Importância dos livros infantis para seu bebê

Os livros infantis têm um importante papel na educação e no desenvolvimento das crianças. Além de educar, eles divertem e estimulam a criatividade dos pequenos. Por isso, pais, professores e responsáveis devem incentivar a leitura desde cedo. Pensando nisso, criamos um artigo especial sobre a importância desse hábito.

Não existe idade para começar

Nenhuma criança é nova demais para conhecer um livro infantil. Na verdade, o hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo.

Ainda no primeiro ano de vida da criança, é possível apresentar livros ilustrados e coloridos, produzidos com materiais especiais para bebês, como livrinhos de pano ou de banho, que podem ser levados para a banheira e garantem muita diversão.

Os adultos também podem incentivar a paixão pelos livros lendo para os pequenos. As crianças adoram ouvir boas histórias. Além disso, esse momento de leitura promove uma saudável interação entre a família, criando importantes laços emocionais.

Livros infantis aumentam o vocabulário das crianças

Durante a leitura, as crianças conhecem novas palavras e seus significados, o que é muito o bom para o enriquecimento do vocabulário infantil. Crianças que leem também têm mais facilidade no processo de aprendizado, passam a escrever melhor e apresentam melhor desempenho escolar.

Além disso, a leitura promove estímulos cerebrais que ajudam as crianças a desenvolver um maior senso crítico, maior compreensão da linguagem e maior capacidade de gerenciar a memória.

Os livros podem abordar temas importantes

Muitas vezes, os pais e responsáveis sentem dificuldade em abordar temas delicados diante das crianças. Nesse ponto, os livros infantis podem ser importantes aliados.

Quando as crianças leem ou ouvem uma história, passam a enxergar melhor os seus sentimentos em relação ao assunto abordado. Desta maneira, é possível abrir um diálogo sobre temas importantes para a formação do pequeno de forma lúdica e descomplicada.

Existem livros infantis que falam sobre medos, sentimentos de raiva, perda, separação, bullying, entre outros. Essas histórias podem ajudar a criança a passar por uma fase difícil.

Crianças que leem tornam-se adultos leitores

Quando uma criança adquire o hábito da leitura, é muito provável que ela o leve para a vida adulta. Como sabemos, a leitura promove cultura e é extremamente benéfica para a formação intelectual de qualquer pessoa.

Uma criança que lê tende a ter mais facilidade para se comunicar, se concentrar, aprender e escrever. Durante a fase adulta, a intimidade com a leitura é benéfica para as atividades acadêmicas e profissionais.

Como escolher um bom livro infantil

  • Observe a idade indicada pela editora;
  • Considere a personalidade e os gostos da criança. Lembre-se: o pequeno pode perder o interesse pela leitura com facilidade, portanto, é importante buscar um enredo que o agrade;
  • Converse com outros pais e descubra o que os amiguinhos do seu filho estão lendo, assim, os pequenos poderão conversar sobre as histórias e trocar experiências;
  • Frequente livrarias e bibliotecas públicas com a criança para que ela possa escolher seus livros preferidos e se familiarizar com o ambiente de leitura.

Agora que você já sabe a importância dos livros infantis para o desenvolvimento dos pequenos, que tal incentivar esse hábito? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as nossas novidades sobre o mundo infantil em primeira mão!