Pular para o conteúdo

Enfeites para colocar na porta de maternidade

O período de gestação, por mais que demande organização e planejamento por parte das mamães, é uma fase de “ansiedade boa”: tudo o que as mulheres desejam, nesse momento, é pegar seu bebê no colo e abraçá-lo com amor. E mesmo que ainda haja muito trabalho a ser feito, é esse amor que prevalece.

Chegada a hora H do nascimento da criança, algumas pequenas tarefas também podem ser interessantes. Mesmo na reta final da gravidez, preparar o ninho ainda é algo que auxilia nas aflições que você pode estar passando.

Pensar em um enfeite de porta de maternidade, por exemplo, é uma excelente forma de relaxar, preparar mais surpresinhas para seu pequeno ou sua pequena e ainda, receber visitas da melhor forma possível. Quer conhecer algumas inspirações para criar um enfeite de porta de maternidade perfeito? Continue com a gente!

O que é um enfeite de porta de maternidade?

Um enfeite de porta de maternidade nada mais é que um acessório utilizado pelas mamães para receber a visita de seus amigos e familiares no quarto em que elas — e os bebês — estão e anunciar a chegada. Pode-se dizer que é uma peça criada para personalizar o espaço, deixando-a com a cara da mãe e do filho ou filha. 

Esses enfeites podem carregar uma série de mensagens: desde “Cheguei!” até o próprio nome da criança, junto ao nome dos pais. Isso varia conforme o gosto da família — cada uma prefere seguir com o acessório de uma forma.

Só é preciso estar atenta a um detalhe: muitas mães se esquecem de que existe a possibilidade do bebê estar bem apressadinho e vir antes da hora. Assim, para evitar qualquer tipo de estresse e correria, o ideal é que o enfeite de porta de maternidade seja escolhido até o sétimo mês da gestação. 

E como escolher?

Assim como já lhe contamos, um enfeite de porta de maternidade pode vir nos mais diversos tamanhos, cores, formas e estilos. Aliás, é bem importante que você deixe-o mais personalizado possível — para se diferenciar dos outros que estarão pelo local e facilitar a visita para seus convidados.

Mas alguns exemplos podem lhe ajudar nesse momento de escolha. Abaixo, confira 3 tipos de enfeite de porta de maternidade que servirão como verdadeira inspiração:

1. Em feltro

O feltro é um excelente material para servir de base para um enfeite de porta de maternidade. Ele está disponível em uma série de cores e ainda conta com uma textura extremamente maleável.

Você pode usar o feltro na vertical ou horizontal, formando as letras do nome da criança e complementando com alguns elementos — bichinhos, flores etc.

2. Em EVA

O EVA, assim como o feltro, tem uma grande variedade de cores. Porém, seu grande diferencial é ser uma matéria-prima que remeta à infantilidade — afinal, é usado bastante em festas de crianças, por exemplo. Recortá-lo é também uma tarefa simples.

Com essa grande gama de cores à disposição, você pode criar balões, animais e muito mais. Ainda, o EVA pode ser recortado ou colado, o que facilita seu manuseio.

3. Em madeira

A madeira é, sem dúvidas, o material mais durável de todos esses listados. Se você optar por ela, tenha certeza de que terá um enfeite de porta de maternidade guardado de lembrança — e sem muitas marcas de tempo — para o resto de sua vida.

Além desse material, existem também algumas temáticas diferentes que podem compor esses acessórios — e deixá-lo do jeitinho que você sempre sonhou para sua criança. Veja:

  • tema de ursinhos;
  • tema floral; 
  • tema vintage; 
  • tema safari; 
  • tema navy;
  • tema de personagens. 

Esses são apenas alguns dos exemplos do que você pode usar. Pense nos seus gostos, no de sua família, arrume um fornecedor interessante — ou faça você mesma, para relaxar! — e curta esse momento tão especial em grande estilo.

E não esquente a cabeça com o que é “de menino” ou “de menina”, certo? Pense naquilo que você acha bonito!