Pular para o conteúdo

Consumo consciente: as vantagens das fraldas ecológicas!

A maior preocupação de toda mamãe é fazer sempre o melhor pelo seu bebê. Assim, cada mínimo detalhe é pensado com muito carinho e atenção para garantir o conforto, a saúde e a segurança dos pequenos.

Foi pensando nisso que muitas mães passaram a adotar fraldas ecológicas em vez das descartáveis. Além de serem mais confortáveis, seguras e bastante práticas, elas também são sustentáveis e contribuem para a preservação do meio-ambiente.

Quer conhecer esse produto que está conquistando o coração das mamães? Continue a leitura para tirar as suas dúvidas e conferir os benefícios das fraldas ecológicas para o seu neném!

O que são fraldas ecológicas?

Também chamadas de fraldas de pano modernas, esses modelos não são descartáveis e podem ser reutilizados após lavados.

Mas calma, elas não são como aquelas usadas décadas atrás, que não eram nada práticas e davam um trabalho danado para lavar! As fraldas modernas de pano são feitas com tecidos especiais e absorventes, contam com mecanismos de ajuste e podem ser lavadas na máquina sem problemas.

O formato é semelhante ao das descartáveis e garantem todo o conforto para o bebê. Os tecidos usados são algodão, soft, dry fit e suedine: bastante absorventes, todos podem ficar em contato direto com a pele do bebê.

Antigamente, usava-se uma calça plástica por cima da fralda de pano. Com as fraldas ecológicas, essa capa é feita com outros materiais, como soft, plush, poliamida, algodão, poliuretano laminado e minky. Todos eles são respiráveis e recebem tratamento impermeabilizante. Assim, a roupinha do bebê fica sempre sequinha!

Como é feita a lavagem?

Antes de começar a usar as fraldas ecológicas, é preciso lavá-las sem sabão por, no mínimo, três vezes. Isso fará com que o tecido atinja a máxima absorção.

As fraldas sujas de xixi podem ser armazenadas em um balde seco com tampa. Já as sujas de fezes precisam ser enxaguadas prontamente antes de ir para o balde. Depois dessa pequena triagem, você pode juntar uma quantidade razoável (geralmente por 3 dias) e lavá-las todas juntas na máquina.

Para isso, utilize apenas sabão em pó neutro e jamais adicione alvejante ou amaciante. Acione o ciclo completo da máquina e dê preferência ao duplo enxágue. As fraldas podem ser secas ao sol ou à sombra: quando secarem, estarão prontas para ser utilizadas novamente! Lembre-se ainda que elas não podem ser passadas a ferro, ok?

Quais as vantagens das fraldas ecológicas?

Para o meio ambiente

Normalmente, um único bebê consome cerca de 5.500 fraldas. Todas elas vão para aterros, lixões, rios e mares, e cada fralda descartável demora de 400 a 500 anos para se decompor.

As fraldas de pano modernas, por outro lado, podem ser reutilizadas cerca de 800 vezes. Por serem biodegradáveis, elas também se decompõem muito mais rápido quando descartadas.

Outro ponto relevante é que, para a fabricação das descartáveis, é preciso uma quantidade grande de agentes químicos, o que não acontece com as fraldas ecológicas. Além disso, os dejetos das fraldas descartáveis ficam acumulados nos lixões, facilitando a proliferação de doenças. Já no caso das fraldas ecológicas, eles vão diretamente para o esgoto, recebendo a destinação adequada.

Para o bebê

Por serem feitas de tecidos respiráveis e não conterem produtos químicos, o risco de o bebê ter assaduras é mínimo. Aliás, o uso de pomadas nas trocas de fraldas nem é recomendável para os pequenos que usam fraldas ecológicas, fator que representa ainda mais economia para os pais. Também são reduzidos os riscos de alergia, fungos, dermatites e síndrome do choque tóxico.

Para as mamães

Todos os benefícios para o bebê também são para as mães, não é mesmo? Mas como você já viu, há também outra grande vantagem: o custo.

O investimento inicial das fraldas ecológicas acaba sendo maior — cerca de R$1.200 para um enxoval completo. Porém, esse enxoval será usado desde o nascimento até o desfralde. Então, em longo prazo, a economia é gigante! Lembrando ainda que as mesmas fraldas de pano modernas poderão ser utilizadas por outro bebê.

O uso de fraldas ecológicas é superprático e só traz benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê. Por garantir o conforto, a segurança e a saúde do seu filho, não há motivos para não aproveitar essa novidade.

Gostou de conhecer todos esses benefícios das fraldas ecológicas? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude outras mamães a ficarem por dentro do assunto!