Dicas para encontrar a babá perfeita

4 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

A vontade de muitos pais e mães de continuar crescendo em suas carreiras mesmo após terem tido filhos tem tornado as babás uma profissão extremamente valorizada nos dias de hoje. Mas, mesmo que a procura por essas profissionais esteja extremamente alta, cresce também a insegurança dos pais em relação a esse assunto, já que não é tão simples assim optar por colocar uma pessoa estranha dentro de casa para exercer uma tarefa tão importante e delicada como cuidar dos filhos.

Como é possível encontrar a babá perfeita para o seu pequeno? É o que vamos te ensinar hoje! Confira!

Não tenha pressa

A primeira regra para encontrar a babá perfeita é não ter pressa. Assim como a seleção do funcionário perfeito para uma empresa toma muito tempo e avaliação de várias variáveis, a contratação da babá também pode exigir muitos cuidados. Por isso, é importante entrevistar muitas candidatas, ouvir a indicação de familiares ou colegas e estudar o perfil da pessoa que você optou por contratar.

Se nenhuma das candidatas conquistou sua confiança, não se preocupe: é melhor não contar com ninguém do que colocar a pessoa errada para cuidar dos seus filhos.

Defina o horário em que você precisará da babá

Você já parou para pensar se precisa de uma babá que tenha a disponibilidade de ficar por tempo integral na sua casa ou se precisa de alguém que fique só enquanto você está ausente? É importante pensar nessas variáveis para facilitar a pré-seleção.

Além disso, é sempre bom contar com o apoio de alguém disponível para quando surgirem situações de aperto ou imprevistos na sua rotina, como ter que ficar até mais tarde no trabalho, ou ter que viajar para resolver alguma situação. Portanto, procure saber se sua candidata a babá está disposta a ajudar a te cobrir em momentos inesperados e fora do seu horário normal de trabalho (com a devida remuneração de hora extra, claro).

Peça referências e nunca contrate pessoas completamente estranhas

Referências são extremamente importantes na hora de contratar uma profissional que vai ficar dentro da sua casa, especialmente se ela vai ser a responsável por cuidar dos seus filhotes. Descubra onde ela já trabalhou antes e por que teve que sair. Não se esqueça ainda de contatar as referências passadas por ela sobre o seu trabalho.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Ter conhecimentos básicos de primeiros socorros é importante

Pode parecer uma habilidade desnecessária, mas uma babá que tem noções de primeiros socorros pode ser bastante importante na hora que a criança precisar de algum auxílio.

Habilidades simples como saber liberar as vias aéreas em caso de engasgos ou estancar feridas e fazer curativos provisórios são interessantes para dar conta das estripulias da meninada.

Você tem que gostar dela (e seu filho também!)

Não adianta contratar uma babá com todas as qualificações possíveis se nem você nem seu pimpolho se identificaram com ela. Como o tipo de relação entre a babá e a família pode se tornar muito íntima, é importante que ela conte com a aprovação de todos.

Depois de contratar, use um período de teste

Quando decidir que encontrou alguém que pode ser a babá perfeita, faça um contrato de experiência, que pode funcionar como um período de teste para avaliar se vocês e ela se adaptarão à nova rotina. A ideia é que você avalie cerca de 10 ou 15 dias de trabalho da candidata, com a opção de continuar com o trabalho dela ou dispensá-la.

Dê feedbacks e exponha suas expectativas

Pode ser que a babá dos seus sonhos ainda não exista, mas com certeza há alguém com potencial de chegar lá. Por isso, certifique-se de explicar à candidata com clareza e objetividade o que você espera dela (talvez seja interessante pensar sobre isso antes da entrevista) e nunca deixe de dizer o que pode ser melhorado (bem como o que está bom) no seu serviço.

Assim, você evita dispensar pessoas cuidadosas e eficientes por causa de mal-entendidos e elimina os riscos de permanecer em uma busca eterna pela babá certa.

Pronta para encontrar a babá perfeita para você e para o seu filho? Siga nossas dicas e conte para a gente quais foram os resultados!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário