Pular para o conteúdo

Dicas para tirar a chupeta do seu bebê

Usar a chupeta para acalmar o bebê é um hábito muito comum entre mamães e papais. O “bico” ajuda a confortar a criança, por remeter ao ato de sucção do seio materno, permitindo que ela se sinta segura quando está usando esse objeto. Apesar de parecer um hábito inofensivo, o uso de chupetas não é encorajado por muito tempo, especialmente por pediatras e odontologistas infantis, que conseguem observar alguns problemas na fala e na dentição da criança que usa esse artifício regularmente em sua rotina.

Bebês que usam chupeta podem manter a boca, por muito tempo, em uma posição não natural, prejudicando o desenvolvimento da musculatura local, da língua e da dentição — o que dificulta sua capacidade de fala e mastigação. Por esse motivo, o uso da chupeta deve ser realizado somente quando necessário, e esse hábito não deve fazer parte da rotina de crianças com mais de um ano.

O seu baby ainda usa chupeta? Você está pensando em mudar esse hábito? No artigo de hoje vamos compartilhar com você quatro dicas para ajudar seu pequeno a ficar livre do “bico”. Confira a seguir!

Vá tirando a chupeta aos poucos

Os pais, especialmente aqueles de primeira viagem, precisam entender que, assim como qualquer novo aprendizado, o hábito de não usar a chupeta também deve ser tratado com calma e muita paciência. É melhor ir removendo a chupeta da rotina de seu filho aos poucos, do que realizar alguma mudança drástica em seus costumes, deixando-o mais inseguro e sem confiança em você.

Por isso, vá diminuindo aos poucos o tempo de uso da chupeta, evitando que ela fique disponível para o seu filho quando ele está acordado e se entretendo com outras atividades.

Tire a chupeta enquanto o bebê dorme

Seu filho tem o hábito de dormir com a chupeta na boca? Uma boa estratégia para começar a tirar esse objeto da rotina do seu filho é soltar, discretamente, a chupeta da boca do bebê enquanto ele dorme, para que se acostume a passar boa parte da noite sem esse artifício.

Após retirar o “bico”, deixe o objeto ao lado da criança, no berço ou na cama, para que, caso ela acorde, possa utilizar a chupeta para pegar no sono novamente. Quando isso acontecer, tenha paciência e remova, novamente, a chupeta após ele pegar no sono de novo. Essa prática vai ajudá-lo a se desapegar desse hábito aos poucos.

Pedir para o bebê tirar a chupeta antes de falar

Um hábito comum em crianças que usam chupetas é o de falar enquanto tem esse objeto na boca. Para estimular seu filho a desapegar da chupeta, peça a ele, sempre que for falar algo, para que tire o objeto na boca, com o argumento de que você não consegue escutá-lo.

Como seu filho vai se comunicar cada vez mais com vocês, o hábito de tirar a chupeta da boca vai se tornar frequente, facilitando o desapego ao objeto.

Cortar o bico da chupeta

Essa é uma tática muito interessante para os bebês que não abrem mão do uso da chupeta. Com a ajuda de uma tesoura, corte um pequeno pedaço do bico da chupeta, deixando um buraco discreto na região. Esse furo vai alterar a sensação de sucção que seu filho terá ao usar o objeto, permitindo que ele mesmo desista de usar a chupeta em alguns momentos, por entender que ela não oferece o mesmo estímulo do que anteriormente, quando não tinha o furo.

Se o pequeno pedir por outra chupeta, seja firme e diga que ele só pode ter um modelo desses objetos em casa.

Com a ajuda dessas quatro dicas, a tarefa de retirar a chupeta da rotina do seu pimpolho vai se tornar muito mais fácil. Não se esqueça que a paciência, o carinho e a compreensão são essenciais nessa etapa da vida, para que seu filho perca o hábito de usar a chupeta sem passar por nenhum tipo de trauma.

E você, como fez para tirar a chupeta do seu bebê? Conte para a gente!