Como ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo?

4 minutos para ler
Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert

A maternidade é, sem duvida, um momento mágico e muito especial na vida de qualquer mulher. Junto com ela, no entanto, vêm algumas responsabilidades e, principalmente, um turbilhão de dúvidas! Afinal, depois que o bebê nasce, tudo fica diferente. E uma das preocupações que mais abatem as grávidas e as novas mamães é a questão do trabalho.

Algumas mulheres optam por deixar a carreira de lado e cuidar apenas do lar e dos filhos, outras não podem ter essa opção, pois precisam sustentar o lar, e há ainda outras mães que, mesmo podendo optar, preferem se dedicar à carreira e cuidar de seus filhotes ao mesmo tempo.

Se você está passando por essa situação, saiba que, mesmo trabalhando, é possível dar atenção aos pequenos tanto quanto a mãe que fica em casa! Quer saber como? Fique de olho nessas dicas de como ser mãe e trabalhar ao mesmo tempo!

Aceite ajuda

Tudo bem que as mães ficam apaixonadas por seus bebês e não querem ficar longe deles, mas é importante saber dividir os cuidados. Ser uma boa mãe não significa ficar 24 horas do dia cuidando dos filhos, afinal, você não é só mãe: é uma mulher que tem outros afazeres também.

Pode ser difícil, no começo, delegar alguns cuidados e confiar em outras pessoas, mas vale a pena tentar, isso será importante para você conseguir trabalhar. Os papais precisam dividir os cuidados com as mamães, e a maioria dos avós também adora ajudar a tomar conta dos pequenos. Aproveite isso e fique tranquila, pois eles certamente cuidarão bem do bebê!

Se você não tem ninguém que possa te ajudar a cuidar do bebê, informe-se sobre algumas creches e escolinhas e leia também nosso post com 7 dicas para encontrar a babá perfeita!

Converse com a empresa

Mas além de contar com o auxílio de parentes e profissionais dedicados às crianças, é preciso exercer seus direitos.

Papinhas para BebêPowered by Rock Convert

A licença maternidade é um direito e deve ser aproveitada pelas mães, e mesmo quando esse tempo acaba, se você tiver uma boa relação com a empresa vale a pena tentar conversar e, quem sabe, até adiantar algumas férias para ficar por perto enquanto o bebê ainda é pequeno.

Trabalhe em casa

Existe uma boa opção para quem deseja continuar trabalhando, mas não abre mão de ficar em casa o dia todo com os filhos: trabalhar em casa. Alguns empregos permitem que parte do trabalho seja feito em Home Office. Se esse é seu caso, converse com o chefe sobre o seu horário e entrem em um acordo.

Outra ideia é começar a atuar como autônoma, definindo seus próprios horários e tendo liberdade de trabalhar apenas enquanto o seu pimpolho estiver na creche ou escola.

Organize-se e tenha uma rotina

Independentemente da sua escolha, tenha uma rotina: a organização é muito importante, principalmente se a mãe trabalhar em casa ou se precisa se dedicar fora do tempo de trabalho para subir na carreira.

Assim, desde pequena, a criança irá se habituar à rotina e à organização e isso auxiliará em seu desenvolvimento. Além disso, lembre-se de separar um tempo para você também e para investir na sua relação com o papai!

Trabalhar e ser mãe ao mesmo tempo não é nada fácil, mas não é impossível! Organizando o tempo e a rotina e contando com a ajuda de familiares ou até mesmo da escolinha, é possível encontrar tranquilidade e equilibrar os dois objetivos.

E você, ainda está em dúvida sobre abandonar a carreira ou continuar trabalhando depois de se tornar mãe? Compartilhe sua história com a gente nos comentários e participe da discussão!

Cuidados com Recém NascidosPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário