Pular para o conteúdo

Como saber se posso engravidar?

Muitas mulheres têm dificuldade de realizar o sonho de ser mãe. Algumas ficam [anos tentando engravidar e não conseguem]https://meufraldario.com.br/mitos-da-gravidez/), sendo bem difícil saber se esse é um problema passageiro ou permanente. A verdade é que os sinais de infertilidade são tão diversos quanto suas causas.

Maus hábitos, como alcoolismo, tabagismo e alimentação não saudável, cirurgias e doenças no abdômen e na região pélvica, além da idade avançada podem dificultar ou impedir a concepção. Confira neste post alguns indícios de que você pode estar com problemas de fertilidade.

Ciclo menstrual irregular

Um ciclo normal dura de 28 a 30 dias. Períodos muito mais longos ou mais curtos podem indicar algum distúrbio. Fluxo menstrual abaixo do normal ou intenso também podem ser sinal de alerta.

Intensas cólicas menstruais

É normal sentir uma cólica fraca no início ou no final do ciclo. No entanto, uma dor muito forte pode ser indício tanto de infertilidade, quanto de algumas doenças, por vezes graves.

Distúrbios hormonais

Além da cólica, são comuns outros sintomas e alterações no organismo durante o período menstrual, como inchaço abdominal e nas mamas, dores de cabeça, entre outros. Quando muito intensos, eles podem representar alguma instabilidade hormonal.

Dores pélvicas

Qualquer dor na região abdominal ou pélvica que não seja uma simples cólica pode representar um risco à saúde e à gravidez. É necessário procurar um médico, pois pode ser o sintoma de alguma doença grave, como endometriose e até câncer.

Excesso de peso

O excesso de peso pode ser tanto uma causa quanto um sinal de infertilidade. Pessoas com sobrepeso, com oscilação de mais de 30% no peso ou até mesmo abaixo do normal, podem ter dificuldade de engravidar devido à baixa carga hormonal. É preciso não só emagrecer, como fazer um tratamento com hormônios antes de tentar ter um bebê. O baixo peso também pode ser um problema, sobretudo se estiver relacionado com a produção de hormônios.

Idade avançada

Hoje as mulheres engravidam cada vez mais tarde, algo que agrava a infertilidade e é um forte indício por si só. Mas com o tratamento adequado, é possível conceber normalmente e sem riscos à saúde da mãe e do feto.

Diversas tentativas sucessivas

Parece óbvio, mas se um casal saudável mantém atividade sexual constante, sem uso de métodos de contracepção e, não conseguem engravidar num período igual ou superior a um ano, pode ser que um dos dois seja infértil. Claro que isso varia muito de uma pessoa para outra.

No caso, é importante que os dois passem por diversos exames para investigar a causa e determinar possíveis tratamentos.

É fundamental conversar abertamente com o parceiro sobre o assunto, uma vez que um, ou mesmo ambos, pode ter algum problema. Inclusive, a investigação da infertilidade pode levar à descoberta de outras doenças.

Procure um médico especialista quando houver dificuldade para engravidar, pois, felizmente, existem diversos tratamentos disponíveis, além de métodos modernos de reprodução assistida. Identificar os sinais da infertilidade é apenas o primeiro passo para realizar o sonho de ser mãe.

Gostou desse post? Curta nossa página no Facebook e veja outros conteúdos sobre fertilidade e reprodução humana!