Sono do Bebê

Dicas para fazer o bebê dormir bem

Escrito por Equipe Fraldário

Fazer o bebê dormir é um desafio diário para os pais, não é mesmo? Esse é um momento que gera muitos questionamentos, levando a atitudes que acabam prejudicando o sono da criança.

Está em dúvida sobre o que fazer? Não se preocupe! Para te ajudar nessa missão quase impossível, vamos apresentar algumas dicas para fazer o bebê dormir rapidamente e sem estresse. Não perca mais tempo e inicie já a sua leitura!

Por que o bebê não dorme à noite?

A grande maioria dos bebês é fisicamente adaptada a dormir durante toda a noite somente a partir dos seis meses de idade — essa, no entanto, é somente uma estimativa, já que cada organismo reage de uma maneira diferente.

Ou seja, os mais novos nem sempre estão adaptados com essa rotina. Nosso organismo dorme quando a temperatura e os níveis de hormônio das glândulas suprarrenais diminuem. E com os bebês não é diferente!

Por isso, eles precisam estar alimentados, limpos e confortáveis para que o sono apareça, permitindo que dessa maneira o corpo da criança entenda que pode descansar. Mas nem sempre é tão fácil assim educar o organismo de um bebê. Para isso, vamos citar algumas dicas essenciais para uma boa noite de sono!

Mães de bebês vivem desejando ter uma noite inteira de sono, não é mesmo? Mas para isso é preciso que seu pequeno possa dormir tranquilamente, sem interrupções.

Como conseguir essa verdadeira mágica? No post de hoje trouxemos várias ideias que vão te ajudar a fazer o seu bebê dormir e sonhar com os anjos. Continue conosco e confira!

Brinque com o bebê durante o dia

Durante o dia, enquanto o bebê estiver acordado, você pode e deve estimulá-lo com brincadeiras, passeios e o que mais gostarem de fazer juntos. Quanto mais ativo for o dia, mais seu filhote precisará de descanso. Dessa forma, ele terá uma excelente noite de sono!

Crie uma rotina

Essa é uma boa dica para as mamães que querem acostumar o bebê a dormir tranquilamente. Crie um ritual diário, para que seu pequeno entenda que está chegando a hora de dormir.

Você pode começar com um banho morno, fazer uma pequena massagem logo depois e finalizar com uma história para dormir — ou niná-lo um pouco no colo. Veja o que deixa seu bebê mais relaxado e repita diariamente o ritual, seguindo uma mesma ordem. Nesses momentos, procure manter-se tranquila e relaxada!

Em geral, os bebês ficam acordados durante a noite devido a algum incômodo, como fome e fralda molhada. Porém, existem outros fatores que podem atrapalhar o sono, como a falta de uma rotina.

Não estamos dizendo que seu bebê deve ter um horário exato para comer ou dormir: como ainda não entende os sinais do corpo, é praticamente impossível impor isso a ele. O que estamos querendo ressaltar é a importância de realizar algumas atividades em uma determinada parte do dia.

Se você acostumar seu filho a deitar em seu berço todos os dias durante a noite, com o passar do tempo o organismo dele vai se acostumar com essa rotina. Desse modo, o corpo do bebê começará a reduzir suas atividades quando chegar esse momento, facilitando o sono.

Dar um banho em seu filho no período da noite é outra atitude que pode ajudá-lo a pegar no sono mais rapidamente. O banho permite que o corpo relaxe, deixando o organismo tranquilo.

Cuidado com a alimentação

O ideal é que os bebês evitem o açúcar ao máximo. Se não for possível, suspenda pelo menos no período noturno! Esse tipo de alimento tende a elevar a energia das crianças, justamente o oposto do que você quer na hora de dormir.

Nesse período, dê preferência para alimentos não adoçados ou naturalmente doces, como as frutas, por exemplo.

Evite atividades agitadas antes da hora de dormir

Assim como os adultos, bebês também ficam agitados após alguma atividade física ou quando são muito estimulados. Por isso, evite que isso aconteça no período noturno! Deixe as brincadeiras e risadas para o dia e, conforme for escurecendo, vá diminuindo o ritmo até que a criança consiga relaxar.

Dê um banho morno antes do sono

Um banho morno, além de ser muito relaxante, ajuda a acalmar até mesmo o mais agitado dos bebês. Durante o banho, você pode cantar uma música ou manter uma conversa, com um tom de voz calmo e suave. Por fim, faça movimentos suaves e, se possível, massageie o pequeno por alguns minutos.

Campanha de Doação de Fraldas

Não elimine a soneca da tarde

Você pode imaginar que deixar a criança sem dormir, à tarde, fará ela dormir mais cedo, à noite. Mas isso é um engano! Se seu bebê não tirar nem um cochilinho, pode ficar muito irritado e, em vez de dormir logo, lutará com o sono. O cochilo da tarde, contudo, não deve substituir o sono noturno. Por isso, acostume-o a dormir em um ambiente mais claro nesse período — e não evite os barulhos rotineiros da casa, pois é importante que ele saiba diferenciar o dia da noite.

Dê um acessório para ajudá-lo a dormir

Crianças podem se sentir mais seguras ao dormirem ao lado de um objeto que seja familiar a elas, como um brinquedo de pelúcia, cobertor ou uma fraldinha, que possam acompanhá-lo no berço ou na cama. Portanto, permita que seu baby leve esse objeto para sua caminha, para que ele fique mais tranquilo e relaxado.

Mantenha o ambiente tranquilo

De nada adianta tentar relaxar o bebê se o ambiente em volta dele permanece agitado. É importante organizar a casa e a família, para que todos possam colaborar com o silêncio e a organização.

Deixe-o confortável

Cuide para que seu bebê esteja com roupas adequadas ao clima e para que os lençóis estejam bem limpos e secos. Outra medida importante é colocar fraldas noturnas, que mantêm as crianças mais sequinhas por mais tempo.

Evite mudanças de horário

Bebês e crianças se sentem mais seguros tendo uma rotina fixa. Por isso, procure estabelecer um horário para o sono e evite, ao máximo, qualquer alteração. O sono também é uma questão de hábito e se você conseguir manter uma rotina, rápido seu bebê irá se acostumar a ela.

A hora do sono precisa ser um momento de calma e relaxamento, por isso é importante que esse seja seu espírito. Se estiver nervosa ou estressada, peça ajuda ao seu companheiro ou companheira, pois os bebês conseguem sentir quando a mãe não está tranquila. Além disso, os outros membros da família podem e devem participar de todos os cuidados com o bebê, não é verdade?

Crie um ambiente agradável para o bebê

É necessário que o corpo do bebê compreenda quando é o momento de dormir, para que assim ele relaxe e permita que isso aconteça. Uma forma de fazer isso acontecer é criando um ambiente propício para o descanso!

Deixar o quarto com iluminação baixa, como uma lâmpada na tomada ou um abajur, é uma maneira de mostrar ao seu filho o momento de adormecer. Além disso, é necessário também ter atenção a temperatura, pois ela é essencial para uma boa noite de sono. Por último, não se esqueça da umidade do ar: se estiver seco, não deixe de ligar o umidificador.

Descubra o que incomoda seu filho

Já tentou as dicas anteriores e mesmo assim seu bebê continua acordado? Algo pode estar incomodando seu pequeno! É claro que seu filho vai acordar durante a noite para mamar, mas em alguns casos os problemas vão além da fome.

As cólicas são o principal fator que afeta o descanso do bebê, especialmente nos mais novos. Se você perceber que esse é o problema do seu filho, coloque-o de barriga para baixo ou faça massagens com movimentos circulares na zona abdominal para tentar aliviar as dores. Caso julgue necessário, use medicamentos prescritos pelo pediatra.

Além disso, existem alguns costumes da criança que são essenciais para que ela pegue no sono, como a chupeta. O ideal é permiti-la somente até o bebê dormir, retirando assim que ele pegar no sono. Desse modo, os pais evitam que seu filho se torne dependente dessa mania.

Crianças que se assustam facilmente devem ser enroladas em uma manta, evitando assim movimentos bruscos que podem acordá-las facilmente. Porém, tenha atenção: faça isso apenas até os três meses de vida, colocando sempre o bebê com a barriga para cima.

Não se esqueça ainda de deixar seu filho confortável: coloque nele uma roupa leve e de tecido macio, como algodão. Muitas camadas podem deixá-lo suado e irritado, impedindo que pegue no sono. Caso o frio seja intenso, aqueça o quarto e coloque um cobertor sobre ele, mas nada de muita roupa!

Não tente controlar o sono do bebê

Bebês tendem a dormir bastante — especialmente os recém-nascidos, que fazem isso cerca de 18 horas por dia! Então, não tente privar seu filho da soneca diurna!

Alguns pais acreditam que essa prática atrapalha o sono noturno, o que não é verdade. Na verdade, quando ele não descansa durante o dia, as chances do bebê acordar durante a noite são bem maiores, pois o organismo não conseguiu relaxar durante o dia.

Daí a importância em manter uma rotina de sono diurno também! Ela também ajuda o bebê a estruturar atividades que antecipam outras, como dormir. Então, se você alimenta seu filho durante o dia e, posteriormente, o coloca para dormir, faça a mesma coisa à noite, pois ele associará isso ao sono e vai se preparar para dormir.

Seja forte

O choro do bebê é a maior fraqueza dos pais, você não concorda? Por isso é tão importante superá-la! Se você levar seu filho para a cama a cada vez que ele chorar durante a noite, ele vai se acostumar a ficar nesse local, rejeitando assim o berço.

Outra atitude que você os pais devem evitar: fazer o bebê dormir no colo — o ideal é que ele durma sozinho, na posição adequada. Se ele chorar demais, fique ao seu lado, pois geralmente somente a presença dos pais tende a acalmá-lo. Mas nada de colo!

Fazer o bebê dormir pode não ser tão difícil assim, não é mesmo? Não se esqueça de estabelecer uma rotina para o sono, praticando-a também durante o dia, permitindo que o organismo do pequeno se acostume a ela!