Dicas de como parar de amamentar de forma tranquila

4 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

O período de amamentação é um momento único e especial na vida da mãe e do bebê, determinando o vínculo e o fortalecimento da relação, além do desenvolvimento e nutrição do pequeno. Com o crescimento do bebê, surgem novas necessidades para ambos, como o retorno ao trabalho e a necessidade de introduzir novos alimentos na dieta, favorecendo o momento do desmame.

Essa transição deve ser feita da forma mais natural possível e, por isso, nós preparamos algumas dicas para ajudá-los no momento de parar de amamentar. Confira a seguir:

Saber o momento certo

Esse é o ponto mais importante a ser observado antes do desmame. Somente quando seu filho estiver pronto é que você deverá parar de amamentá-lo com o leite materno. Se a criança insistir nas mamadas e não aceitar outros alimentos, pode ser necessário esperar mais um pouco.

Se for esse o seu caso, invista no fortalecimento do vínculo de outras formas, dedicando atenção e carinhos durante a realização de outras atividades, como o banho ou a alimentação. Se seu filho aceitou bem a introdução de novos alimentos e demonstra um gradual desinteresse pelo peito, talvez ele já esteja pronto para iniciar o processo de desmame.

Evitar épocas conturbadas para a criança

O ideal é que o processo de desmame seja naturalmente incorporado à rotina familiar, por isso, evite fazê-lo em momentos de mudança — que por si só já causam ansiedade. A rotina é um elemento importante no desenvolvimento das crianças e qualquer mudança pode deixá-las inseguras, fazendo com que precisem ainda mais da presença materna.

Se a família vai passar por um período de novidades, como a mudança de casa ou o início da criança na escola ou berçário, é melhor esperar até que a rotina se estabeleça novamente para começar a suspender a amamentação.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Introduzir gradualmente uma nova rotina

Ao perceber que seu filho está pronto para o desmame, tente alterar gradualmente a rotina. Faça com que o seu filho perceba que terá outros momentos exclusivamente com você, mas não necessariamente dedicados à amamentação.

Criar um momento de leitura de livros infantis ou deixá-lo passar um pouco mais de tempo com o pai — ou outras pessoas próximas — são atitudes simples que reforçam o vínculo e dão segurança à criança. Se ela não pedir o peito, não ofereça. Deixe que ela perceba, naturalmente, que o momento de proximidade da amamentação será preenchido por outras atividades com os pais.

Conversar com a criança

Se o desmame for tardio, vale conversar com seu pimpolho e explicar de forma assertiva o motivo do desmame, deixando claro que isso é algo benéfico para ambos e que você continuará por perto, sempre que ele precisar.

Aproveitar as férias

Esse é um ótimo período para começar o processo de desmame, mas somente se não envolver mudanças na rotina, como viagens. Sempre que a mamãe estiver em casa, com bastante tempo livre, poderá dar maior atenção à criança e participar de atividades em conjunto que tirarão o foco da amamentação.

Alternar leite materno com leite na mamadeira

Você pode começar a usar a mamadeira, revezando essas mamadas com as demais (no peito), durante os primeiros dias. Quando o pequeno passar a aceitar a mamadeira, tente estabelecer um único momento onde a amamentação é permitida, por exemplo, antes de dormir — e substitua outras mamadas do dia pela mamadeira.

O processo de desmame pode ser lento e exigir muita paciência, pois as crianças tendem a se apegar ao momento de maior proximidade e carinho. Portanto, não tenha pressa! Aceite o tempo da criança e tudo fluirá normalmente. Independente de suas razões, tenha em mente que culpa é um sentimento que não cabe aqui. Embora o seu filho ainda não entenda, esse processo é importante para sua autonomia e desenvolvimento, e você está fazendo o melhor para isso.

E você, conhece outras dicas para ajudar as mamães durante esse período? Compartilhe conosco!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário