Pular para o conteúdo

Mães que trabalham: dicas para otimizar seu tempo

É cada vez mais comum encontrarmos mamães que têm de dividir seu escasso tempo entre o trabalho e seus filhos, já que as mulheres estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho!

Junto com essa vitória feminina, porém, veio também um pouquinho de dificuldade em manter a qualidade do tempo que elas têm dedicado aos fihos. No texto de hoje, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajudar as mães trabalhadoras a otimizarem seu tempo, se dedicando melhor ao trabalho e ao cuidado de seus pequenos! Veja só:

Planeje o seu dia e o dia do seu filho

O primeiro passo para ter sucesso na otimização do seu tempo é fazer um planejamento completo e detalhado da sua rotina diária (e também da do seu filhote):

  • A que horas vocês precisam se levantar?
  • Qual a primeira tarefa do dia?
  • Quem vai levá-lo para a escola?
  • Quem prepara as refeições?
  • Existe alguma atividade extracurricular ou alguma visita ao médico?

Todas as atividades que são realizadas por você e por outros membros da casa devem estar listados em uma agenda simples — ou, quem sabe, em um calendário colorido na cozinha? — para que facilite a visualização do tempo que você tem disponível para cada tarefa.

Lembre-se de planejar alguns horários livres para imprevistos, como ida ao hospital, reunião na escola, visita de algum parente ou simplesmente para curtir um tempinho em família!

Estabeleça horários e cardápio das refeições do pequeno

A alimentação da criança é uma parte muito importante de sua rotina, já que se reflete diretamente na qualidade de sua saúde. Ela deve ser acompanhada de perto pelos pais, sempre que possível. E a maneira mais fácil de conseguir estar próximo do seu guri nas principais refeições e de controlar tudo que ele pode e deve comer é também fazer um planejamento dessas refeições.

Primeiro, estabeleça os horários em que serão realizados o café da manhã, os lanches da manhã e da tarde, o almoço e o jantar. Depois, faça um planejamento do cardápio do seu filho para a semana, esse cardápio vai ajudar a otimizar vários processos relacionados à alimentação da criança:

  • Vai orientar a pessoa responsável pela cocção dessas refeições;
  • pode ajudar na lista do supermercado;
  • e vai permitir que a mãe verifique se tudo que ele precisa comer para se manter saudável está sendo consumido.

Deixe o trabalho longe de casa

Pode parecer difícil, mas o seu trabalho nunca deve ser levado para a casa, especialmente se você tem pouco tempo para seus filhos.

Dedique-se o máximo possível para acabar todas as suas tarefas profissionais no ambiente de trabalho para poder chegar em casa e ficar somente com o pimpolho. Dessa maneira, você não vai estar em casa mas com a cabeça no trabalho, e nem vai chegar no trabalho com culpa de que perdeu muito tempo em casa.

Separe as roupas que seu filho irá usar na semana

Você ainda escolhe as roupas que seu filho usará durante a semana? Existe uma maneira muito fácil de otimizar esse processo! Já deixe separados e dobrados todos os uniformes do colégio que serão usados na semana ou as roupinhas que ele vai vestir durante o dia. Assim, você só terá o trabalho de ajudá-lo a se vestir para ir para a aula antes de você ir ao trabalho.

Para o período da noite, opte por um pijama por semana para ajudar a reduzir o volume de roupas para lavar para a semana seguinte. Além disso, tente organizar as roupinhas no guarda-roupa de forma a facilitar sua escolha no dia a dia.

Conte com a ajuda de alguém quando necessário

Mães trabalhadoras precisam de muito mais ajuda de uma outra pessoa do que as mães que são de “dedicação exclusiva”. Não existe problema nenhum em pedir ajuda quando necessário, por isso tenha sempre em mente quem pode fazer algum favorzinho quando você não conseguir dar conta de tudo!

Os avós, os tios, o pai ou até uma babá podem ser extremamente importantes nesse apoio.

Você é uma mãe que tem que dedicar seu tempo ao trabalho e aos filhos? Quais as suas estratégias para otimizar seu tempo entre essas duas tarefas? Compartilhe suas experiências com a gente e dê uma olhadinha também no nosso post sobre como ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo!

Marcações: