Pular para o conteúdo

Exercícios de Kegel: como eles ajudam as gestantes

Durante a gestação e parto, o corpo feminino passa por inúmeras mudanças, sendo que uma delas é o enfraquecimento do assoalho pélvico. Esse problema pode causar incontinência urinária e fecal, além de disfunções sexuais. Para evitar que isso aconteça, é recomendado que as mulheres tonifiquem a região realizando exercícios de Kegel.

Esse fortalecimento é muito importante, em especial para as grávidas, pois facilita o parto normal e a recuperação após o nascimento do bebê. Neste post, mostraremos quais são os benefícios dos exercícios e também como fazê-los. Portanto, continue com a leitura!

Quais os benefícios dos exercícios de Kegel?

Como já mencionamos, os exercícios de Kegel são fundamentais para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico — região bastante afetada por conta do peso do bebê. No entanto, a prática beneficia a gestante não somente durante a gravidez, mas também durante e após o parto. Vejamos:

Durante a gestação

Conforme o bebê se desenvolve, há maior pressão sobre o assoalho pélvico da gestante, causando o enfraquecimento da região — problema que pode persistir após o parto. Portanto, os exercícios realizados pelas grávidas contribuem para:

  • controlar melhor o peso extra da barriga, evitando as dores nas costas;
  • melhorar o controle urinário e fecal causados pelas mudanças hormonais e anatômicas da gravidez;
  • favorecer o funcionamento do intestino;
  • preparar o corpo da mulher para o parto;
  • evitar as hemorroidas, já que aumentam a circulação sanguínea na região do reto.

Durante o parto

O parto exige bastante esforço físico da mamãe. Logo, é preciso que o corpo esteja preparado. Os exercícios de Kegel preparam a mulher para que consiga fazer a força adequada para a saída do bebê, bem como para que ela consiga relaxar após a passagem.

Além disso, ajudam a evitar a necessidade de episiotomia e reduzem o risco de prolapso da bexiga, útero ou outros órgãos — o que pode ocorrer devido à força realizada.

No pós-parto

Sendo normal ou cesárea, a recuperação da musculatura pélvica ocorre de maneira mais rápida e fácil quando a mulher realiza os exercícios de Kegel. Com a região tonificada, existe menos risco de haver incontinência urinária — problema que acomete a maioria das mulheres no pós-parto.

Como realizar os exercícios de Kegel?

Os exercícios são bastante simples e podem ser realizados até mesmo em casa. Vale ressaltar que só podem ser iniciados a partir do terceiro mês de gestação e devem durar até após o nascimento do bebê. Vejamos 4 tipos de exercício:

Báscula

Apoie as mãos, joelhos e pés no chão. Depois, faça o movimento de empinar o bumbum e, ao mesmo tempo, relaxe a musculatura pélvica. A seguir, contraia abaixando a cabeça em direção à barriga e aperte os músculos. Repita dez vezes.

Movimento lateral

Deite-se sobre um colchonete com as pernas entreabertas e flexionadas. Em seguida, empurre o pé esquerdo para baixo e suba a pelve esquerda contraindo a musculatura da região pélvica e deixando o lado oposto no chão. Depois, faça o mesmo movimento com o outro lado. Repita dez vezes.

Oito

Sente-se sobre uma bola suíça (aquelas grandes usadas em estúdios de pilates) com os pés apoiados no chão. Faça movimentos com o traçado do número 8, repetindo dez vezes.

Relógio

Sente-se sobre uma bola suíça, apoiando os pés no chão. A seguir, faça movimentos circulares em sentido horário. Assim que estiver no local correspondente das três horas às seis horas no relógio, contraia a pelve. No restante do exercício, relaxe a musculatura. Repita dez vezes.

Enfim, os exercícios de Kegel são fundamentais para as grávidas, pois fortalecem o assoalho pélvico, tão afetado durante a gestação e também após o nascimento do filho. Por serem bastante simples de serem realizados, podem ser feitos mesmo em casa, em qualquer horário. O importante é manter a disciplina da rotina dos exercícios para garantir o bem-estar nessa fase tão importante da vida da mulher.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de todas as nossas publicações, siga agora mesmo nossas páginas nas redes sociais.