Gestação

Hidroginástica para grávidas: benefícios para a saúde da grávida

A hidroginástica para gestantes tem sido uma ótima solução para o alívio de dores musculares, do estresse e da ansiedade que as mulheres sentem na gravidez. É indicado que as futuras mamães pratiquem exercícios físicos — desde que de menor impacto — para evitar os desconfortos típicos desse período.

Nesse sentido, a hidroginástica tem sido considerada a melhor escolha. Afinal, é uma das mais completas atividades que trabalha todos os músculos do corpo, melhora o condicionamento físico e alivia o estresse. Trata-se de uma aula de aeróbica dentro da água, sem sentir o peso do corpo nas articulações — o que evita os riscos de lesões.

Sendo uma forma de exercitar o corpo e de deixar a mente tranquila, ela vai facilitar à mulher o movimento e a gestão do seu corpo, uma vez que a água vai suster grande parte do peso, fazendo-a se sentir leve.

Neste post, conheça os principais benefícios dessa atividade na sua gestação! Boa leitura!

1. Ajuda no controle do stress, ansiedade e mau humor

Durante qualquer tipo de exercício físico, o nosso organismo libera endorfina, uma substância que aumenta significativamente a sensação de bem-estar e de prazer.

O famoso humor instável na fase da gravidez — causado por alterações hormonais — e aquela ansiedade de quem não vê a hora de ter o bebê nos braços tendem a diminuir com a hidroginástica. Sem contar, é claro, que a água é extremamente relaxante.

2. Melhora a circulação e alivia o inchaço

O inchaço nas pernas, devido à intensa retenção de líquidos, é um verdadeiro incômodo para as mulheres durante o período de gestação.

A hidroginástica ajuda a solucionar este problema. Os movimentos realizados nesse exercício funcionam como uma drenagem linfática natural, pois estimulam a circulação e diminuem os edemas, inibindo, consequentemente, a formação de varizes.

3. Alivia as dores musculares e aumenta a disposição

A hidroginástica ajuda no fortalecimento da musculatura das costas, reduzindo as dores que costumam aparecer nessa parte do corpo conforme a barriga da gestante vai aumentando.

Compre Bombinha de Leite MaternoPowered by Rock Convert

O empuxo da água, durante a prática, vai fazer com que o corpo da mulher suporte apenas 50% do seu peso, aliviando toda sua musculatura e articulações, sem a necessidade de deixar os exercícios de lado no dia a dia.

Com todo esse preparo físico, a gestante começa a ganhar mais energia e disposição para viver a rotina de cuidados com o bebê que está para chegar.

4. Ameniza as dores do parto

A prática da hidroginástica fortalece também os músculos do abdome e do períneo. Com isso, a gestante tende a sentir menos dores no parto.

Um estudo feito pela Unicamp analisou os efeitos do exercício em um grupo de 71 grávidas voluntárias. Dentre estas, 37 mamães não fizeram a atividade durante a gestação. Constatou-se que 67% das mulheres que não praticaram hidroginástica solicitaram analgésicos na hora do parto, enquanto apenas 9% das praticantes fizeram o pedido.

5. Controla o peso

A hidroginástica é uma atividade aeróbica. Portanto, ajuda a controlar o peso, uma preocupação bastante presente na rotina das grávidas. No entanto, é importante deixar claro que apenas o exercício físico, sem um controle na alimentação, não será o suficiente.

Além disso, vale destacar que um corpo com metabolismo estimulado e músculos fortalecidos tende a gastar ainda mais energia após o parto, o que ajuda consideravelmente na volta ao peso anterior — de maneira mais fácil e rápida.

A hidroginástica para gestantes é muito benéfica e não traz riscos para a saúde. Mas, para praticá-la, é necessário que a grávida passe por uma avaliação médica e que conte com o auxílio de um profissional da área.

Desta forma, todos os cuidados poderão ser tomados — como a adequação das séries de exercícios, de acordo com os graus de coordenação motora, postura e locomoção, atenção à temperatura da água, entre outros.

E aí, gostou deste post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer os benefícios da hidroginástica para gestantes!

Compre Bombinha de Leite MaternoPowered by Rock Convert

Comentar