4 estilos de decoração para o quarto do seu bebê

4 minutos para ler

O momento de esperar pelo bebê é recheado de expectativa, empolgação e ansiedade.

É natural que as mães e os pais se dediquem a aprender tudo que diz respeito ao universo dos recém-nascidos, procurando estar bem preparados para a chegada dos filhos. Nesse sentido, um dos passos que faz parte dessa mudança de vida é a reorganização de um lar e a criação de um quartinho para o pequeno.

Se você está envolvida nesse processo, continue a leitura deste post e confira os principais estilos de decoração para o quarto do bebê! Você conhecerá todos os detalhes para realizar sua escolha e, assim, conseguir um espaço como sempre sonhou.

Montessoriano e seguro

Você conhece o método montessoriano? Criado na Itália pela educadora Maria Montessori há aproximadamente 100 anos atrás, ele possui a premissa de construir e decorar um quarto para crianças, e não para adultos.

Ao invés de móveis altos, que só são alcançados por “gente grande”, os colchões, armários e prateleiras estarão na altura dos pequenos. O objetivo do quarto montessoriano é permitir que a criança consiga aprender noções de espaço e movimento de maneira independente e espontânea, mas sem deixar a segurança de lado.

Existem outros detalhes envolvidos no método, como deixar brinquedos ao fácil alcance, fixar um espelho para que a criança possa se conhecer e barras de apoio para quando ela comece a andar.

Como medida de segurança, priorize móveis sem quina e que estejam estáveis (móveis planejados são uma boa opção), evite pregos e vidros nos quadros e, é claro, proteja tomadas e outros elementos que ofereçam perigo.

Temático e lúdico

Quartos temáticos para bebês conseguem ser lúdicos, aconchegantes e muito modernos. Esse estilo é recomendado para que as crianças se sintam acolhidas em um mundo seguro, mas sempre envolvidas pela imaginação.

O tema pode ser um personagem, um conto de fadas ou mesmo algum assunto do imaginário popular — como uma selva ou um mundo nas nuvens, por exemplo. O tema aparecerá na decoração das paredes, nas roupas de cama e nos objetos de decoração.

O interessante desse estilo é que ele pode ser associado com o método montessoriano do primeiro tópico!

Contemporâneo e colorido

Apostar em um estilo de decoração cheio de cor e estampas para o quarto do bebê pode ser o desejo de muitos futuros papais e mamães! Esse tipo de décor combina com uma família que tenha um estilo de vida mais dinâmico e criativo.

O truque aqui é mesclar móveis de estilos diferentes — um retrô aqui, um clássico acolá — e usar e abusar das cores nos demais objetos de decoração. É interessante, aqui, analisar os sentimentos que cada cor traz antes de escolher as que irão predominar no quarto.

Clássico e elegante

Manter a decoração para o quarto do bebê em um estilo clássico e tradicional é, certamente, a escolha com menos chances de dar errado!

O estilo de décor clássico engloba cores neutras — como o branco, o off white e o bege — e móveis com formatos retos e sem muitos detalhes.

Nesse estilo, as cores aparecem mais nos objetos de decoração, e os itens como o kit berço e o enxoval trazem detalhes bem elegantes, como rendas. Se esse for o estilo que mais combina com você, não tenha medo de investir!

E então, o que achou de saber tudo sobre os estilos de decoração para o quarto do bebê? Tem alguma dica que facilitaria o processo de definir o tipo de decoração? Compartilhe com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário