Pular para o conteúdo

Como usar mamadeira corretamente

Embora o leite materno seja o alimento ideal para os bebês, muitas vezes há a necessidade de utilizar a mamadeira. Isso pode acontecer caso a mãe precise dar fórmulas ou o próprio leite quando não há a possibilidade de amamentação no seio. Independentemente de qual seja o motivo, é importante se atentar a algumas dicas de amamentação.

E para ajudar você que deseja saber mais sobre como usar mamadeira corretamente, evitando riscos e proporcionando uma alimentação saudável para sua criança, preparamos esse artigo com orientações muito importantes. Confira!

1. Faça uma transição tranquila

Primeiramente, é importante atentar-se que a transição do seio para a mamadeira pode levar um tempo para que o bebê adapte-se à mudança.

Para isso, os pais devem escolher uma mamadeira adequada, preferencialmente de uma marca certificada e que seja livre de Bisfenol A, matéria-prima de alguns produtos que pode ser prejudicial à saúde.

Para iniciar a transição, é indicado afagar o bebê no colo para que ele tenha a sensação de amamentação. Além disso, oferecer a mamadeira após o horário é uma boa estratégia para que ele fique com fome e mais interessado. Utilizar um bico semelhante à chupeta e aquecê-lo com água morna também pode ajudar o bebê a acostumar-se com a mamadeira.

Essas são algumas dicas de amamentação que podem tornar a transição mais tranquila para a mãe e para o lactente.

2. Observe a frequência e a quantidade de mamadeiras dadas ao bebê

Quando um bebê é alimentado apenas pela mamadeira, o ideal é que ela seja oferecida a cada duas ou três horas durante os primeiros dias. Comece com uma quantidade de 30ml e aumente gradualmente nas próximas mamadas. Observe que, se sobrar um pouquinho na mamadeira, é sinal de que a criança está satisfeita.

Muitas mães ficam preocupadas ao amamentar pela mamadeira, pois têm a impressão de que a criança não está bem nutrida. Para verificar isso, observe as fraldas do bebê. Se a troca for de seis fraldas com urina e duas com fezes durante o dia, isso é indício de uma boa nutrição.

Mas lembre-se: é fundamental que você consulte o pediatra regularmente para que a criança seja pesada e analisada pelo especialista.

3. Higienize a mamadeira corretamente

Uma das principais dicas de amamentação é a limpeza da mamadeira. Ela é essencial para a saúde da criança porque evita a proliferação de bactérias que geram risco de infecções. A cada uso, lave todas as partes da mamadeira com sabão neutro, mas sem exageros. Opte por esponjas ou escovinhas exclusivas para esse fim.

A esterilização da mamadeira (e até da chupeta) também é muito importante. Você pode utilizar o micro-ondas ou ainda mergulhar as partes da mamadeira em água fervendo por cinco minutos. Deixe secar naturalmente em um local limpo.

É importante observar que a esterilização é necessária até que a criança complete um ano de idade. Depois disso, a imunidade já estará mais reforçada e o processo pode ser realizado apenas quando houver cheiro forte ou se a criança estiver com doença infecciosa.

Mas não deixe de fazer a limpeza frequente para evitar o acúmulo de sujidades na mamadeira ao longo do tempo.

Gostou das nossas dicas de amamentação? Lembrou-se de mais sugestões para o bom uso da mamadeira? Então deixe seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!