Pular para o conteúdo

Grávida com dor nas costas? Saiba como aliviar o problema!

A dor nas costas na gravidez afeta a maioria das mamães. Elas são causadas pelas oscilações hormonais e pelo crescimento do útero, que deixa a musculatura abdominal enfraquecida, gerando sobrecarga na coluna. Isso tende a acontecer a partir do segundo trimestre, geralmente aumentando com a evolução da gestação.

Essas dores não trazem riscos, mas podem comprometer diversas atividades cotidianas. Entretanto, elas podem ser amenizadas com alguns cuidados básicos e repouso. Então, continue com a leitura e confira as dicas que apresentaremos para aliviar esse incômodo!

Pratique atividades físicas

A realização de exercícios físicos fortalecerá a sua musculatura e as articulações. Mas é importante consultar seu médico para averiguar se não há nenhuma contraindicação. Caso não haja, procure praticar alguma atividade leve, como natação, ioga, pilates, caminhada e hidroginástica. Além disso, é recomendável alongar seu corpo todos os dias de manhã e à noite.

Use travesseiros extras e específicos para grávidas

Ao passo que a barriga vai crescendo, fica mais difícil para a gestante encontrar uma posição para dormir. A má acomodação ao deitar-se faz com que a coluna não fique bem alinhada, causando dores. Sendo assim, utilize um travesseiro especial para grávidas, que acomoda perfeitamente a barriga e alivia a pressão na coluna. Com isso, você terá uma noite de sono tranquila e não sentirá dor nas costas.

Tenha uma postura correta

A má postura também é uma grande causa da dor nas costas na gravidez. Portanto, procure sempre manter uma postura correta. Ou seja, permaneça com a coluna o mais vertical possível e corrija sempre que perceber que não está bem ereta.

Se você passa bastante tempo sentada, fique sempre com as costas bem apoiadas e retas. Além disso, utilize um banquinho ou apoio para colocar os pés e manter a angulação certa dos joelhos. É importante levantar-se para alongar as pernas a cada hora, para auxiliar a circulação.

Mantenha o peso adequado

O excesso de peso é uma das principais causas de dor nas costas na gravidez, afinal, há sobrecarga na coluna. Dessa forma, é fundamental consultar seu médico e fazer acompanhamento para verificar se o peso está dentro do adequado para o seu tempo de gestação.

Ainda, mantenha sempre uma alimentação equilibrada. Desse modo, garantirá que esteja na pesagem certa e também cuidará melhor tanto da sua saúde quanto a do seu bebê.

Use compressas de água quente

As compressas de água quente na região da dor aliviam o desconforto. Para isso, pode-se usar uma toalha molhada aquecida ou uma bolsa térmica. Entretanto, sempre verifique se a temperatura não está alta demais. Caso contrário, poderá causar queimaduras na pele.

Seguindo as nossas dicas, a dor nas costas na gravidez não atrapalhará esse momento maravilhoso de gerar um filho. Sem esses incômodos, será muito mais fácil e confortável focar em sua ligação com seu bebê. No entanto, se o desconforto persistir mesmo adotando as práticas descritas acima, você deverá consultar seu médico.

Tem alguma outra dica para prevenir ou aliviar as dores nas costas? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias e opiniões sobre o assunto!