Chá & Eventos

Ideias para um ensaio fotográfico newborn perfeito

Escrito por Equipe Fraldário

Após 9 meses de muita expectativa, ter o bebê nos braços e ver o seu rostinho é uma sensação gratificante. Contudo, não demorará e o novo membro da família estará em outra fase de seu crescimento. Para relembrar com carinho desse momento de boas-vindas, é interessante apostar nos registros fotográficos.

A fim de proporcionar um clima lúdico para as fotos do bebê, surgiu o ensaio newborn, que é responsável pelos primeiros cliques do recém-nascido. A modalidade virou um sucesso entre as mães, já que o resultado vem na forma de retratos lindos e bem produzidos. Por se tratar de um bebê muito jovem, o registro deve ser cercado de calma e cuidado para garantir o bem-estar do pequeno.

Ficou interessada? Então, conheça 5 dicas para fazer um ensaio perfeito com o recém-nascido e guardar boas memórias!

1. Pesquise fotógrafos da sua região

Para que o ensaio newborn seja bem-sucedido e as imagens sejam de qualidade, é importante decidir com cautela quem será o responsável pelos cliques. Por isso, pesquise fotógrafos da sua região e veja o trabalho deles no Instagram para saber se o estilo do profissional é do seu gosto.

O ideal é que o fotógrafo seja especializado nesse ensaio, afinal, ele escolherá as posições do bebê e estará em contato com o seu filho. Na hora de decidir, prefira o que tiver mais referências e, se possível, procure a opinião de outros clientes.

2. Redobre a atenção com a segurança do pequeno

Um recém-nascido é frágil e não pode ser colocado em qualquer posição — do contrário, pode prejudicar sua saúde. Portanto, é imprescindível redobrar a atenção com a segurança do pequeno.

Procure saber se todos os itens que entrarão em contato com o bebê foram higienizados corretamente e se a climatização do ambiente está adequada. Normalmente, o recém-nascido é fotografado sem roupa, então o local tem de estar na temperatura certa.

Além disso, tenha atenção ao manuseio do pequeno pelo fotógrafo, já que esse passo deve ser feito com cuidado. Observe se o bebê está com fome ou se precisa ser trocado e não fique nervosa caso seja necessário interromper os cliques. O importante é que ele tenha suas necessidades supridas.

3. Escolha o lugar adequado para o ensaio newborn

Outro ponto relevante é o local onde as fotos serão feitas. Normalmente, o processo dura mais de 3 horas, então, o seu filho tem de ficar confortável para que a realização não seja estressante.

O ensaio pode ser feito em um estúdio previamente preparado pelo fotógrafo para que o bebê fique aquecido e calmo. Porém, algumas mães não se sentem seguras para levar o pequeno a um lugar desconhecido ou ainda estão se recuperando do parto. Nesses casos, as imagens podem ser feitas em casa. A dica é optar por um local limpo e com boa iluminação natural.

4. Faça mais de um orçamento

Alguns fotógrafos cobram um preço exorbitante pelo ensaio e não entregam um resultado tão bom. Paralelamente, outros cobram muito abaixo do valor de mercado e as fotos não têm qualidade.

Um custo elevado não é sinônimo de perfeição, portanto, faça vários orçamentos e escolha o que couber no seu bolso. Essa pesquisa vai lhe ajudar a ter uma noção de preço e decidir quem contratar entre os selecionados com boas referências.

5. Agende as fotos para o momento certo

Tal modalidade de ensaio, normalmente, é realizada quando o bebê tem de 5 a 15 dias, ou seja, quando ainda está em adaptação fora do útero. Assim, é imprescindível que as fotos sejam agendadas no período adequado.

Antes de contratar um fotógrafo e escolher o local do registro, consulte o pediatra do seu filho e converse sobre o assunto. Só o médico poderá dizer se o recém-nascido está saudável para ser exposto à experiência. Também é essencial se respeitar, afinal, o parto ainda é recente e o resguardo está em curso.

O ensaio newborn é uma forma de registrar os primeiros dias do novo membro da família e promete fotos encantadoras. Para que o resultado seja perfeito, adote estas orientações e garanta uma boa experiência para o bebê!

Comentar