Dicas para ter um parto tranquilo

5 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

O momento mais esperado na vida de uma mamãe é a hora do parto, onde acontece o primeiro contato com o bebê tão desejado e sonhado.

O parto é uma situação na vida da mulher que mexe muito com a emoção, mas que também levanta muitas dúvidas e inseguranças, relacionadas especialmente aos nove meses de gestação e ao momento do nascimento. Essas inseguranças podem deixar as futuras mamães muito ansiosas pela chegada do momento, podendo prejudicar sua saúde e a do bebê.

Para ter um parto tranquilo é preciso, primeiramente, estar sempre bem-informada para saber o que esperar para o grande dia. Por isso, no texto de hoje vamos compartilhar 6 coisas que toda mulher deve saber para ter um parto tranquilo! Veja só:

Conheça as opções possíveis de parto

Se você está grávida, provavelmente já foi questionada sobre o tipo de nascimento que gostaria de oferecer para seu filho: natural ou cesárea? Mas a verdade é que essas não são as únicas duas alternativas de parto disponíveis para as gestantes.

Converse com seu médico para conhecer todas as possibilidades de parto que podem ser praticadas no Brasil, sempre investigando as vantagens e desvantagens de cada um. Assim, quando você tiver todas as informações em mãos, poderá optar pela melhor alternativa para a sua saúde e para a do seu bebê.

Tenha sempre uma pessoa que te apoia ao lado

Um dos maiores segredos para tranquilizar futuras mamães ansiosas é contar com o apoio essencial dos companheiros, da família, do médico e dos amigos, antes, depois e especialmente durante o parto.

Cada pessoa querida pode ajudar a gestante de uma maneira diferente, como organizando a mochila do bebê no dia do parto, tomando conta do irmãozinho mais velho na hora do nascimento, e até mesmo segurando a sua mão na hora de correr para o hospital. Qualquer apoio é bem vindo, especialmente se ele for uma boa alternativa para diminuir a ansiedade da futura mamãe.

Organize um plano de parto

O plano de parto é um documento que pode ser elaborado com seu obstetra e que contém todas as informações sobre como você deseja que o seu parto seja realizado: se você quer receber remédio de indução, se quer fazer cesárea quando encontrar alguma dificuldade no parto natural, quais medicações podem ser aplicadas e quaisquer outras informações que não poderão ser discutidas no momento do parto para não tirar a concentração da mamãe na hora do nascimento.

Ter um plano de parto pode te ajudar a ficar mais tranquila e também é um excelente guia para a equipe médica que vai te atender na hora da chegada do bebê!

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Alimente-se muito bem

Manter uma alimentação equilibrada durante os nove meses da gestação é uma das atitudes mais importantes que devem ser realizadas pela mãe que opta por ter um parto tranquilo. Comer bem é sinônimo de ter boa saúde, reduzindo as complicações antes, durante e após o parto.

Se você tem dúvidas em relação à qualidade da sua alimentação, não hesite em consultar um nutricionista para te orientar melhor.

Evite o sedentarismo

Da mesma maneira que uma alimentação desequilibrada pode prejudicar a saúde das futuras mamães, a falta da prática de atividades físicas também pode ser um grande problema para a saúde da gestante e do bebê.

Mães que se exercitam durante os nove meses de gestação têm maior controle de sua musculatura pélvica, facilitando o nascimento da criança. Essas mamães também têm menos chances de desenvolver diabetes gestacional, sobrepeso ou obesidade, três quadros que dificultam a manutenção da saúde durante o parto.

Por esse motivo, peça a orientação do seu médico para que você possa praticar algum tipo de atividade física durante a gestação.

Leia muito

Uma das melhores maneiras de compreender mais sobre o momento do parto e todo o universo que engloba essa situação tão especial na nossa vida é ler bastante sobre o assunto. Vários livros escritos por especialistas nessa área da saúde e também por mulheres que viveram essa experiência ajudam a esclarecer algumas dúvidas e a diminuir a ansiedade para a chegada do momento.

Portanto, se você quer ser uma mamãe tranquila e bem-informada sobre o assunto gestação, aproveite os meses de licença médica para ler muito!

Ter um parto tranquilo é muito mais simples do que a grande maioria das mulheres imagina. Além de seguir todas as dicas que citamos acima, é importante que a mulher não se esqueça de se entregar ao momento mágico que é o nascimento de seu filho. Por isso, curta muito, tire todas as suas dúvidas (por mais bobas que elas pareçam), chore, se emocione e aproveite esse período único da sua vida!

Gostou das nossas dicas? Como acha que vai ser o seu parto? Já passou pela experiência antes? Conte para a gente nos comentários e continue de olho no nosso blog!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário