Pular para o conteúdo

Inspire-se: dicas para o book do seu bebê

Quem tem filhos sabe o quanto é gostoso eternizar o crescimento e desenvolvimento dos pequenos: o primeiro sorriso, a primeira papinha, os primeiros passos e tantos outros momentos importantes. Percebendo isso, muitos fotógrafos se especializaram em ensaios criados especialmente para os babys: o New Born e Smash the Cake são algumas das modalidades mais procuradas.

No New Born, o profissional prepara o ambiente para fotografar o bebê recém-nascido, e há um cuidado todo especial com a temperatura do ambiente, iluminação e barulhos, para que o pequenino se sinta o mais confortável possível e possa dormir durante o ensaio. Já o Smash the Cake é um ensaio feito quando o bebê completa um ano, com o pequeno literalmente esmagando um bolo e fazendo muita bagunça!

Porém, mesmo que você não contrate um profissional, tendo uma boa câmera, ou até mesmo um celular com boa resolução, é possível fazer fotos dignas de um book para o seu bebê! Confira as nossas dicas:

Fique atenta à iluminação

O ideal é uma iluminação suave e, se possível, natural. Evite o uso de flash, pois isso costuma tirar a naturalidade do ambiente e da pele do bebê. A luz do sol penetrando pelas janelas abertas costuma ser o suficiente para uma boa foto!

Use corretamente as cores

Muitas vezes, por se tratar de fotos com bebês, pensamos que utilizar no cenário uma grande variedade de cores irá resultar em fotos bonitas e alegres, porém nem sempre o resultado é positivo. Fundos coloridos demais podem deixar a foto confusa e fazer com que o personagem principal do cenário perca o destaque.

Por isso, o ideal é deixar o ambiente o mais neutro o possível: se for fotografar o pimpolho no berço, por exemplo, procure cobrir o colchão com cores pastéis e evitar estampas coloridas demais: isso vai ajudar a realçar o seu filhote.

Nada de agitação

Fotografar os pequenos exige paciência, pois eles geralmente se cansam e se estressam com facilidade se o ambiente estiver com muito barulho ou com muitas pessoas presentes. E isso pode acontecer rapidamente, por isso o ideal é que evitar barulhos altos e ter apenas os pais ou pessoas envolvidas na fotografia presentes.

Escolhendo a roupinha

Para fotos com bebês, quanto menos roupas melhor. Se a temperatura ambiente permitir, o ideal é usar apenas fralda, se quiser colocar uma calcinha ou cueca divertida por cima também fica legal.

Caso queira usar uma roupinha e fazer da criança um pequeno top model — que mãe resiste? —, opte por looks confortáveis e que contrastem com o tom de pele do bebê.

Soninho eternizado

Se o bebê for um recém-nascido, as fotos com ele dormindo são ideais, já que, nessa fase, eles ainda não conseguem focar o olhar, o que pode causar a impressão de olhar perdido na fotografia.

Companheiros de clique

Se o pequeno tiver um irmãozinho ou um bichinho de estimação, aproveite para tirar foto da interação entre eles! Esses momentos costumam gerar fotos espontâneas e marcantes.

Não force sorrisos

Mesmo que o guri já seja grandinho e interaja bem, não insista para que sorria o tempo todo. Crie situações para que o baixinho sorria espontaneamente ou até mesmo aproveite outras ocasiões para registrar momentos diversos: pode ser com o bebê concentrado em fazer algo, dormindo ou até mesmo chorando!

Acompanhando o crescimento

No primeiro ano de vida, os babys mudam bastante de um mês para o outro, crescem e conquistam novas habilidades que merecem ser recordadas. Por isso, uma boa opção é registrar o bebê mês a mês com a mesma roupinha até que ela não sirva mais, para que o crescimento fique bem aparente.

Outra idéia é fotografá-lo com algum objeto, pode ser um bichinho de pelúcia por exemplo, inicialmente com o bebê ao lado. Com o passar do tempo, ele poderá segurar o objeto sozinho.

Registrar o crescimento dos nossos filhos sempre será algo especial. Aproveite para se divertir e interagir com a criança! Fotografar pode ser um momento muito agradável e de interação familiar, e as recordações não devem ficar apenas nas imagens, mas também nos sentimentos que foram vividos no momento.

Gostou das nossas dicas? Experimente-as e volte ao nosso blog mais tarde para comentar contanto o que achou!

Marcações: