O bebê está chorando, e agora?

5 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Finalmente o tão sonhado dia chegou, o bebê está em seus braços e vocês estão em casa, longe do cheiro de hospital e de pessoas estranhas. É tudo perfeito! Até que, de repente, aquela coisinha mais fofa do mundo começa a chorar desesperadamente. Você confere a fralda, o alimenta, confere se a roupa não está incomodando. Faz de tudo, mas o baby não para de chorar a plenos pulmões.

Neste momento, você se pergunta: O que estou fazendo de errado? Onde foi parar o bebê calminho das propagandas de TV? Devo pegar o bebê assim que ele começar a chorar? Se eu pegar no colo, ele vai ficar mal acostumado?

São tantas dúvidas, medos e inseguranças não é mesmo? Calma, estamos aqui para te ajudar a entender o que está acontecendo e te mostrar que nem todo choro é dor, fralda suja, fome ou manha:

Mantenha a calma

Em primeiro lugar, tenha em mente que a culpa do choro do bebê não é sua. Bebês novinhos costumam chorar mesmo. Chorar é a única forma dele se comunicar e mostrar que algo está errado. Portanto, não se desespere, mantenha a calma. O bebê percebe seu nervosismo e tende a se agitar ainda mais.

Converse com o bebê

A voz da mãe é muito tranquilizante para o bebê, pois é o primeiro som que ele ouve dentro do útero. Ouvir a voz da mãe transmite segurança e conforto. Crie o hábito de conversar com o bebê quando for trocá-lo ou dar banho. Muitos bebês choram ao realizar estas atividades pois se assustam, mas, apesar de ainda não entenderem o que está sendo dito, a voz da mãe ajuda a acalmá-lo.

Barulhinho bom

Durante os 9 meses que o bebê esteve no útero, ele se habituou ao barulho do organismo materno. As batidas do coração, o barulho do sistema digestivo etc. Muitas vezes, no início, o bebê sente falta desta trilha sonora que lhe acompanhou por tanto tempo. Fazer um barulhinho de chiado próximo ao ouvido do bebê pode ajudar a acalmá-lo. Deitá-lo próximo ao peito para que ele escute as batidas do coração também é uma boa técnica.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Fazendo um rolinho

Outra coisa que pode causar incômodo ao bebê novinho é o excesso de espaço. O baby esteve, durante muito tempo, num espaço apertadinho, e seus movimentos eram restritos. Nos primeiros meses, ele não tem controle dos movimentos dos membros, além de ter espasmos durante o sono, o que pode acabar por assustá-lo. Uma forma de diminuir o desconforto é deixá-lo enroladinho em uma manta ou cueiro. Enrole-o de forma que ele fique firme e com o pescocinho bem apoiado. Alguns bebês se acalmam quase que instantaneamente com essa técnica, pois se sentem como no útero materno.

A famosa cólica

O pequeno chora desesperado, se contorce e endurece as perninhas: provavelmente ele está com cólicas, que são muito comuns até o terceiro mês de vida. Elas acontecem por que o sistema digestivo ainda é imaturo e está se habituando a realizar a digestão. Existem posições que ajudam a aliviar as cólicas, e segurar o bebê de bruços pode ajudar. Outra dica é fazer movimento de bicicleta nas perninhas do bebê, coloque-o deitado de barriga para cima e faça movimento como se ele estivesse pedalando. Isso irá ajudá-lo a eliminar os gases e as fezes, fazendo com que as cólicas sejam menos frequentes.

Um costume antigo e eficaz é utilizar compressas mornas na barriguinha do bebê. Você pode aquecer uma fralda e colocá-la em cima da barriga do neném, mas certifique-se de que a temperatura não está muito alta. Existem lojas especializadas em artigos para bebê que vendem uma pequena almofada recheada de sementes, própria para este fim. Para as mães que amamentam, é válido ficar atenta ao que come, pois muito do que a mãe ingere vai para o leite materno. Alimentos picantes e que causam gases devem ser evitados

Pele com pele

O bebê tem necessidade de toque, de sentir a mãe, seu calor e seu cheiro. Se você já fez de tudo e o choro não para, tire a roupa do bebê e deixe-o sentir sua pele. Deixe-o em contato com seus seios, pele com pele. Seu calor e cheiro funcionam como um calmante natural, pois o bebê se sente reconfortado e protegido e se acalma.

Bebês não vêm com manual de instruções, e cada um é único. Vocês estão se conhecendo, e tudo é novidade. Com o tempo, você ficará craque em identificar o choro do seu baby. No mais, curta muito este momento, pois os bebês crescem muito rápido. Dê colo e muito carinho, e tenha a certeza que ele tem a melhor mãe do mundo!

Gostou das nossas dicas? Conhece outras formas de acalmar seu bebê na hora do choro? Comente e compartilhe conosco!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário