Gestação

Dicas para amenizar o desconforto na gravidez

Escrito por Equipe Fraldário

A gestação é um processo repleto de descobertas e mudanças, tanto físicas quanto emocionais. Afinal, uma nova vida, que precisa ser cuidada e amada, é formada dentro da barriga que cresce a cada mês. Como é um momento de grandes alterações no corpo e no organismo, é comum que apareçam alguns desconfortos.

As principais queixas das futuras mamães são as cólicas, as dores nas costas, nas mamas e de cabeça. Entretanto, os incômodos não precisam tirar o brilho desse momento tão especial e podem ser contornados para ter uma gestação tranquila.

Para auxiliá-la nessa etapa, separamos 5 formas de diminuir o desconforto na gravidez e aproveitá-la da melhor maneira possível. Confira!

Pratique exercícios físicos moderados

A prática de exercícios físicos é essencial ao longo do período e traz diversos benefícios. Além de prevenir a diabetes gestacional, também dá mais disposição e reduz as dores musculares. Ainda há o fortalecimento dos músculos, o que auxiliará na hora do parto.

A mente é igualmente beneficiada, já que praticar atividades físicas proporciona sensação de bem-estar e combate a depressão. Como resultado, há um alívio para as enxaquecas, que podem ser causadas pela tensão.

É importante respeitar os limites do seu corpo e também a gravidez, portanto, o ideal é apostar na caminhada, na ioga e em atividades leves e de pouco impacto. Para reduzir o desconforto das dores nas costas, é possível fazer alongamentos todos os dias para melhorar a postura. Antes de incluir os exercícios no seu dia a dia consulte seu médico para saber o que está liberado.

Tenha uma boa alimentação

Durante a gravidez, tudo o que o seu corpo consumir será levado até o bebê. Além disso, hábitos alimentares desregrados podem ocasionar o ganho excessivo de peso. Logo, é imprescindível ter uma alimentação saudável e completa.

Evite frituras e produtos gordurosos e inclua na sua dieta legumes, verduras e frutas. Consuma preparações ricas em fibras, já que um desconforto na gravidez é o intestino preso. Com esse nutriente, é possível eliminar o incômodo do quadro.

Distribua as refeições adequadamente

Para que a alimentação seja correta, é preciso que as refeições sejam distribuídas ao longo do dia. Especialmente nos primeiros meses, é normal ficar enjoada e comer uma grande quantidade de uma só vez pode piorar o quadro.

Portanto, coma de 3 em 3 horas e em pequenas porções. Essa ação prevenirá o enjoo e ajudará a evitar que você caia na tentação de beliscar um salgadinho ou um doce.

Beba bastante líquido

Manter-se hidratada na gestação contribui para a boa elasticidade da pele, elimina toxinas e auxilia o bom funcionamento do intestino. Por isso, beba bastante líquido, como água ou suco. Em caso de azia ou enjoo, que são comuns, a dica é beber líquidos gelados ou optar pelos sorvetes de frutas.

Conforme a gravidez avança, é normal que a barriga comece a fazer pressão na região da bexiga, o que aumenta as idas ao banheiro para urinar. Para não levantar diversas vezes durante a noite e evitar a interrupção do sono, reduza a quantidade de água antes de dormir.

Mantenha-se confortável

Para driblar o desconforto na gravidez é essencial se manter confortável. Ou seja, evite tudo aquilo que possa comprometer o seu bem-estar.

Roupas apertadas são um incômodo e podem até contribuir para a formação de estrias. Para fugir da situação, prefira os tecidos leves e no tamanho adequado. Já o uso de salto alto em excesso pode gerar dores na coluna e ainda há a preocupação com o inchaço nos pés. Para não errar, opte por sapatos arejados e baixos.

Durante a noite, climatize o quarto para que o seu sono seja revigorante e durma na posição certa a fim de evitar dores. O ideal é dormir de lado com um travesseiro sob a barriga. Ao longo do dia, não se esqueça de corrigir a postura para prevenir incômodos.

O desconforto na gravidez não precisa ser um inimigo desse momento incrível. Ao adotar essas soluções para a sua vida, será mais fácil focar na sua ligação com o bebê e curtir o processo de maneira despreocupada.

Gostou das dicas? Então, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e auxilie as amigas grávidas!

Comentar