Pular para o conteúdo

Natação para bebê pequenos

A natação para bebês traz muitos benefícios para a saúde dos pequenos e, além disso, é um grande momento para pais e filhos estreitarem os laços. Mas ao decidir colocar seu filho na natação surgem dúvidas como a idade ideal para que ele comece a praticar a atividade, quais os cuidados que devem ser tomados pelos pais, os benefícios para a vida de seu filho, entre outras.

Para  garantir uma experiência segura e agradável, tire as suas dúvidas agora sobre a natação para bebês.

Qual a idade ideal para iniciar a natação para bebês?

A idade ideal para seu filho iniciar esse esporte é a partir dos 6 meses. Isso ocorre porque as vacinas mais importantes para manter a saúde do bebê são dadas até essa idade. Antes desse período, o sistema imunológico do bebê ainda é muito frágil e as doenças, como inflamações nos ouvidos, podem aparecer com maior facilidade. Nenhuma mamãe vai querer correr esse risco.

Quais os benefícios para meu filho com a natação para bebês?

Os benefícios para os bebês que têm contato com o esporte a partir dos 6 meses de vida são: noites de sono mais tranquilas, melhoria no desenvolvimento motor do bebê, auxílio no aprendizado diário, aperfeiçoamento do sistema respiratório e prevenção de doenças nesse sistema, aumento da resistência tanto respiratória quanto muscular, aumento do apetite do bebê e, ainda, relaxamento.

Existem contraindicações?

Sim. Para os bebês que sofrem de problemas de pele, a natação não é indicada devido aos produtos utilizados para o tratamento e a limpeza da piscina. A natação também não é aconselhada para os bebês com histórico de doenças respiratórias. Nesse caso, o pediatra de seu filho deverá autorizar a prática.

Quais os cuidados que os pais devem tomar?

Basicamente, os cuidados são em relação à segurança dos bebês e à higiene do local onde a natação será praticada. Existem tratamentos especiais para as piscinas receberem os pequenos. Alguns pontos, inclusive, a serem pesquisados sobre as piscinas utilizadas para a natação são o pH da água e a temperatura. Procure um local que se preocupa com os bebês de uma forma geral.

Qual o melhor horário para o meu filho praticar o esporte?

O melhor horário é aquele que não atrapalha a rotina de banho, alimentação e descanso do seu bebê. As mamães sempre encontram um tempinho para atividades extras e, como as aulas de natação não são diárias, podem optar pela prática do esporte.

Óculos de natação e protetores auriculares são recomendados?

Não. Os óculos de natação só são apropriados para crianças a partir de 3 anos de idade e os protetores auriculares podem causar eco e assustar o bebê durante a natação. 

Ao iniciar a natação para bebês, seu filho pode estranhar um pouco, mas com o passar do tempo ele irá se divertir e se desenvolver cada vez mais. Lembrem-se sempre de consultar o pediatra para tomar certas decisões. 

Como foi a primeira aula de natação para bebês? Vocês se divertiram? Faça um comentário no post nos contando como foi essa experiência.