Cuidados fundamentais com recém-nascidos

5 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Poucas coisas na vida são tão gostosas quanto ter um bebê novinho em casa. As roupinhas fofas, o cheirinho e aquela pessoinha tão especial e amada que chegou trazendo tanta alegria. Porém, com as alegrias, vêm também algumas preocupações, não é mesmo?

Se você acaba de se tornar mãe pela primeira vez, conheça agora 5 cuidados fundamentais que você e o papai devem ter com o recém-nascido:

Transmita segurança

Os primeiros dias são os mais difíceis. Há toda uma adaptação acontecendo em ambas as partes: a mamãe costuma ter inseguranças quanto aos cuidados com o bebê, medo de machucá-lo ou de não entender os sinais de fome, sono ou incômodos. Já o pequenino está se habituando ao novo ambiente, e todas as sensações são novidades.

Diante disso, é essencial que você, como mãe, transmita segurança e tranquilidade ao seu filhote para que ele não se assuste com os cuidados na hora da troca de fralda e banho. Para isso, pode ser interessante criar o hábito de conversar com o baby durante essas atividades: narre tudo o que está fazendo, pois mesmo sem entender nossa linguagem, a voz da mãe passa mais segurança ao pequeno.

Oriente as visitas

Quando um bebê nasce, é natural que amigos e familiares fiquem ansiosos para ir conhecê-lo. O problema é que, muitas vezes, a mamãe e o pequerrucho não estão muito disponíveis para tantas visitas. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para quem pretende visitar um recém-nascido. Se possível, oriente seus convidados a:

  • Não usar perfume forte, para não incomodar os narizes sensíveis;
  • lavar as mãos antes de tocar no recém-nascido;
  • adiar a visita, caso esteja com gripe ou resfriado;
  • e, o mais importante, ser breve — algumas pessoas não entendem que visita precisa ser rápida, afinal, a mamãe costuma estar cansada e o bebê também precisa dormir.

Visitas sempre são bem-vindas, e é ótimo saber que nosso filho ou filha é querido por todos, mas esse momento entre mamãe e bebê exige o máximo de tranquilidade e privacidade.

Cuide bem da sua alimentação

Há muitas controvérsias quando o assunto é a alimentação da mãe que amamenta. Alguns médicos defendem a ideia de que tudo o que a mãe come passa para o leite integralmente e influencia a nutrição bebê. Outros dizem que apenas os melhores nutrientes passam para o leite, então não há consequências negativas para o bebê.

De qualquer forma, o melhor a fazer é não exagerar em nada e ir voltando à sua dieta alimentar gradualmente e sempre observando se o bebê não passa a ter mais cólicas quando você ingere determinado alimento.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Amamente

Amamentar é maravilhoso, estreita os laços entre mamãe e bebê e ainda fortalece o sistema imunológico do pequenino. De quebra, isso te ajudará a perder a barriga, pois ao amamentar o útero contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

Lembre-se de que o recém-nascido tem o estômago muito pequenino, nos primeiros dias, ele suporta só cerca de 7 ml de leite — se for fazer um comparativo, seria algo do tamanho de uma cereja pequena, já pensou?!

Com o passar dos dias, essa capacidade vai aumentando, chegando a 70 ml na segunda semana. A partir daí vai aumentando em torno de 20 ml por quilo ganho. Por isso é importante não deixar o bebê sem mamar durante muitas horas quando estiver acordado: como o estômago é muito pequeno, nos primeiros meses ele irá mamar com mais frequência.

O ideal é amamentar em livre demanda e oferecer o peito sempre que solicitado.

Dê muito colo e amor

Antigamente, as pessoas costumavam dizer que se você desse muito colo ao bebê recém-nascido ele ficaria mal-acostumado. Mas, atualmente, vários estudos e pesquisas comprovaram que o melhor lugar para um recém-nascido é perto da mãe, com seu cheiro e calor.

Então não tenha receio de pegar seu bebê: saiba que o seu colo é o melhor lugar do mundo para ele, que saiu há tão pouco tempo do útero onde podia ouvir 24 horas por dia seus batimentos cardíacos e sentir seu calor em tempo integral.

Não espere que ele fique muito tempo sozinho em um berço ou carrinho, esses são para o pequeno são lugares apáticos e frios. Acredite, ele sente muito a sua falta, e um bebê bem-acolhido será uma criança muito mais segura futuramente.

Ter um filho é a maior aventura que você irá viver! São tantas emoções envolvidas, tantas descobertas a cada dia. É algo realmente maravilhoso e muito compensador ver seu filho crescendo e descobrindo o mundo.

Aproveite as nossas dicas para ficar mais segura nessa jornada e não deixe de compartilhar sua exepriência com a gente nos comentários!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário