Pular para o conteúdo

Final da Gravidez: o que você precisa saber

Para as mamães, especialmente as de primeira viagem, o final da gravidez é o momento que gera maior ansiedade. É quando o bebê está perto de nascer e algumas dúvidas sobre como devem ser esses últimos dias podem surgir na mente de muitas grávidas.

Clinicamente falando, o médico pode detectar vários sinais de que o dia do parto está cada vez mais próximo. Alguns desses sinais são:

  • A perda do tampão (um tipo de muco que se forma no colo do útero impedindo a entrada de bactérias);
  • A frequência cardíaca do bebê;
  • O tamanho da dilatação;
  • A presença ou não da bolsa.

Quando a gestação alcança a 32ª semana é comum que a mulher comece a sentir algumas contrações que muitas vezes podem ser confundidas com o trabalho de parto. Assim, o ideal é que a licença maternidade seja requerida já na 36ª semana, uma vez que na 37ª, o feto já é considerado maduro e pode nascer a qualquer momento.

Leia nosso post e esclareça algumas dúvidas comuns sobre esse período da gestação.

É possível trabalhar normalmente até os momentos finais da gravidez?

Isso depende de como cada mulher está enfrentando a gravidez. Algumas podem se sentir bem desconfortáveis e com muitas dores nos membros inferiores e na coluna. Já outras podem sentir-se bem até o dia do parto, sem nenhum problema.

Para aquelas que não suportam ficar em casa sem fazer nada e querem permanecer trabalhando, aqui vai uma dica: comece a viver em slow motion. Faça tudo o que você fazia, só que agora em câmera lenta. Se vai subir escadas ou rampas, que seja mais devagar para evitar os riscos de quedas.

Até quando se exercitar?

Não é necessário parar de fazer exercícios, mas a prática necessita de maior cuidado. Apenas o médico pode dizer se você pode ou não continuar praticando exercícios e em qual intensidade. É preciso ter mais cuidado durante os primeiros 3 meses de gestação.

Sexo no último mês pode?

Algumas pessoas têm medo de manter relações sexuais nas últimas semanas temendo que o ato estimule o trabalho de parto. Teoricamente ele pode ser estimulado pela ejaculação masculina (ela contém a prostaglandina, que estimula a contração do útero), mas isso não basta. É necessário um conjunto de fatores para fazer a mulher entrar em trabalho de parto.

É comum ter contrações muito antes do parto?

Sim, é bastante comum e essas contrações têm um nome específico: Braxton-Hicks. Elas servem para preparar o útero para o momento do trabalho de parto. Elas acontecem de forma pontual, aparecendo uma vez ou outra, sem um ritmo exato.

Caso a contração seja previsível e em períodos, ou seja, de 5 em 5 minutos, de 10 em minutos e assim por diante, ela já é considerada um alerta para o nascimento da criança.

Posso comer de tudo?

Não há muitas restrições, mas é preciso evitar alimentos ácidos e outros que causam refluxo ou demoram para serem digeridos, como as proteínas. Como o bebê está ocupando um grande espaço, é comum que o estômago fique mais lento e a sensação de estar sempre “cheia” é muito grande.

O ideal é ingerir uma quantidade menor, porém com mais frequência. Os carboidratos são fáceis de serem degradados e assim se tornam boas opções para o período final da gravidez.

Ficou com alguma dúvida? Tem mais dicas para acrescentar? Comente aqui!