Qual a melhor fralda para o seu bebê?

6 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Escolher a melhor fralda para o seu bebê exige cuidados, tanto em relação à saúde da criança quanto do ponto de vista econômico.

Neste post vamos esclarecer questões relacionas ao material utilizado, seja descartável ou de pano, ocasiões de uso, idade do neném e principais marcas de fraldas descartáveis. E então, quer descobrir mais?

Melhor fralda em relação ao material

As fraldas descartáveis são o personagem principal na rotina das crianças durante seus primeiros anos de vida. Elas oferecem praticidade, já que você não precisa lavar, a troca é rápida e o tempo de absorção é maior.

Como pontos negativos, o material desses produtos tem componentes químicos que podem prejudicar a pele sensível do bebê e aumentar a probabilidade de assaduras. Em geral, as fraldas são feitas de polietileno, pasta de papel, água e poliacrilato (composto químico absorvente).

Em contrapartida, as fraldas de pano são suaves ao toque e deixam a pele do neném respirar, diminuindo e muito o surgimento de assaduras. O lado ruim é que elas necessitam de trocas mais frequentes, o que nem sempre é possível, como em uma viagem, por exemplo.

Melhor fralda em relação ao custo financeiro

O primeiro ponto a ser observado é a relação fralda descartável X fralda de pano. Continuando de certa forma a discussão do tópico anterior, é preciso entender que o produto descartável tem um custo maior em longo prazo, porém o pano exige um maior custo inicial.

O que ocorre é que as fraldas de pano são reutilizadas e duráveis, sendo assim, depois que você comprar uma quantidade X de fraldas, a necessidade de adquirir novas unidades será quase nula.

O ponto é que o valor de cada fralda é mais caro e será preciso adquirir no mínimo 16 unidades iniciais — levando em conta que bebês de até quatro meses gastam oito fraldas por dia, esse seria um número adequado para ter um estoque sempre limpo.

No caso das fraldas descartáveis, o custo por unidade é bem reduzido, ficando muitas vezes abaixo de R$ 1, contudo uma criança pode gastar até 2.880 unidades por ano. Dessa forma o valor em escala é maior.

O segundo ponto está relacionado aos preços de cada marca de fralda descartável. É importante buscar o custo-benefício, valorizando características importantes, como qualidade das tiras adesivas para ajuste na cintura, suavidade do material e textura absorvente.

Melhor fralda por idade do neném

Bebês têm a pele até quatro vezes mais fina e sensível do que a de um adulto. Por isso é preciso analisar bem o material das fraldas, principalmente descartáveis.

No momento de escolher a fralda ideal para o seu filho preste atenção à idade e ao peso do neném. Essas são as características nas quais se baseiam todos os modelos do mercado.

  • Até 40 dias de nascido — peso entre 2 kg e 6 kg: tamanho RN (recém-nascido). Esses modelos geralmente são mais macios e delicados que as versões subsequentes;
  • De dois a quatros meses — peso entre 3,5 kg e 7,5 kg: tamanho P;
  • De cinco a dez meses — peso entre 6 kg e 9 kg: tamanho M;
  • De 11 a 20 meses — peso entre 9 kg e 12 kg: tamanho G;
  • Acima de um ano e meio — peso acima dos 12 kg: tamanho GG ou XG

Melhor fralda levando em conta a ocasião de uso

A necessidade que se tem em casa, durante o dia, é diferente da necessidade no período noturno ou em passeios ou viagens. Sendo assim, a escolha da fralda deve levar em conta esses aspectos.

Por exemplo. Se você utiliza fraldas de pano precisa observar a necessidade de trocas frequentes durante um passeio ou viagem. Talvez a melhor fralda nesse momento seja uma descartável.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Quem utiliza apenas fraldas descartáveis tem a disposição os modelos noturnos. Geralmente mais largos e absorventes esses produtos são indicados para bebês um pouco maiores, que já possuem um sono contínuo durante a noite. Ela evita a necessidade de trocas constantes.

Principais marcas de fraldas descartáveis

Hoje no mercado existem diversas opções de fraldas descartáveis. Aqui nós selecionamos algumas das mais famosas.

Fraldas Pampers

A marca mais conhecida e considerada de maior qualidade é também a criadora das fraldas descartáveis. Ela existe desde a década de1950 e possui modelos para bebês prematuros, recém-nascidos e demais tamanhos.

A Pampers conta com diferentes coberturas, como a Confort Sec, Supersec e Premium Care, além de modelos com fita lateral e estilo calcinha/cueca.

Fraldas Huggies

A Huggies é conhecida como a fralda da Turma da Mônica. Ela possui um modelo RN para até três meses, além das versões tradicionais em P, M, G, XG e XXG.

Assim como a Pampers, a Huggies possui modelos tipo roupinha e também com fita lateral.

Fraldas PomPom

As fraldas descartáveis da PomPom têm um material um pouco menos macio do que suas concorrentes. A marca possui modelo para recém-nascido e versões tradicionais, mas não conta com fraldas do tipo roupinha, apenas com fita lateral.

Fraldas Cremer

Tradicional no Brasil desde 1935, a Cremer tem como diferencial oferecer uma linha toda especial para fraldas de pano, produzidas em material 100% algodão.

No quesito descartáveis, a marca tem modelos tradicionais e extragrandes para crianças de até 24 kg. Diferentemente das concorrentes, ela não tem uma versão RN e também só possui fechamento com fita lateral.

Fraldas Sapeka

A Sapeka é uma fralda de baixo custo. Ela conta com modelos nos tamanhos P, M, G, EG e para crianças de até 22 kg.

Atenção na hora da troca

As fraldas descartáveis facilitam a vida e ajudam a deixar o bebê sequinho por mais tempo, mesmo assim é importante realizar trocas regulares. O ideal durante o dia é a cada quatro horas, já que o contato dos dejetos — cocô e xixi — com a pele fina do bebê causa alergias e assaduras com muita frequência.

Além disso, permanecer com a fralda úmida por um período prolongado aumenta a proliferação de fungos e risco de infecções, principalmente em meninas, que possuem o canal da uretra mais superficial.

Conclusão

Ao longo do post detalhamos vários aspectos relacionados à escolha da melhor fralda para o seu bebê. É preciso levar em conta o material, preço e as necessidades específicas da criança.

Trabalhando todas essas questões de forma integrada e conhecendo as marcas disponíveis no mercado é possível encontrar de forma consciente a melhor fralda para o neném aproveitar ao máximo os primeiros momentos da vida.

Acesse meufraldrario.com.br e saiba como como economizar comprando fraldas de forma inteligente.

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário