Pular para o conteúdo

Confira os nomes de menino mais populares!

A descoberta da vinda de um bebê é sempre uma alegria para a família. Logo começa-se a pensar nas roupinhas, nas cores para o quarto, nos móveis e em tudo mais. Porém, uma das maiores dúvidas ao se descobrir o gênero da criança é que nome dar a ela. 

Um nome de significado bíblico ou mais tradicional? Devo escolher um que homenageie alguém da família? Nome único ou composto? Essas são algumas das dúvidas que sempre perturbam os pais.

[rock-convert-cta id=”3381″]

Para ajudar nessa missão, separamos algumas dicas sobre o que deve ser considerado durante a escolha e fizemos uma lista com os 10 nomes de menino mais populares no Brasil. Confira!

Fatores a se considerar ao escolher o nome do bebê 

Escolher um nome para o filho que está por vir é sempre um desafio. Por isso, separamos alguns fatores para você considerar no momento da escolha. Veja abaixo:

Nomes de menino simples ou compostos?

Na hora de decidir, é importante considerar se a melhor opção é a combinação de nomes que agradem aos pais ou um único nome. Aqui vale tomar cuidado para o nome do bebê não ficar muito extenso ou difícil de escrever. Em caso de nome composto, verifique se a combinação ficou boa.

Tradicional ou da moda?

Há pais que escolhem nomes de menino mais tradicionais, que nunca se tornam ultrapassados, como os bíblicos. Já outros optam por nomes que estão na moda, como os de personagens de filmes ou novelas, de atores, de jogadores de futebol e de artistas em geral. 

Com significado pessoal ou familiar? 

Quem não conhece alguém que possui o nome do pai ou do avô? Ou até mesmo mais de uma geração com o mesmo nome seguido dos complementos júnior ou filho? Muitos pais preferem um nome que tenha significado familiar para continuar uma tradição.

Há também os que preferem dar um nome que tenha um significado pessoal para eles. Uma pessoa que foi importante para ambos, o nome do cantor da primeira música que escutaram juntos ou, até mesmo, nomes saídos de obras de ficção marcantes para o casal. 

Outros fatores, como a grafia do nome e como ele combina com o sobrenome, também são importantes. Os pais, no entanto, devem sempre escolher aquele que ambos acreditam ser o melhor, independentemente de outras opiniões.

Os 10 nomes de menino mais populares no Brasil 

Fizemos uma lista com os nomes de menino mais populares e seus significados de acordo com a Baby Center. Confira!

  1. Miguel: esse nome de menino vem do hebraico “Mika’el”. É também conhecido por ser nome de anjo, podendo significar “semelhante a Deus”.
  2. Arthur: tem origem celta e significa “nobre e generoso” nessa cultura. Pode também ser associado à lenda medieval do Rei Arthur.
  3. Davi: segundo a bíblia, é o nome do rei dos hebreus.
  4. Bernardo: de origem alemã, esse nome significa “forte como um urso” no alemão arcaico. 
  5. Heitor: tem origem grega e significa “guardião da vitória”.
  6. Gabriel: muito comum entre os nomes de menino, tem origem bíblica e significa “enviado por Deus”. O anjo Gabriel foi quem avisou Maria sobre a chegada de Jesus, segundo a bíblia.
  7. Pedro: sua origem é o latim, e seu significado bíblico é o fato de Pedro ter sido um dos apóstolos de Jesus.
  8. Lorenzo: esse nome vem se popularizando no Brasil. Lorenzo é uma variação espanhola/italiana da forma latina “Lourenço” e quer dizer “natural de Laurento”.
  9. Lucas: muito comum no Brasil, Lucas é um nome que vem do latim e significa luminosidade. Também é um dos apóstolos de Jesus.
  10. Matheus: derivado do hebraico “Mattiyyah”, o nome Matheus, ou Mateus, significa “presente de Deus”.

Agora que você já sabe os nomes de menino mais populares, que tal mostrar para os seus amigos nas redes sociais? Compartilhe este post!