Dicas para a alimentação das gestantes

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Uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para uma boa gestação. Nós sabemos que, durante esse período, a fome aumenta bastante. Mas esqueça tudo o que costumam dizer sobre comer por dois! O que importa para uma gestante não é a quantidade, mas sim a qualidade dos alimentos ingeridos durante a gravidez.

Há sempre muitas dúvidas sobre a alimentação de gestantes. Por isso, separamos algumas dicas de alimentos para que você e o seu baby passem muito bem durante todos os meses de gestação. Vamos lá?   

Primeiro trimestre

Durante a gestação, o corpo das mamães trabalha de uma maneira diferente — absorvendo o máximo de energia e nutrientes que contém cada alimento. O primeiro trimestre é uma fase importante para o desenvolvimento de órgãos vitais do bebê e, por isso, é fundamental a ingestão de ferro, ácido fólico e líquidos.

O ferro pode ser encontrado facilmente em carnes, ovos, feijão e verduras. Já o ácido fólico, pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, como espinafre, couve, brócolis, e também em cereais e frutas cítricas. Alguns médicos recomendam ainda um complemento de ácido fólico, que deve ser tomado durante todo o primeiro trimestre.

Segundo trimestre

A partir do segundo trimestre da gestação é preciso aumentar o consumo de Vitamina C, Vitamina B6 e magnésio. A Vitamina C pode ser encontrada em frutas como laranja, abacaxi, mamão, melancia, kiwi e também em hortaliças como brócolis e couve-flor. Elas agem na formação do colágeno — nos ossos, vasos sanguíneos e pele. A Vitamina B6 ajuda no crescimento e ganho de peso do bebê, e podemos encontrá-las em alimentos como frango, peixe, leite e derivados.

Terceiro trimestre

Com a chegada do terceiro trimestre o seu apetite deve aumentar, mas ao escolher os alimentos, é preciso tomar cuidado com aqueles que podem provocar a azia e a má digestão, que se tornam mais frequentes nessa fase. O cálcio e a Vitamina D são alimentos que favorecem os batimentos cardíacos e a contração muscular, além de fazerem com que o bebê tenha uma boa formação óssea — e, por isso, devem ser reforçados. O cálcio também é importante para o fortalecimento das unhas e dentes das mamães. Portanto, aumente o consumo desses nutrientes, ingerindo uma maior quantidade de leite e derivados, cereais integrais e gema de ovo.

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Alimentos que devem ser evitados durante a gestação

Gestantes podem comer quase de tudo, mas existem alguns alimentos que precisam ser evitados:

  • Peixes e frutos do mar (crus);
  • queijos com casca branca (tipo brie) e queijos com fungos (gorgonzola);
  • carnes bovinas malpassadas ou cruas (carpaccio);
  • carne de porco malpassada;
  • ovos crus.

Esses alimentos devem ser evitados pois podem possuir bactérias prejudiciais ao bebê. Evite também o consumo excessivo de sal para controlar a hipertensão!

Alimentos essenciais

Existem outros alimentos, além dos que foram citados acima, que também são importantes para alimentação das gestantes e devem ser consumidos durante esse período: carboidratos, proteínas, Vitaminas A, B1, B3 e lipídeos. Dê preferência para os alimentos orgânicos e integrais. Também utilize azeite, em vez de óleo ou molhos industrializados, no tempero da salada.

Dúvidas quanto a alimentação no período de gestação sempre aparecem, mas não é difícil criar uma boa dieta para esse momento. Converse bastante com o seu médico, para saber exatamente quais são os melhores alimentos para você e seu pequenino.

E lembre-se de não pular nenhuma refeição, além de comer de três em três horas, para nunca deixar o estômago totalmente vazio. Se for se ausentar de casa durante muito tempo ou enquanto estiver trabalhando, leve alguma fruta, castanhas ou barrinhas de cereal — para facilitar o lanche. Todos esses cuidados são importantes para o desenvolvimento do bebê e também para o seu bem-estar durante a gravidez!  

E você, tem se alimentado bem? Deixe um comentário com suas dúvidas e dicas adicionais sobre o assunto!

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