Vale a pena contratar uma enfermeira para o recém-nascido após o parto?

4 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

Será que vale mesmo a pena contratar enfermeira para recém-nascido? Sabemos que depois do parto, toda ajuda é mais do que bem-vinda. Afinal, teremos um recém-nascido em casa. Sendo assim, é muito importante ficar atento aos cuidados iniciais com o bebê e até mesmo com a nova mamãe.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Abaixo você vai descobrir se vale a pena contratar uma enfermeira para recém-nascido. Será mesmo que é preciso contratar uma para ajudar nesse período? É o que você confere a seguir. Boa leitura!

Vantagens e desvantagens de contratar enfermeira para recém-nascido

Vantagens

A enfermeira será de grande ajuda nos primeiros dias, principalmente se o casal for pais de primeira viagem. A enfermeira estará ali auxiliando para que tudo saia nos conformes. Além disso, ela também auxiliará nos cuidados básicos com o recém-nascido e com a amamentação, explicando sempre como tudo deve ser realizado.

A enfermeira também vai ensinar como limpar o coto umbilical. Essa tarefa é importante para evitar que apareçam infecções no seu filho. Além disso, uma profissional também ajudará a esclarecer mitos e verdades sobre esse período. Em resumo, a enfermeira trará conhecimento e ensinamentos a respeito dessa fase.

Desvantagens

Porém, como tudo na vida, contratar uma enfermeira possui vantagens, como vimos, mas também há desvantagens. Se o seu orçamento estiver apertado, saiba que uma enfermeira pode custar um pouco caro.

Se a despesa não couber no orçamento, você pode procurar outra solução. Uma babá com experiência em recém-nascidos pode ser uma boa opção.

Vale ressaltar que, independentemente da decisão que você tomar, a contratação de uma profissional deve ser feita com antecedência. É preciso que você entreviste, converse, busque opções. Nada de procurar em cima da hora. Essa escolha deve ser feita com cuidado. Afinal, você estará colocando uma “desconhecida” em casa.

Quando pode ser útil contratar uma enfermeira para recém-nascido

Uma enfermeira deve ser contratada no período inicial, quando a mamãe ainda estiver se recuperando do parto. Nesse caso, a enfermeira será de grande auxílio e vem realmente para “socorrer” e prestar apoio no que for necessário.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

Além disso, como explicado anteriormente, a enfermeira também poderá ajudar com questões mais difíceis nessa fase inicial. Ela pode ajudar a trocar a fralda, dar banho, amamentar, limpar o bebê. Dependendo da profissional, ela também pode ajudar com as compras.

Mas, cada caso é um caso. O ideal é que você tome essa decisão com antecedência. Mas o momento certo para essa contratação, fica a critério do casal. Conversem e decidam quando essa contratação se faz necessária.

Habilidades necessárias que uma enfermeira para recém-nascido precisa ter

A enfermeira precisa entender bem dos cuidados com recém-nascidos, como por exemplo:

  • Orientar e cuidar da ferida operatória em caso de a mamãe ter feito uma cesariana;
  • Orientar e cuidar do coto umbilical;

Dar assistência para a amamentação, orientando de forma correta sobre pega, ingurgitamento e outras atividades.

Em alguns casos, a enfermeira também auxilia na troca de fraldas e nos cuidados básicos, como citados anteriormente. Mas isso vai de profissional para profissional. Cabe a você conversar com as enfermeiras e verificar como elas realizam o trabalho.

Média de preços e tipos de planos para contratar uma enfermeira para recém-nascido

A Unimed conta com um serviço chamado Unibaby para orientar as mamães e prestar apoio durante a fase inicial após o parto. A visita é realizada por uma enfermeira, alguns dias após o parto e ela busca auxiliar e tirar dúvidas que as mamães possuem.

Mas, se você quiser contratar por fora, você também pode. O preço vai depender de região para região. Porém, caso a enfermeira for passar 12 horas na sua casa, o preço pode ficar na faixa de 100 a 150 reais. Se for o dia todo, o preço pode ficar entre 200 e 250 reais.

Se informe como funciona o serviço na sua região e busque informações de preços para que tenha a ideia do valor do serviço no seu Estado.


Agora é com você. Coloque no papel, converse com seus familiares e decida se é necessário ou não contratar uma enfermeira para recém-nascido. Até mais!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário