Pular para o conteúdo

Como se preparar para a chegada do bebê

A chegada de um bebê muda a rotina dos pais, a dinâmica da casa e a vida da família para melhor! Não dá para negar que os pequenos trazem um fôlego novo de alegria para o lar, mas tal chegada precisa ser programada com muito carinho para garantir o bem-estar e segurança do novo morador. Quer saber quais são os preparativos que você deve providenciar para receber seu filho da melhor forma possível? Então continue lendo o nosso artigo!

Prepare o enxoval

Se seu filhinho está a caminho, o ideal é que o enxoval dele seja montado gradualmente. Não deixe as compras para a última hora, até porque, tudo deve ser higienizado, esterilizado e organizado previamente.

Na hora de montar o enxoval, priorize peças estritamente necessárias e tome cuidado com os excessos. Ao comprar muitas roupinhas e sapatos, você corre o risco de desperdiçar dinheiro e ocupar espaço demais. Não se esqueça de que os bebês crescem rapidamente!

Monte o quartinho

Comece a planejar a montagem do quartinho do baby desde cedo, afinal, essa é uma das partes mais divertidas! Veja o espaço disponível, pense na iluminação e ventilação, além de programar a decoração com carinho.

Escolha temas e cores que te agradem, mas, não deixe de dar importância à funcionalidade do ambiente. É necessário que o quarto do bebê não seja apenas bonito: ele precisa ser prático, agradável, confortável e favorável ao desenvolvimento das atividades da mãe.

Aumente a segurança da casa

Com crianças em casa, a atenção em relação à segurança deve ser redobrada. Para evitar acidentes domésticos, como quedas, sufocamentos e engasgos, não deixe objetos pequenos ao alcance do bebê.

Outras medidas importantes consistem em eliminar as quinas, colocar protetores nas tomadas, priorizar pisos antiderrapantes, pôr telas de proteção nas piscinas e janelas, instalar guarda corpo nas escadas, além de manter as portas fechadas.

Faça as mudanças gradualmente

Que a casa precisa de adaptações para receber o neném, isso é fato. No entanto, não se deve correr para fazer tudo em nove meses! Vá fazendo as intervenções à medida que a criança for crescendo e conforme as necessidades forem surgindo.

Para que tirar todos os adornos da mesa se a criança ainda nem anda sozinha? Para que gastar com telas para a piscina, antes da criança começar a engatinhar? Você tem despesas mais urgentes com que arcar, e é justamente por isso que as modificações na casa devem ser feitas por etapas.

Cuide do emocional

Além de todos os preparativos técnicos e práticos para a chegada da criança, prepare também o seu emocional. Para tanto, converse com o cônjuge, troque ideias com outras mamães e esclareça todas as suas dúvidas com o médico. Isso pode te deixar mais segura e tranquila para receber o filhote!

Lembre-se que a gestação é um período marcado pela ansiedade e expectativa em torno da chegada do novo membro da família e, querendo ou não, isso causa uma revolução nos hormônios e emoções.

E aí, como você está se preparando para a chegada do seu baby? Compartilhe suas opiniões com a gente através dos comentários e até a próxima!

Marcações: