Pular para o conteúdo

A importância do esporte para crianças

Você sabia que a prática do esporte para a criança é uma maneira de garantir o crescimento saudável? Isso acontece porque eles auxiliam no desenvolvimento do corpo e da mente do pequeno. E, embora esteja sendo deixado de lado devido à tecnologia, o exercício físico evita o sedentarismo e desenvolve vários aspectos, como os culturais e os comportamentais.

Isso quer dizer que introduzir o esporte na rotina da criança desde cedo é um ponto muito positivo para a saúde. Continue a leitura deste post e saiba mais:

O que é o esporte para a criança?

Os esportes são atividades físicas organizadas e, geralmente, praticadas em grupos. Eles possuem características que estimulam o esforço físico, as habilidades motoras, o senso de competição e de institucionalização, além do convívio com regras. Ou seja, é como uma brincadeira que contribui para o crescimento sadio e para o desenvolvimento da mente e do organismo.

Qual a importância do esporte para a saúde?

Além dos aspectos físicos e motores desenvolvidos, a prática prazerosa e divertida dos esportes é uma forma de evitar:

  • o estresse;
  • a obesidade;
  • os problemas de coluna;
  • e os problemas respiratórios e cardíacos.

Outros benefícios para a saúde são notáveis, com o aumento da flexibilidade, da força, da resistência e do desenvolvimento cognitivo, pois a prática do esporte aprimora os sentidos do corpo e apresenta novos movimentos.

Quais são os benefícios para a vida do pequeno?

Os benefícios são notáveis no comportamento e na vida do pequeno. A melhoria do bem-estar é o 1º fator que deve ser levado em consideração. Outros aspectos — como socialização, ganho de responsabilidade e de disciplina e alívio do estresse e da ansiedade — são mais pontos positivos gerados.

A criação de hábitos saudáveis também está ligada aos benefícios: com a introdução dos esportes na rotina, a prática de atividades e o estilo de vida saudável se tornam hábitos na vida adulta.

Como incentivar a prática dos esportes?

O incentivo de práticas saudáveis às crianças é fundamental. Vale mostrar como os esportes são divertidos e ajudam a cuidar da saúde. Assim, comece desde cedo informando o pequeno sobre esportes.

Pratique junto com o seu filho, pois essa é uma maneira de aumentar o companheirismo e a confiança entre vocês. É importante que esse início da prática seja com simples movimentos como correr, abaixar, pular e se esticar.

Depois, ofereça algumas opções e não imponha nada. Os esportes devem ser introduzidos naturalmente até que a criança possa assimilá-los como um hobby. Vá desenvolvendo as atividades de acordo com a idade dos pequenos.

De início, prefira a natação. Essa é uma boa opção para os bebês. Entre 4 e 6 anos, a criança deve experimentar vários tipos, mas sem necessidade de um compromisso. A partir dos 8 anos a modalidade esportiva já pode ser exigida, como basquete e futebol.

Agora você entendeu como o esporte para a criança é importante. Ele é uma opção para assegurar a saúde e o bem-estar do pequeno. Vocês só precisam aproveitar esses momentos com muita alegria e brincadeiras. Lembre-se sempre de que roupas e sapatos de qualidade são imprescindíveis para tudo ocorrer bem e da maneira mais confortável possível, ok?

Você gostou deste post? Então compartilhe nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos a importância do esporte para a criança!

Marcações: