Pular para o conteúdo

Insônia na gravidez? Como lidar com a dificuldade para dormir

Sentir insônia na gravidez é um sintoma extremamente comum, principalmente no último trimestre. As causas são diversas e vão desde mudanças hormonais até o tamanho da barriga.

No entanto, da mesma forma que existem diversos motivos que tiram o sono das grávidas, há também vários truques que ajudam a minimizá-los.

Neste post, você vai entender o que causa a insônia na gravidez e como lidar com esse incômodo. Acompanhe!

Quais são as causas da insônia na gravidez?

As causas da insônia durante a gravidez são muitas e podem estar somadas, mas sofrer com apenas uma delas já é suficiente para acabar com uma boa noite de sono. Veja as motivações mais comuns:

  • alteração hormonal;
  • ansiedade;
  • dificuldade em encontrar uma posição confortável;
  • dores nas costas e nas pernas;
  • vontade constante de urinar;
  • movimentação do bebê.

Alguns desses sintomas podem aparecer ainda no primeiro trimestre da gravidez, mas é no terceiro e último que eles se somam e agravam a insônia.

Quando devo começar a me preocupar?

Em geral, ter insônia na gravidez é comum. No entanto, é preciso estar atenta caso a falta de sono venha acompanhada de outros sintomas, como falta de ar e hipertensão arterial. Nesses casos, podem ser solicitados exames complementares para monitorar o sono, como a polissonografia.

Outro ponto importante é observar as pernas da gestante durante o sono. Caso elas se mexam muito, a mulher pode estar sofrendo com a síndrome das pernas inquietas, que nada mais é do que uma deficiência de ferro — algo tratável e muito comum na gravidez.

Como lidar com a insônia na gravidez?

Beba chás calmantes

Antes de dormir, beber uma xícara de chá calmante, como o de erva-doce, pode ajudar a relaxar e pegar no sono mais depressa. Isso é indicado para o início da gravidez, quando a pressão do útero sobre a bexiga ainda é pequena e as idas ao banheiro não acontecem com tanta frequência.

Procure posições confortáveis

No final da gravidez, por causa da barriga, talvez a maior dificuldade seja encontrar uma posição para dormir. Nesse momento, o ideal é utilizar travesseiros para acomodar a barriga até encontrar uma posição confortável.

Para os médicos, a melhor posição é a de lado. Aconselha-se ainda que a gestante opte pelo lado esquerdo, pois essa posição favorece a circulação do sangue entre a mãe e o bebê, deixando-o menos agitado.

Pratique meditação

A gravidez gera muitas mudanças físicas e psicológicas. Por meio da meditação, as gestantes conseguem tirar alguns minutos para equilibrar e acalmar sua mente. Com o nível de estresse e ansiedade controlados, com certeza será mais fácil pegar no sono e ter uma boa e longa noite bem dormida!

Outras técnicas para se manter saudável na gravidez, como não praticar exercícios físicos após às 18h, reduzir a luz do ambiente para ajudar o cérebro a secretar a melatonina (hormônio do sono) e tomar um banho morno antes de dormir também podem ser úteis na sua luta contra a insônia.

Agora que você já sabe como lidar com a insônia na gravidez, que tal acompanhar outras dicas e conteúdos para garantir o conforto do seu neném dia e noite?