Pular para o conteúdo

Dicas para ajudar a controlar o enjoo na gravidez

A gestação é um momento mágico, cheio de expectativas e preparações para a chegada do bebê. Preparar o enxoval, decorar o quartinho, separar as roupinhas: tudo isso é muito prazeroso para a nova mamãe.

No entanto, há alguns incômodos perfeitamente naturais, como ansiedade, dúvidas sobre a alimentação, insônia, mudanças no corpo e náuseas. Os enjoos são sentidos principalmente no primeiro trimestre e, em alguns casos, duram os nove meses.

Se você também tem sentido enjoo na gravidez, não se preocupe! Neste post, vamos apresentar 6 dicas de como minimizar ou até mesmo acabar com ele. Acompanhe!

1. Alimente-se de 3 em 3 horas

Manter uma alimentação saudável e nos horários certos é importante para todos, especialmente para as grávidas. Criar o hábito de comer a cada 3 horas fará com que o organismo se acostume a receber alimentos em horários preestabelecidos. Além disso, evitará os excessos de comida nas principais refeições.

Dessa forma, o corpo terá menos alimento para digerir e seu esvaziamento será mais rápido. Quando a comida fica parada no estômago por muito tempo, há grandes chances de refluxo, gastrite e enjoos.

2. Coma biscoito salgado pela manhã, antes de se levantar

Os desconfortos mais fortes geralmente são sentidos no período matutino, pois o estômago vazio aumenta as náuseas. Portanto, deixe biscoitos de água e sal ao lado da cama e, antes de se levantar, coma alguns. Eles podem ser ingeridos inclusive durante o dia, quando aparecerem os enjoos.

3. Beba bastante líquido durante o dia

A ingestão de líquidos ajuda a aliviar a sensação de estômago embrulhado — mas não beba muito de uma só vez. O ideal é ingeri-los aos poucos, ao longo do dia. Água com algumas gotas de limão, chás e água de coco oferecem bastante alívio.

É importante não tomar nada durante as refeições, já que o consumo de líquidos junto com a comida forma um bolo alimentar que leva mais tempo para ser digerido pelo organismo. Dessa forma, agrava-se a sensação de mal-estar.

4. Pratique exercícios leves

Alguns exercícios leves, como a caminhada, auxiliam na digestão. Além disso, o corpo libera endorfina ao praticar atividades físicas. Essa substância proporciona uma sensação de bem-estar e o alívio do estresse — que também é causador de enjoos na gravidez.

5. Consuma frutas ácidas e cítricas

Itens como abacaxi, limão, laranja e kiwi trazem alívio para as náuseas. O suco dessas frutas também é bastante eficaz. Além de serem saudáveis e fontes de vitaminas e fibras, as frutas hidratam e alimentam ao mesmo tempo.

6. Evite alimentos gordurosos e muito condimentados

A gordura dos alimentos torna a digestão mais lenta e, por isso, aumenta os enjoos na gravidez. Dê preferência a itens mais leves e fáceis de serem digeridos, como carnes magras, purês, sopas, macarrão, verduras e legumes cozidos.

Se possível, evite permanecer na cozinha enquanto as refeições são preparadas. Durante o cozimento, o odor dos alimentos tende a ficar intenso — principalmente para as grávidas, que têm um olfato mais apurado —, e isso também pode causar náuseas.

Enfim, é bem simples controlar o enjoo na gravidez. São pequenas mudanças de hábito e alimentação que a farão se sentir muito melhor nesse momento tão magnífico, durante o qual você merece todo o bem-estar possível para se preparar para a chegada do bebê.

O que achou de nossas dicas? Conhece outras que também são eficazes? Então, deixe seu comentário para compartilhar suas experiências conosco e com outras mamães!