Pular para o conteúdo

Conheça 4 cuidados que você precisa ter com o bico da mamadeira

Seja para incrementar a alimentação do bebê ou facilitá-la, o uso de mamadeiras sempre traz muitas dúvidas, especialmente quando o assunto é o bico da mamadeira. Para pais de primeira viagem então, os cuidados acerca desse acessório podem parecer mais difíceis do que realmente são.

Foi pensando nisso que preparamos um guia simples com o que você precisa saber para manusear, limpar e tornar esse item mais seguro. Acompanhe!

1. Como limpar o bico da mamadeira?

Muitos pais e mães costumam confundir limpeza e esterilização, que são duas coisas diferentes, mas que se complementam.

A esterilização, por exemplo, destina-se a eliminar germes e bactérias da peça. Já a limpeza é focada em eliminar os resíduos que estão no bico da mamadeira.

O processo para limpá-lo adequadamente é bem simples. Para tanto, é preciso lavá-lo em água corrente, utilizar detergente neutro e contar com escovas próprias para higienização do utensílio.

Lembre-se também de se certificar que toda a espuma feita durante a lavagem foi completamente removida!

2. O que fazer quando for trocá-lo por outro?

Outro ponto que requer sua atenção é o momento certo para trocar o bico de mamadeira. Isso porque o uso de uma peça que tenha algum tipo de dano pode prejudicar não apenas a alimentação, como também o bem-estar físico do bebê.

Por isso, repare se o modelo atual permite o fluxo contínuo da saída do leite. Se estiver muito intenso, é porque o orifício dele está muito grande e precisa ser substituído para não engasgar o neném.

Partes faltando, rasgos e rachaduras também aumentam esse risco. Além disso, veja se o bico está inchado ou grudento. Em caso positivo, isso é sinal de que ele está se deteriorando.

Por fim, veja se ao puxar a parte superior dele, o mesmo retorna à posição original. Se isso não acontecer, é porque ele está afinando e não é mais indicado para uso.

3. Como evitar acidentes?

Outro aspecto importante que demanda cuidado é na hora de esquentar o leite na mamadeira. Muitos pais costumam aquecê-lo colocando a peça em banho-maria dentro de uma panela com água quente ou no micro-ondas.

Em seguida, testam a temperatura do alimento e dão aos pequenos. Porém, é muito importante que antes de fazer isso, você veja se o bico também não está aquecido. Afinal, o calor pode ser conduzido por todo o corpo da mamadeira até ele e isso ocasionará queimaduras na boca dos nenéns, especialmente aqueles com poucos meses de vida que são ainda mais sensíveis.

4. Como esterilizar?

Todo e qualquer utensílio usado pela criança para a alimentação deve ser esterilizado. Esse é um passo fundamental para garantir que bactérias e vermes não se proliferem e entrem em contato com o pequeno durante a ingestão de líquidos. Afinal, o sistema imunológico dele ainda não está completamente desenvolvido e, por isso, é mais suscetível à doenças.

O método de esterilização é bastante prático e não requer muito tempo. Tudo o que você precisa fazer é submergir o bico da mamadeira em água fervente por, pelo menos, 5 minutos. Nunca se esqueça que é indispensável que essa prática seja repetida antes de utilizá-lo novamente, pois assim garantirá a saúde do seu filho.

Os cuidados que apresentamos ao longo desse texto são essenciais para certificar-se que o bico da mamadeira é seguro. Tomando os cuidados apresentados, seu filho terá um crescimento sadio e sem riscos.