Pular para o conteúdo

Como aproveitar as festas de fim de ano grávida

A gente piscou e o ano está terminando! Para você que está esperando seu bebê chegar, com o passar do tempo a ansiedade só aumenta, não é mesmo? Apesar de toda a empolgação para a chegada de um novo ano – e de uma nova vida -, o fim de ano para as mamães grávidas precisa de atenção redobrada.

As comemorações e viagens podem acabar afetando negativamente a gestação se não forem bem planejadas, já que nessa época do ano, a rotina muda bastante. Por isso, fique de olho nas dicas a seguir para aproveitar todas as delícias desse momento encantador!

Comidinhas típicas

Dá vontade de salivar só de pensar em tantas coisas gostosas que fazem parte da ceia de Natal! Porém, devido ao risco de pré-eclâmpsia, caracterizada pelo aumento da pressão arterial, é importante você evitar comer alimentos muito gordurosos e salgados.

Ao invés de queijos fortes, prefira as oleaginosas como as castanhas e nozes, que fazem muito bem ao sistema cardiovascular. Outra troca válida é optar por carnes magras e bem passadas para não causar uma contaminação por bactérias. Na hora da sobremesa, que tal uma fruta da estação para adoçar a noite? Ah! E para o brinde, nada de álcool. Faça o “tim tim” com água ou suco.

Lembre-se que a ideia de “comer por dois” não é bem assim, afinal, na gravidez, o que mais importa é a sua saúde e a do seu bebê.

Partiu viajar

Preparando as malas para viajar no Natal ou Ano Novo? Antes de mais nada, fale com seu médico e veja se ele dá a permissão, especialmente se você estiver nas últimas semanas e for uma viagem longa. O desgaste de uma jornada extensa na estrada ou avião pode te deixar muito cansada se estiver na reta final da gestação. Além disso, vale checar se, em caso de emergência, seu médio ou algum substituto poderá te atender, combinado?

Se for pegar uma praia ou curtir a piscina, fique atenta aos horários de pico do sol, entre as 10h e 16h, e evite-os. Manter-se hidratada é indispensável, bem como não comer qualquer alimento que seja vendido na areia. Assim, você corre menos chance de sofrer com uma intoxicação alimentar: leve sua bolsinha térmica com lanches e frutas!

Para você não ter coceiras e até infecções na área genital, cuidado para não passar muito tempo com a parte de baixo do biquíni úmida em contato com a pele. Troque-a sempre após os mergulhos.

Presentes e mais presentes

A gente não resiste às comprinhas de fim de ano! São tantos presentes para comprar e vitrines para apreciar que uma pequena voltinha ao shopping acaba se transformando em um longo passeio. Por isso mesmo, você precisa tomar alguns cuidados:

  • Vá sempre acompanhada para que alguém possa ajudar a carregar as sacolas;
  • É bom ter companhia, caso você se sinta mal com enjoos ou tonturas;
  • Escolha roupas e sapatos bem confortáveis;
  • Se as compras forem nas ruas, prefira horários mais frescos e se hidrate;
  • Ao se sentir cansada, procure um lugar tranquilo para sentar.
  • Quando chegar em casa, repouse com as pernas para cima para não deixá-las inchadas.