Pular para o conteúdo

Dicas para festinha de 1 ano

No aniversário de 1 ano dos pequenos, a primeira coisa que papais e mamães constatam é que passa tudo muito rápido. E talvez isso dê ainda mais vontade de celebrar. A festinha do primeiro ano será inesquecível, provavelmente mais para a família do que para o aniversariante.

Para quem está curtindo o primeiro ano do bebê e quer comemorar, é importante pensar em alguns elementos que ajudam muito na organização e na praticidade do evento. Independentemente de quanto se pode gastar, a festinha pode ficar linda e tornar-se um evento muito especial para todos.

Sendo assim, confira as 5 dicas que separamos para te ajudar a organizar a festinha do seu baby!

Defina a lista de convidados

Tudo começa na lista de convidados da festa de aniversário de 1 ano. É importante saber, com alguma precisão, o tamanho dessa lista. Apenas familiares mais próximos ou a vizinhança inteira?

Avós e padrinhos ou aquela tia-avó que mora longe? Somente com essa lista em mãos é que dará para imaginar a quantidade de mesas, materiais, comes e bebes, além do tamanho do espaço necessário.

Escolha o local da festa

É preciso decidir se a comemoração será na sala de casa, na varanda, no quintal ou se será imprescindível alugar um salão de festas. É claro que essas escolhas vão ter impacto sobre o custo do evento.

Há salões de todo tipo e preço, que podem incluir buffets, brinquedos e animadores de festa. É preciso pensar na importância de cada um desses itens para o aniversário de 1 aninho do seu pimpolho. Muitas pessoas preferem fazer a festinha em casa, produzir a decoração e as comidinhas.

Pense na praticidade do cardápio

Certamente, a festinha do primeiro ano do seu filho será um bom momento para confraternizar com amigos e parentes, celebrando a vida de uma criança amada por todos. Esse é o sentido do evento. Comer e beber fazem parte da cena e, por isso, é importante pensar na praticidade de suas escolhas.

Salgadinhos e docinhos que podem ser comidos com as mãos costumam ser mais interessantes, assim como embalagens descartáveis. Provavelmente, haverão outras crianças na festa, portanto, é importante pensar em escolhas que as agradem. E já que se trata do aniversário de 1 ano, não é comum servir bebidas alcoólicas, mas pode ser que alguns familiares apreciem uma bebidinha na comemoração.

Faça uma decoração prática e bonita

Não é preciso gastar muito com decoração e há dicas espertas sobre montagem de mesas, itens ornamentais, cores e iluminação espalhados em vários blogs e revistas. Como uma criança de 1 aninho ainda não pedirá temas específicos de filmes ou de desenhos animados, a criatividade e a sensibilidade devem partir dos pais.

Além disso, amigos, parentes e padrinhos, eventualmente, podem querer participar, fazendo um cenário e decorando o espaço.

Escolha um horário apropriado para a festa

Seu aniversariante tem sono e fome, entre outras necessidades, em horários que você já conhece. Por isso, se a festa é para ele, embora a maior parte dos convidados seja de adultos, escolha dia e horário apropriados, especialmente pensando que ele possa estar acordado e disponível para receber beijinhos e presentes.

Geralmente, os finais de semana são mais tranquilos para as pessoas atenderem ao convite — e as matinês atendem mais a criançada, já que de dia elas podem aproveitar para se divertir.

E você, tem outras dicas para organizar uma festinha de 1 ano dos pequenos? Conte para a gente! E, para ler outros artigos como este, assine nossa newsletter!

Marcações: