Pular para o conteúdo

Cuidados ao lavar as roupinhas do bebê

A barriga vai crescendo e as expectativas e ansiedade também, não é mesmo? Por volta do sétimo mês de gravidez, geralmente, já temos o enxoval do bebê montado, os preparativos para o quarto e álbuns de fotografia apenas aguardando as fotos com as primeiras caretas, banhos e roupinhas. Ficamos durante meses preparando nos para que o neném tenha tudo do bom e do melhor. Meias, roupas de frio, camisetas, lençóis delicados, almofadas para se acomodarem no berço, entre outros mimos.

E por falar em roupinhas, se cronometrarmos o tempo gasto namorando essas peças, escolhendo cores e imaginando como vão ficar, com qual cor o bebê vai sair do hospital, gastaríamos horas e horas.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos sobre os cuidados necessários para lavar as roupinhas do seu pequeno. Confira a seguir!

Fique atenta ao lavar a roupa do bebê

Quando começar

Como você quer que seu baby já chegue ao mundo com tudo em ordem, o ideal é começar a lavar suas roupinhas desde o oitavo mês de gestação. E não se esqueça de que o quarto também deve ser preparado: lave e passe os lençóis e toda a roupa de cama. Cuide, também, para que cortinas e tapetes estejam limpos e longe de poeira.

Prepare um kit

Providencie saquinhos plásticos ou de TNT, para acomodar as roupas do bebê durante as últimas semanas de gestação. Assim, você poderá manter as roupas já limpas sempre longe da poeira. Para isso, monte um estoque com sabão neutro, suave e dermatologicamente testado, além de bacias para acomodar as roupas antes e depois da lavagem.

E lembre-se de que você não deve misturar as roupas delicadas do bebê com o restante das roupas da casa, que poderão conter um tipo de sujeira muito mais “pesada”. Além disso, esqueça alvejantes e amaciantes, pois eles contêm um cheiro muito forte e podem causar alergia ao bebê.

Lavar a roupa do bebê à mão ou colocar na máquina?

Algumas máquinas de lavar já têm a função para roupas delicadas. Se esse é o caso da sua, coloque apenas as roupas do bebê para lavagem e uma pequena quantidade de sabão. Recomenda-se nesses casos o uso da máquina, já que seu enxágue é mais eficiente e evita que fiquem vestígios de sabão nas peças, evitando ainda possíveis alergias.

Também é possível esfregar e enxaguar as roupas a mão também. No entanto, deve-se lembrar ser minuciosa com o enxágue, garantido que a pele do bebe não terá contato nenhum com produtos químicos usados. Antes de colocar as roupas na máquina ou mesmo de lavar à mão, coloque-as de molho por cerca de 10 a 15 minutos, para que haja menos desgaste nas peças ao tirar a sujeira.

Pós-lavagem

Coloque as peças de roupas do bebê em um local bem arejado e separadas das outras peças da casa. Quando for passar essas peças, cubra a superfície da tábua de passar com um pano limpo e passe todas as roupinhas do lado avesso, em uma temperatura média. Você pode guardar as roupas nos saquinhos que preparou, em seguida. Assim, além de conservá-las limpas, você não correrá o risco de que as roupinhas dos pequenos amarrotarem.

E você, conhece outras dicas de cuidados para lavar as roupas do bebê? Compartilhe conosco! E não se esqueça de assinar nossa newsletter, para receber outros textos sobre cuidados com os bebês!

Marcações: