Pular para o conteúdo

Melhores desenhos educativos para seu filho

Você já pensou que a televisão pode ser uma ótima aliada na educação de suas crianças. Ao assistirem desenhos educativos, por exemplo, os pequenos aprendem valores importantes, como respeito, amizade e tolerância, além de serem estimulados a usar sua criatividade e curiosidade para explorar o mundo ao seu redor.

Veja a seguir exemplos de desenhos animados que, além de entreter, ajudam nossos pimpolhos a aprender valiosas lições:

Dora, a aventureira

Apresentando uma garotinha que gosta de se aventurar pelo mundo, esse desenho vai contra o estereótipo de que apenas meninos são aventureiros. A personagem e seu melhor amigo, o macaco Botas, ensinam algumas frases em inglês enquanto solucionam problemas com a ajuda de uma mochila mágica.

Além de contribuir para a aprendizagem de uma nova língua, o desenho favorece a aceitação do outro através da representatividade — que foge do convencional ao escolher uma garota como protagonista de grandes desafios e aventuras, um papel que tradicionalmente era associado a meninos.

Galinha Pintadinha

Esse desenho, que conquistou grande sucesso no Brasil, é adorado por bebês e crianças menores, pois tem uma linguagem simples, trabalha a musicalidade com cantigas tradicionais brasileiras e apresenta formas e cores bem definidas, formando um conjunto de fácil entendimento para os pequenos, ajudando a estimular sua criatividade e sensibilidade.

Doutora Brinquedos

Dottie é uma menina que, inspirada pela mãe médica, trata os problemas “de saúde” de brinquedos falantes. Mais uma vez a representatividade é um dos elementos marcantes, tendo como protagonista uma menina negra. Ter uma mãe médica aproxima o personagem da realidade, pois assim como Dottie, a maioria das crianças de hoje tem uma mãe que trabalha fora.

Outro grande trunfo da atração é mostrar às crianças a importância dos cuidados com a saúde e a higiene, pois Dottie incentiva seus brinquedos a cuidarem de seu bem-estar físico e mental, sempre contando com o apoio e as dicas de sua mãe.

Show da Luna

Nesse desenho, Luna é uma garotinha apaixonada por ciências, que adora fazer experiências e saber como as coisas funcionam. Junto com seu irmão, Júpiter, e seu furão Cláudio, a garota está sempre explorando o mundo ao seu redor. As aventuras e descobertas da garotinha ajudam a despertar a curiosidade das crianças e, ainda, estimular o interesse pelo saber.

Hora do Justin

Justin é um garoto que usa sua imaginação para viajar pelo tempo e viver grandes aventuras. Ao conviver com diversas civilizações, tanto do presente quanto do passado, o protagonista ensina às crianças um pouco de história, geografia e cultura — passando valiosas lições de respeito e tolerância às diferenças culturais.

Charlie e Lola

Charlie, de 6 anos, e Lola, de 4, são dois irmãos que conquistaram crianças e adultos com suas histórias sensíveis e bem-humoradas. Lola é uma garotinha bastante curiosa e imaginativa e Charlie, seu amoroso e paciente irmão, está sempre pronto para ajudá-la a aprender coisas novas. Com o exemplo da adorável relação entre seus personagens, as crianças aprendem a importância da amizade e do carinho entre amigos e familiares.

Milly e Molly

Adaptado de uma obra literária, esse desenho se destaca pela qualidade visual e conquista as crianças por ser um exemplo de amizade, que acontece entre as protagonistas, uma garota negra e outra branca.

Além da abordagem contra o preconceito, demonstrada pela forte união entre as meninas, a obra trata ainda de temas complicados, como os desafios de crescer e a aceitação da morte como uma etapa natural da vida.

A Casa do Mickey Mouse

Os clássicos personagens da Disney aparecem nesse desenho em 3D, para ajudar os pequenos a lidar com problemas de raciocínio lógico, envolvendo cálculos simples, códigos e noções de geometria. Voltado para crianças menores, a história incentiva o raciocínio e o pensamento matemático, pois estimula o telespectador a participar da resolução de problemas junto com os personagens.

Com essa seleção, suas crianças vão passar horas mágicas de entretenimento e você poderá ficar tranquila, sabendo que eles estão aprendendo valores que os ajudarão por toda a vida.

Sua família costuma assistir desenhos educativos? Compartilhe conosco quais são os desenhos favoritos de suas crianças!

Marcações: