O que fazer quando o bebê está com cólica?

4 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Durante os primeiros meses de vida, mesmo após ser amamentado e ter suas fraldas trocadas, seu bebê pode ter crises de choro capazes de preocupar qualquer mãe: as famosas cólicas.

Isso acontece porque o sistema digestivo do neném ainda está amadurecendo e se adaptando a um mundo totalmente novo, o que pode ser muito desconfortável para ele. São choros que surgem em 2 ou 3 semanas após o nascimento, intensos, inconsoláveis e que causam muita preocupação nas mamães.

Mas não se desespere! Selecionamos algumas dicas para ajudar você e seu pequenino a lidar melhor com esses desconfortos e enfrentar esses momentos mais facilmente. Veja só:

Dê um banho quente

Uma água quentinha pode ser tudo que seu bebê precisa para se acalmar! Seja numa banheira ou no balde de banho, coloque todo o seu corpo submerso com a cabeça para fora, procurando sempre tocá-lo e fazer carinhos.

Os pediatras afirmam que, na água, o bebê se recorda da vida intrauterina, sentindo-se mais relaxado, confortável e seguro. Além disso, a água quente relaxa os músculos e mantém a temperatura corporal do bebê, confortando-o ainda mais.

Não se esqueça de que a temperatura da água deve ser sempre verificada com o seu cotovelo para evitar queimaduras.

Faça ruído branco

Já percebeu que, quando está chovendo, dormimos melhor? Ou quando você faz um simples “shhh”, seu bebê relaxa? Ruídos brancos, também conhecidos como white noises, nos acalmam. Assim como o banho quente, eles também remetem o bebê à vida dentro do útero, em que sons diferentes eram ouvidos.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Esses sons podem ser facilmente simulados por você em casa. Experimente deixar um rádio dessintonizado, um secador ligado ou o próprio barulho de chuva próximo ao seu bebê. Esses ruídos feitos em casa, e até mesmo obtidos como áudio na internet, acalmarão o neném.

Enrole o bebê

Outra técnica para acalmar o filhote é enrolá-lo com uma manta confortável, como um pacotinho. Envolto pela manta, seus bracinhos e pernas ficam mais contidos, e ele se sente mais seguro. Você pode deixá-lo no colo, bem apertadinho, ou colocá-lo no berço. Com essa técnica, o desconforto é minimizado e seu bebê pode voltar a dormir mais tranquilamente.

Movimente-o

Alguns bebês respondem super bem ao balanço e à movimentação. Coloque-o no sling ou no canguru e saia para um passeio. Além de sentir o movimento constante e ritmado da caminhada, ele poderá se acalmar por explorar um ambiente novo, com pessoas e sons diferentes — sem mencionar que ficam super fofos nesses carregadores!

Levá-lo para passear de carro também é uma ótima ideia, uma vez que ele sente o balanço do veículo, fica protegido na cadeirinha e ainda escuta o ruído branco do motor.

Faça uma leve massagem

Se o seu pequeno está chorando muito, contraindo a barriguinha e soltando gases, uma massagem pode ser a solução ideal. Com a ponta dos dedos exercendo uma pressão suave, faça movimentos circulares no abdome de seu bebê no sentido horário. Além de sentir o conforto pelo toque e pelo carinho da mãe, a massagem ajuda no funcionamento do intestino, reduzindo as dores e o choro.

Lembre-se de que esses desconfortos são um acontecimento normal na vida dos pimpolhos, então não há motivos para se desesperar ou se culpar pelos choros. Tente manter a calma, mas se for necessário, peça ajuda a alguém e se dê um descanso, afinal, nenhuma mãe é de ferro!

E, é claro, a qualquer sinal de alarme, como febre e choros muito frequentes ou persistentes, não deixe de consultar um pediatra, certo?

E então, está mais tranquila? Tem mais alguma dica de como acalmar seu bebê nesses momentos? Conte para a gente e continue acompanhando nosso blog para outras dicas sobre seu baby!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário