/ Fraldas

Fralda de Pano ou Fralda Descartável? Tudo o que você precisa saber!

Durante vários anos as fraldas descartáveis foram as protagonistas na rotina de cuidados com o bebê com uma infinidade de modelos e marcas. Isso vem mudando, principalmente por conta da conscientização ambiental, e as fraldas de pano voltam a ganhar espaço.

A verdade é que um bebe precisa de muitas fraldas durante a sua vida. Quer entender melhor os benefícios e vantagens de cada uma delas?

Então continue a leitura do post!

Fralda Descartável ou Fralda de Pano?

Desde a década de 1950 que as fraldas descartáveis começaram a ser produzidas e comercializadas internacionalmente. Criadas por um engenheiro químico americano, elas tiveram fácil aceitação do público por causa da praticidade que ofereciam.

Fabricadas numa mistura de polietileno, pasta de papel, água e poliacrilato (composto químico absorvente), as fraldas descartáveis utilizam muitos recursos ambientais para serem produzidas e demoram até 600 anos para decomporem-se, de acordo com um estudo realizado.

Em contrapartida, as fraldas de pano não exigem descarte imediato, diminuindo a poluição ambiental. Além disso, elas não possuem componentes químicos que podem causar alergias ao bebê.

Antes do uso dos produtos descartáveis, elas eram a opção dominante nos lares de todo o mundo. O problema era a demanda de tempo exigida com seu uso. A absorção do xixi era menor, sendo necessárias mais trocas, e toda vez que a criança fazia cocô era preciso lavar de imediato.

Com o tempo a fralda de pano tornou-se mais moderna e está sendo reutilizada pelas pessoas preocupadas com a sustentabilidade ambiental.

Fralda de pano: porque utilizar e desvantagens

No cotidiano altamente corrido pode ser difícil imaginar que alguém opte pelas fraldas de pano, mas o que ocorre é que ela traz vários benefícios para o bebê e meio ambiente, além de economia para os pais em longo prazo.

Diminuem o risco de alergia

Por conterem produtos químicos, as fraldas descartáveis podem causar irritação na pele sensível do bebê. Além disso, alguns pais relaxam o número de trocas, o que faz a criança ficar com a pele úmida por um tempo maior, gerando assaduras.

A fralda de pano evita todos esses problemas. O tecido deixa a pele respirar com maior facilidade, não há produtos químicos e o tempo de troca precisa ser menor, o que não gera assaduras.

Economia em longo prazo

Uma criança utiliza geralmente oito fraldas por dia. Isso significa até 2.880 unidades por ano. Imagine o gasto com vários pacotes de fraldas descartáveis.  

A fralda de pano tem um custo mais alto inicialmente, mas que é diluído ao longo do tempo, afinal elas não são jogadas foras depois do uso e podem durar bastante.

Ajudam o meio ambiente

A fralda de pano não aumenta exponencialmente o índice de lixo no mundo, até porque são reutilizáveis. Na mesma linha, também não há um alto consumo de recursos ambientais para a fabricação do produto, diferentemente do que ocorre com as fraldas descartáveis.

No caso do gasto de água com as lavagens, ele não é tão impactante, até porque existem modelos hoje que podem ir para a máquina de lavar, o que economiza no processo junto com as outras peças da família.

Pouco prática

A falta de praticidade é a principal desvantagem de quem utiliza fraldas de pano. Ela demanda mais tempo e cuidado, além de ser inconveniente em momentos de passeio ou viagens, em que existe uma dificuldade maior para fazer trocas constantes.  

Sobre as fraldas descartáveis, esse é o único ponto em que ela realmente leva vantagem na situação.

Fralda de pano na modernidade

Atualmente existem diferentes modelos e tecidos para as fraldas de pano.

Material

A maioria dos produtos ainda é feito de algodão, um tecido extremamente levee de fácil circulação de ar, porém já existem opções de dry fit(tecido esportivo maleável, de secagem rápida e mais absorvente), soft e poliamida.

Um detalhe interessante é que alguns tecidos precisam ser "amaciados" antes do uso. O que ocorre é que somente após algumas lavagens eles começam a absorver os dejetos do bebê, antes disso podem ocorrer vazamentos. Contudo isso depende de indicações de cada fabricante.

Modelo

Antigamente, as fraldas de pano eram amarradas com alfinetes e presas ao bebê com uma calça enxuta. Os modelos modernos incluem fechamento em velcro ou com botões e estampas coloridas.

Há opções do tipo pocket, em que o pano absorvente é colocado em um bolso acoplado à fralda, outras que têm capas cujo material interno é só o que precisa ser lavado com frequência e ainda algumas que são uma espécie de calça enxuta completa.

Faça uma escolha consciente

A fralda de pano é mais benéfica de forma geral, porém nem sempre se adapta a realidade da família. Sendo assim, o ideal é observar as características da fralda de pano e descartável e, muitas vezes, usá-las de forma conjugada, de acordo com cada situação.

Acesse meufraldrario.com.br e saiba como como economizar comprando fraldas de forma inteligente.

Fralda de Pano ou Fralda Descartável? Tudo o que você precisa saber!
Compartilhar isto

Seja um assinante do Meu Fraldário