Pular para o conteúdo

O que muda no dia a dia quando você se torna mãe?

Toda mamãe de primeira viagem tenta planejar cuidadosamente sua casa e sua vida para a chegada do bebê. Desde a compra de roupas e acessórios até a decoração do quarto, a gestante procura pensar em cada pequeno detalhe que possa tornar ainda mais especial esse momento único, contando com uma infinidade de informações e dicas, principalmente na internet, em livros e revistas.

Mas além das providências práticas, a futura mamãe deve se preparar física e emocionalmente para esta nova etapa da vida. A gravidez vai mudar muito mais que seu corpo, e os primeiros dias em casa com o novo membro da família serão uma aventura cheia de descobertas. Estabelecer e se acostumar à nova rotina imposta por ele será um desafio que deve ser encarado para tornar essa jornada ainda mais agradável.

Vamos conhecer o que vai mudar para começar a nos preparar?

Durante a gravidez

Graças aos hormônios que transformam seu corpo no melhor lugar do mundo para um bebê se desenvolver, a futura mamãe enfrenta o desafio de lidar com algumas mudanças psicológicas, como a sensibilidade mais aflorada.

É importante nesse momento buscar o equilíbrio emocional, reservando um tempo para atividades que ajudam a diminuir o nível de ansiedade — como massagens relaxantes ou yoga.

Entre a compra do enxoval, os cuidados com a alimentação e os preparativos no trabalho para a licença maternidade, a gestante precisa encontrar um tempo para si mesma, para se entregar à leitura ou a outro hobby que traga conforto e prazer. Nesse momento, a preocupação deve ser cuidar do seu bem-estar, pois essa é a maneira de garantir o melhor e mais acolhedor ambiente para seu filho.

Leia nosso post sobre como se preparar para a chegada do bebê para mais dicas sobre o período da gravidez!

O parto

Para se sentir mais segura em relação ao momento do parto, é recomendado se cercar de toda informação possível. Conversar com o obstetra ou com mães mais experientes são medidas que a mamãe de primeira viagem deve tomar para esclarecer dúvidas e decidir qual a melhor maneira de viver esse episódio único, levando em consideração seu bem-estar e a saúde do bebê.

A gestante pode fazer um plano de parto — que é uma lista com as preferências da mãe em relação ao grande dia — onde constam os procedimentos que ela espera ou não serem tomados na hora do nascimento. Seja cesariana ou parto normal, hospitalar ou domiciliar, você deve se certificar de que sua vontade será respeitada, pois o parto é um momento único onde a protagonista é a mãe.

Em casa

Todos os olhos estão voltados para o pequenino, mas isso não significa que a mãe não precise também de cuidados. Os horários malucos de sono e a preocupação com as tarefas da maternidade podem sugar rapidamente as energias, por isso a ela pode e deve contar com toda ajuda que for oferecida.

Deixar que outros membros participem dos cuidados não só fortalece o vínculo do recém-nascido com a família, como também ajuda a não sobrecarregar a nova mamãe.

Aproveitar os momentos de sono do bebê para dormir um pouco é fundamental, mas quando ele estiver acordado é hora da mãe “lamber a cria” e curtir o vínculo de amor e afeto sendo criado.

É inevitável que parentes e amigos queiram visitá-la, mas não é preciso se preocupar com formalidades, afinal, todos sabem que a rotina de um recém-nascido exige muito da mãe. O foco na alimentação balanceada, com a menor quantidade de alimentos industrializados possível, ajuda na produção de leite e a diminuir as cólicas do bebê.

Não é hora de se preocupar com a forma física, mas fazer algumas atividades mais leves pode ajudar a aliviar a carga emocional de lidar com um recém-nascido, principalmente se a mãe se sentir um pouco para baixo, o que não é incomum.

Compartilhar com outras mães sua experiência e entender que não existe uma fórmula mágica perfeita da maternidade ajuda a elevar a autoestima e diminuir a carga de expectativas que é comum acompanhar as mães de primeira viagem.

O primeiro ano de vida do bebê é um período de grandes mudanças na rotina das mães, de alegrias e descobertas. Com tantas novidades acontecendo e um novo ser humano para ser amado e cuidado, é comum se questionar se está dando conta de tudo. Manter-se informada, contar com uma rede de apoio e principalmente, não descuidar de seu próprio bem-estar são a chave para que a futura mamãe não crie expectativas irreais, mantendo a calma e o equilíbrio necessários para protagonizar mais um novo e incrível papel em sua vida: ser mãe.

Gostou do nosso post? Que tal começar agora a compartilhar sua experiência com outras mamães? Comente e vamos conversar sobre esse assunto tão gostoso?

Marcações: