Pular para o conteúdo

Kit higiene do bebê: tudo que você precisa saber

Sem dúvidas, a escolha do enxoval para o bebê e é uma experiência única para o casal. Isso porque é nesse momento que se materializam todos os sonhos, além de representar uma grande oportunidade para sentir a família mais unida à espera do pequenino.

Dentre todos os materiais necessários para montar o enxoval do bebê, um dos itens imprescindíveis, que não pode ser esquecido jamais, é o kit higiene do bebê. Espera aí… Kit de higiene? O que é isso? Isso realmente é necessário?

Ficou confusa? Calma, nós vamos te explicar o que é o kit de higiene, a sua funcionalidade e os principais itens para que você possa montar o seu de acordo com a sua necessidade e, é claro, para que tudo esteja em perfeita sintonia para quando o bebê chegar. Vamos lá?

O que são os kits de higiene do bebê?

O kit de higiene para bebê nada mais é do que um conjunto de itens que ajudarão e facilitarão a sua vida no momento da troca de fraldas e para que você possa cuidar da higiene do bebê.

Assim, tudo fica organizado em um único lugar e você ficará tranquila porque saberá que não faltará absolutamente nada na hora de trocar o seu pequeno.

É realmente necessário um kit de higiene?

Imagine a cena: você está trocando a criança e, quando se dá por conta, lembra que a fralda ficou em outro quarto. Além de deixar o bebê agitado, você ficará nervosa por não encontrar as coisas que precisa e vai ter que sair correndo pela casa em busca dos itens que estão faltando.

Pode não parecer, mas o kit de higiene facilita (e muito!) a vida, pois você terá tudo o que você necessita perto de suas mãos, tendo praticidade e agilidade na hora de trocar as fraldas.

Como podem ser os kits?

Há tantos kits disponíveis no mercado que, quando você começa a pesquisar, surgem inúmeras dúvidas. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar!

Existem dois tipos de kits:

  • Básico: normalmente, contém itens mais simples e pontuais, como uma bandeja, dois potes pequenos para armazenar os cotonetes e o algodão e um porta-fralda;
  • Aprimorado: habitualmente, contém os itens do básico e os adicionais, como abajur, lixeira e garrafa térmica.

O que muda de um kit para o outro é a quantidade de acessórios contidos nele. Além disso, você poderá escolher dentre todas as cores e a personalização que mais se encaixa na decoração do quarto do bebê.

Qual a funcionalidade dos itens do kit de higiene?

  • Bandeja ou cesta: serve para colocar todos os itens do kit. Se ela for maior, ainda pode guardar artefatos adicionais, como escova de cabelo e creme para assaduras. Também serve para mover os potes de um móvel para outro, facilitando o transporte se você precisar trocar a criança em outro cômodo;
  • Pote grande: usado para guardar o algodão e gaze, pois são dois itens que você utilizará em maior quantidade;
  • Pote médio: você poderá abrigar os materiais de altura maior, como cremes para assaduras, pentes, escovas de cabelo e termômetro;
  • Pote pequeno: é usado para guardar os cotonetes, que serão muito uteis na limpeza do nariz, ouvidos e umbigo. Mas lembre-se de usar sempre com muito cuidado para não machucar o bebê;
  • Tigela e/ou molhadeira: é utilizada para derramar a água morna da garrafa térmica ou até mesmo o soro fisiológico para fazer a limpeza no trocador;
  • Porta-álcool-gel: como o nome já diz, é onde você armazenará álcool-gel para a higienização das mãos antes de tocar no bebê;
  • Farmácia: pequena caixa para organizar os remédios, soro fisiológico, creme para assaduras e pomadas;
  • Abajur: vai lhe ajudar nas mamadas noturnas. É importante não ser uma luz muito potente para não despertar o bebê durante a madrugada;
  • Garrafa térmica: mantém a água aquecida para trocar o bebê. É aconselhável, principalmente para os recém-nascidos, limpá-lo com um algodão embebido em água morna. Essa é uma opção para quem quer evitar o uso dos tradicionais lenços umedecidos.
  • Porta-fraldas: item indispensável no kit de higiene. No mercado, existem os porta-fraldas que estão inseridos dentro do kit, com a mesma decoração, para colocá-lo em cima da mesa junto com os demais produtos. Também existem os de parede, que são pendurados em cima do trocador. Ambas opções são vantajosas, basta você escolher a que mais se encaixe no quarto do seu bebê;
  • Porta-lenços-umedecidos: normalmente, é um pote ou um estojo para você guardar os lenços-umedecidos para fazer a higiene local.

Como escolher o melhor kit?

Não há uma regra oficial de como escolher o melhor kit, pois todos os itens apresentados são importantes para facilitar a sua vida na hora da troca de fraldas. Você poderá escolher o modelo que mais lhe agrade de acordo com o que considera necessário.

Há no mercado diversos tipos de kits, cores, materiais e tamanhos. Uma boa dica é escolher um modelo que combine com toda a decoração do quarto do bebê.

Quando comprar o kit de higiene?

Isso depende de sua preferência. Algumas mães gostam de deixar tudo organizado com até 7 meses de gestação, com cada detalhe pronto ou encomendado para evitar correrias e eventuais estresses perto do nascimento do bebê.

Apesar de ter muitos kits unissex, a maioria deixa para comprar depois que ficou sabendo do sexo do bebê, para escolher um que se adéque à cor ou à temática que será usada na decoração.

Viu só como é o kit de higiene do bebê é um item indispensável tanto para o conforto do seu pequeno quanto para facilitar a troca de fraldas? Com ele sempre a mãos, você ficará tranquila, sabendo que tudo o que você precisa estará organizado em um único lugar.

E então, já sabe o que escolher para montar o kit de higiene ideal para você e esperar a chegada do seu filho com muito mais tranquilidade?