento da dentição e o despertar dos sentidos delas, como o olfato, a visão e o paladar, para os estímulos nos ambientes.

Por esse motivo, a preocupação com uma cardápio de alto valor nutricional na primeira infância que contribua para o desenvolvimento dos pequenos é constante para mães e pais.

Foi pensando nisso que preparamos este post especial para sanar todas suas dúvidas e questionamentos sobre o assunto e que, de quebra, conta com 11 receitas diversificadas e saborosas para você deixar as refeições do seu filho ainda mais saborosas. Acompanhe!

A alimentação na primeira infância

Conhecida como primeira infância, o período que que engloba desde o nascimento até os seis anos — quando a criança já está em fase escolar — é marcado por um crescimento intenso do corpo, tanto na estrutura óssea quanto muscular do seu filho.

Além disso, é quando o desenvolvimento sensorial se inicia e ocorre a primeira grande mudança nos hábitos alimentares do bebê: a substituição gradativa da amamentação por refeições com ingredientes sólidos.

Afinal, durante os primeiros seis meses é estritamente recomendado, inclusive pela Organização Mundial da Saúde, que apenas o leite materno seja oferecido ao recém-nascido, pois ele contém todos os nutrientes necessários para a saúde e o bem-estar do pequeno.

A partir desse período é possível continuar com o aleitamento até os dois anos, caso você assim deseje, mas complementar a alimentação com líquidos, como água e sucos, e sopas e papinhas para bebês que, aos poucos, vão se transformar no cardápio da criança com diferentes receitas e composições.

Dessa forma, você já adapta as refeições diárias da criança com ingredientes saudáveis e bem selecionados para que, quando completar três anos, ela possa ter a alimentação similar a sua e dos demais adultos.

Os primeiros alimentos sólidos

Como dito há pouco, a partir do sexto mês de vida é possível introduzir pequenas refeições ao longo da rotina da criança com alimentos sólidos como complemento à amamentação — que não deve ser retirada por completo antes da total adaptação do bebê ao novo cardápio diário.

Esse período de transição é fundamental para ajudar a desenvolver o paladar do seu filho e criar hábitos alimentares saudáveis ainda na primeira infância que vão reverberar por toda a vida dele.

Justamente por isso as papinhas, sejam elas doces — por conta da frutose presente nas frutas — ou salgadas — pela diversidade de composições com legumes, verduras e afins —, terão um papel fundamental ao facilitar a experimentação de alimentos com alto teor nutricional.

Afinal, ela ocorre por meio de uma deglutição simplificada para o menor, já que a consistência delas é similar a de um purê e não necessita mastigação.

Outro ponto importante é nunca usar temperos ou mesmo sal para dar um “gosto a mais” à comida. Por mais que sejam frequentes nos pratos dos adultos, eles devem ser evitados para não mascarar o gosto dos ingredientes ou provocar indisposições gastrointestinais.

Além disso, ao decidir introduzir um novo alimento ao qual o bebê não tenha consumido anteriormente não misture-o com outros na papinha.

Ofereça-o só para averiguar se a criança apresenta alguma indício de reação alérgica ou mesmo intolerância. Em caso positivo, não deixe de realizar um acompanhamento com um médico pediatra para avaliar possíveis tratamentos e dietas exclusivas para o seu filho.

A seguir elencamos alguns dos principais ingredientes para fazer papinhas para bebês que sejam nutritivas, saborosas e bastante diversas para a alimentação do pequeno.

Frutas

As frutas, como pera, maçã, banana e laranja, costumam ser os primeiros alimentos sólidos das papinhas para bebês por aliar uma consistência pastosa, sabor adocicado e por também serem ingeridas em forma de suco — o que proporciona hidratação em dobro para os pequenos.

Mas não só isso, já que elas têm poucas calorias e são fonte de diversos nutrientes, como ácido fólico, vitamina C, fibras e potássio, que melhoram os sistema imunológico e intestinal das crianças.

Verduras e legumes

Tão frequente quanto as frutas nas papinhas, estão as verduras e os legumes. Afinal, o consumo de ambos deve ser incentivado ainda na primeira infância quando o seu filho está desenvolvendo o paladar.

Dessa forma, ele não os rejeitará quando estiver na fase pré-escolar por conta do sabor ou aroma, o que pode deixar as refeições com baixo teor nutricional.

Entre alguns exemplos estão o espinafre, o agrião, a soja, a cenoura, a beterraba, a lentilha e o repolho, que são fontes de em betacaroteno, luteína, cálcio, ferro, fibras, cobre e vitaminas A, B2, B9, B12, C, E e K que intensificam o desenvolvimento ocular, evitam problemas cardiovasculares e anemia e proporcionam um funcionamento do trato digestivo.

Tubérculos

Já os tubérculos, por sua vez, são bastante utilizados em papinhas salgadas que sejam fontes de betacaroteno, potássio, zeaxantina, niacina e vitaminas A, B3, C e K. Entre os mais comuns como ingredientes estão o inhame, a batata, a mandioca, o nabo e o rabanete.

Quando introduzidos no cardápio do bebê ajudam a regular o intestino dele, a hidratar o tecido da pele e das mucosas — que são áreas frágeis e sensíveis, especialmente em dias secos — e ainda auxilia no crescimento e fortalecimento da dentição.

Cereais

Por fim, mas não menos importante, outro ingrediente que costumam figurar com frequência nas papinhas para bebês são os cereais, como o arroz e a aveia. O motivo disso está que por terem textura macia costumam ser o passo inicial para a alimentação com sopas nas quais pedaços dos alimentos se tornam mais frequentes.

Além disso, são ricos em fibras, proteínas, vitaminas B e E, magnésio, ferro, zinco e fósforo que atuam no organismo dos menores auxiliando o fortalecimento dos ossos, no desenvolvimento cerebral e cognitivo e na manutenção do metabolismo infantil.

Quando começar a dar papinha?

O bebê já completou 6 meses? Hora de oferecer os primeiros alimentos sólidos para ele. Esta fase pode gerar dúvidas e inseguranças. Por isso, é recomendada a visita ao pediatra, e, ao nutricionista, para um melhor acompanhamento e, também, para tirar dúvidas mais específicas.

A recomendação mais adotada é começar oferecendo uma fruta ao dia, raspada, amassada ou na forma de purê. Vale manga, laranja, melão, melancia, caqui, cereja… evite apenas as que têm muitas sementinhas, como kiwi, morango, pitaia e figo, porque elas são de difícil digestão nessa fase e podem causar alergia alimentar.

Logo após as frutas, introduza a comida. Ofereça alimentos cozidos (que são de mais fácil digestão) e amasse com um garfo. Legumes, verduras e proteínas (carne bovina, peixe, frango ou porco) são saudáveis e importantíssimas.

Lembre-se que o seu bebê (assim como a mamãe) precisa de alimentos frescos e saudáveis. Ele não deve consumir itens processados e industrializados.

Uma carta na manga que ajuda na aceitação dos alimentos é o uso moderado de temperos como alho, cebola, azeite, salsinha e cebolinha. Eles realçam o sabor e são saudáveis para a criança.

Nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança

Até seis meses, é a fase do aleitamento materno exclusivo, ou seja, o bebê não deve ter contato com outro tipo de alimentação a não ser o leite materno. De seis meses a um ano, a criança começa a descobrir os alimentos.

Por isso, alimentação deve ser rica em carboidratos, ferro e proteína. Frutas, verduras, legumes, leite e derivados devem fazer parte da nova fase.

Dê preferências às frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, que são ricas em vitamina C. É preciso saber intercalar os períodos de amamentação e as refeições. Alimentos salgados também podem ser introduzidos à rotina, verduras, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) e carnes (frango, peixe e boi).

Na fase de 1 a 6 anos a criança já sabe mastigar e pode receber alimentos mais sólidos. É importante que sejam oferecidos alimentos ricos em ferro, mas não há muitas restrições nessa fase. O ideal é que faça seis refeições por dia.

Evolução da consistência da alimentação dos bebês

Ao introduzir alimentos sólidos na alimentação do bebê é comum que muitos pais tenham dúvidas sobre sopas e papinhas. Alguns, inclusive, costumam confundi-las e acreditar que são palavras diferentes para expressar a mesma coisa.

Contudo, é importante que você não cometa esse tipo de mal-entendido. Isso porque elas têm diferenças que vão muito além da grafia. A papinha, por exemplo, é a forma mais usual de permitir à criança a experimentação de novos sabores a partir do sexto mês de vida.

Mas, para isso, ela envolve um processo recorrente de amassar por completo o alimento, seja uma fruta, uma verdura ou um legume, até que o mesmo ganhe uma consistência pastosa de fácil deglutição — já que nesse período o pequeno ainda não terá a dentição completa.

Já a sopa, por sua vez, é a evolução natural da papinha. A razão disso é que esse tipo de preparo inicia uma nova etapa na alimentação da criança, pois tem a consistência fluída entre o líquido e o pastoso e a presença de pequenos pedaços de alimentos ou mesmo porções completas, como arroz, feijão e macarrão.

Substituindo, assim, a primeira opção gradativamente, em especial quando o seu filho completa um ano e possui alguns ou já todos os incisivos e os molares.

Afinal, mesmo que os alimentos no prato do bebê sejam de textura macia e fáceis de partir com qualquer talher, será fundamental o papel da dentição em cortar e triturar aquilo que ele mastiga e, assim, facilitar a ingestão de cada ingrediente.

Portanto, procure controlar a ansiedade e não pular etapas, apressando-se em passar do aleitamento direto para o consumo de sopas diárias, ignorando a função intermediária da papinha, especialmente se a criança ainda não possui os dentes.

Isso pode ter um efeito bastante perigoso na integridade física e no bem-estar do seu filho, já que ele terá mais dificuldade para consumir a comida que lhe é dada, correndo risco de engasgar ou ainda pior: sufocar enquanto enquanto faz as refeições.

Porém, adotando as papinhas e, em seguida, as sopas de acordo com cada período da primeira infância é possível ampliar as opções de cardápio do menor e deixá-lo a cada dia mais próximo do seu. Justamente por isso redobre os seus cuidados com o que é oferecido, a quantidade de comida em cada refeição e os horários em que estas são servidas.

Isso porque entre o primeiro e o terceiro ano de vida as crianças passam a reagir aos estímulos visuais e olfativos no ambiente no qual estão inseridas e começam a desenvolver o próprio paladar — o que aumenta a curiosidade delas por novos sabores e experimentações.

Por conta desse processo, passam a criar as suas primeiras preferências e, principalmente, suas rejeições (possivelmente acompanhadas de cara feias) a certos ingredientes.

Logo, se você não introduz alimentos saudáveis na rotina do seu filho e ainda permite que ele tenha contato com produtos pobres em nutrientes, como doces, refrigerantes e frituras, ele desenvolverá hábitos alimentares deficientes, ou seja, que não vão proporcionar as vitaminas, minerais e proteínas necessárias para um crescimento muscular, ósseo e cerebral sadio.

Além disso, o consumo de alimentos inadequados e em excesso nessa etapa da infância pode levar a uma sobrecarga de açúcar e gordura no organismo do pequeno que podem desencadear uma série de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Sem mencionar, é claro, o excesso de peso, um problema sério e que atinge uma a cada três crianças brasileiras, segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado pela ABESO, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Por isso, ao ampliar a oferta de comida, procure incrementar o cardápio do menor com alimentos que não apenas variam em textura, sabor e cores e são fáceis de ingerir — permitindo inúmeras receitas de sopas e papinhas para bebês —, mas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento dele. Alguns exemplos são:

  • peixes de águas profundas, como arenque, cavala, atum e salmão, que são ricos em ferro, vitamina B12 e ácidos graxos (como o ômega 3) — o que é excelente para a fortificação dos ossos e também para evitar o aparecimento de anemia;
  • proteínas animais, como carne bovina e frango, que são fundamentais para o correto desenvolvimento muscular e aumento da imunidade além de serem ricos em zinco, ferro, ácido fólico e vitaminas A, B12, C, D e E; e
  • leguminosas, como o feijão, a soja e a lentilha, que são fontes de proteína vegetal, fibras, potássio e fósforo que contribuem para um bom funcionamento do trato intestinal das crianças — prevenindo distúrbios e constipações — e da circulação sanguínea;

Receitas de sopas e papinhas

Uma boa introdução alimentar é fundamental para que, no futuro, o pequeno desenvolva uma alimentação mais equilibrada e saudável. Por esse motivo, o período de amamentação pode ser também um momento de reflexão para toda a família.

É preciso repensar seus hábitos alimentares e se informar, para se preparar para os primeiros passos da introdução alimentar do pequeno. A alimentação de um bebê até um ano deve ser composta de produtos naturais isentos de açúcar e sal.

Até aqui explicamos a importância das sopas e papinhas como refeições na primeira infância e, além disso, quais os alimentos — como tubérculos, frutas, verduras e proteínas — podem (e devem) ser usados para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento e desenvolvimento do seu filho.

Agora, você aprenderá algumas receitas de papinha, tanto doce quanto salgada, e 3 receitas de sopas. Portanto, pegue papel e caneta e anote-as para diversificar com qualidade e sabor a alimentação do pequeno!

Papinhas doces

Papinha de banana

Ingredientes:

  • 01 banana

Modo de preparo:

Descasque a banana e reserve-a. Feito isso, disponha-a no recipiente no qual a papinha será servida e, com o auxílio de um garfo, amasse-a bem. A consistência deve ficar o mais pastosa possível, como se fosse um purê. Não use água no preparo!

Papinha de mamão e laranja

Ingredientes:

  • 01 laranja
  • 1/4 de mamão

Modo de preparo:

Descasque a laranja, separe os gomos, remova as sementes e reserve. Se necessário, reitre o excesso de suco da fruta. Pegue o 1/4 de mamão, raspe a casca, remova todas as sementes e corte-o em porções menores.

Em seguida, inicie o processo de amassar as frutas até que se tornem uma pasta homogênea. Ao final do processo é só servir ao seu filho.

Papinha de acerola e manga

Ingredientes:

  • 100g de acerola
  • 1/3 de manga

Modo de preparo:

O primeiro passo é separar as 100g de acerola em um recipiente e despolpá-las uma a uma. A partir disso, é importante que você remova as sementes com suas próprias mãos — que devem ser sempre devidamente higienizadas —, já que é um processo simples e bastante rápido.

Quando concluí-lo, reserve. Em seguida, descasque a manga e fatie ela sem raspar ou quebrar as fibras da fruta. Junto tudo e amasse até estar pronto para servir.

4. Papinha mista de frutas

Ingredientes:

  • 1/2 pera
  • 50g de ameixa seca
  • 01 kiwi
  • 1/2 maçã

Modo de preparo:

Remova as sementes e a casaca da pera, do kiwi e da maçã, cortando-as em porções menores. Depois, em um recipiente à parte, amasse as 50g de ameixa seca. Repita o processo com as demais frutas da pera e misture tudo até formar uma massa homogênea.

Papinhas salgadas​

Papinha de batata com mandioca

Ingredientes:

  • 01 batata
  • 1/4 de mandioca
  • 200ml de água filtrada

Modo de preparo:

Reserve uma panela com a água em fogo brando e acrescente os tubérculos dentro. Espere que ambos amoleçam com a fervura. Para checar o andamento desse processo espete um garfo ou faca em ambos: quando não houver dificuldade em penetrar o interior deles é sinal de que estão no ponto certo.

Feito isso, descasque-os e corte em fatias de 2 a 5 centímetros para, então, amassá-los e misturá-los até que formem uma papinha suculenta e de textura macia e agradável ao paladar da criança.

Papinha de legumes

Ingredientes:

  • 1/2 nabo
  • 1/2 beterraba
  • 01 quiabo
  • 1 jiló
  • 200ml de água filtrada

Modo de preparo:

Coloque a água filtrada em uma panela no fogo brando e espere aquecer. Depois, acrescente os legumes e deixe-os cozinhar para que amoleçam. Ao chegar no ponto desejado, retire-os e coloque-os em um recipiente.

Corte cada fruta em pequenas porções e, em seguida, misture-as. Use um garfo para amassar de maneira uniforme essa combinação, sempre mexendo após o purê se formar. Caso sinta necessidade, faça uso de um utensílio de cozinha mais apropriado, como um amassador.

Papinha de carne moída com cebola e alho

Ingredientes:

  • 50g de carne moída
  • 200ml de água filtrada
  • 1/2 cebola
  • 1 dente de alho

Modo de preparo:

Utilize um um triturador para triturar a cebola e o alho e depois reserve a mistura de ambos. Com uma panela em fogo baixo, acrescente os 200ml de água e a carne moída e deixe de cozer por aproximadamente 15 minutos.

Quando a carne estiver no ponto adequado, retire-a e coloque-a junto com a cebola e o alho em um recipiente no qual você possa usar um amassador, pois por mais que esse corte já seja de fácil deglutição é indicado reduzir o máximo possível os pedaços para que seu filho não se engasgue caso ainda não possua dentes. Assim que a massa final estiver uniforme é hora de servir.

Papinha de caldo de feijão com chuchu

Ingredientes:

  • 50g de feijão
  • 300ml de água filtrada
  • 1/4 de chuchu

Modo de preparo:

Descasque o chuchu, corte-o em fatias e coloque-o em uma panela pequena com 100ml de água filtrada para que o mesmo amoleça em fogo brando. Após isso, em outra panela repita o procedimento colocando o feijão para cozer com os demais 200ml.

É importante não temperar, especialmente com os temperos que você está acostumado, pois o bebê deve aprender a reconhecer (e gostar) do sabor natural dos alimentos.

Quando ele ficar pronto, despeje parte da água restante e utilize uma pequena quantidade da que sobrar com o legume para amassá-lo e torná-lo pastoso. Por fim, una ao preparo o chuchu amolecido e repita o processo de amassar até que a papinha fique pronta.

Papinha de Carne, Abóbora, Batata e Couve

Ingredientes:

  • 1 Colher (de sobremesa) de óleo vegetal
  • 1 Colher (de chá) de cebola picada
  • 2 Colheres (de sopa) de carne moída
  • 1 Batata pequena cortada em cubos pequenos
  • 2 Colheres (de sopa) de abóbora cortada em cubos pequenos
  • 2 Colheres (de sopa) de couve picada

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções

Papinha de carne, beterraba, batata e couve-flor

Ingredientes:

  • 1 Colher (de sobremesa) de óleo vegetal
  • 1 Colher (de chá) de cebola picada
  • 2 Colheres (de sopa) de carne moída
  • 1 Batata pequena cortada em cubos pequenos
  • ½ beterraba pequena cortada em cubos pequenos
  • 2 Colheres (de sopa) de couve-flor picada

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a beterraba. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve-flor e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções.

Sopas

Sopa de carne moída com macarrão

Ingredientes:

  • 50g de carne moída
  • 50g de macarrão
  • 02 colheres de cenoura ralada
  • 02 colheres de tomate picado
  • 200ml de água filtrada

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão antecipadamente sem o uso de temperos ou sal e reserve. Pegue uma panela, acrescente a carne moída, a cenoura ralada e a água e deixe cozer em fogo baixo. Em seguida, amasse o tomate e coloque-o também.

Quando a sopa começar a ficar mais espessa é o momento de misturar o macarrão aos demais ingredientes até que formem uma pasta mais leve e líquida que uma papinha. A partir disso é só servir.

Sopa de caldo de peixe

Ingredientes:

  • 01 ovo
  • 50g de peixe (sem espinhas)
  • 300ml de água filtrada
  • 01 fatia de tomate
  • 02 dentes de alho
  • 01 colher (de chá) de azeite

Modo de preparo:

Em um panela pequena cozinhe o ovo com 100ml de água à parte e quando estiver pronto descasque-o e depois reserve-o. Já em outra maior acrescente os demais 200ml e deixe aquecer em fogo brando.

Quando der os primeiros sinas de fervura inclua em seu interior o peixe, o tomate, os dentes de alho devidamente amassados e a colher de azeite. Deixe cozer entre 15 a 20 minutos até que se forme um caldo com todos os ingredientes.

Nesse momento, inclua o ovo. Feito esse processo passe a sopa para um recipiente e certifique-se de que não há pedaços muito grandes de peixe ou ovo que a criança possa ter dificuldades em engolir. Em caso positivo, amasse-os parcialmente com um garfo e então sirva-a.

Sopa de frango com acompanhamentos

Ingredientes:

  • 50g de frango desfiado
  • 01 colher (de chá) de azeite
  • 1/2 batata
  • 02 colheres de arroz
  • 200ml de água filtrada

Modo de preparo:

Em uma panela acrescente o arroz, a batata e frango desfiado junto dos 200ml de água e misture bem. Deixe cozer em fogo brando por aproximadamente 20 minutos até que todos os ingredientes estejam macios e o líquido formado tenha uma consistência levemente pastosa.

Se achar necessário, amasse parte dos ingredientes, como o macarrão e a batata, para facilitar ainda mais a digestão nas primeiras vezes em que oferecer a sopa ao bebê. Antes de servir, acrescente a colher (de chá) de azeite para complementar o prato.

Como você leu, a transição entre a amamentação e o início da ingestão de alimentos sólidos é uma fase de extrema importância não apenas porque define os hábitos alimentares do seu filho na infância, mas porquê o impacto desse processo e, principalmente, dos alimentos que são consumidos e administrados nas refeições dele vão ser essenciais para um crescimento e desenvolvimento sadios.  

Por esse motivo, redobre a atenção com os ingredientes escolhidos para as sopas e papinhas para bebês e aproveite as nossas dicas de receitas para incrementar ainda mais a alimentação do pequeno!