Pular para o conteúdo

Como limpar ursinhos de pelúcia e evitar alergias?

Ursinhos de pelúcia não podem faltar em um quarto de criança bem decorado, não é mesmo? Mas será que você toma os devidos cuidados para que eles não sejam um risco para a saúde dos pequenos?

A verdade é que esses brinquedos que, geralmente, ficam expostos em quartos infantis estão sempre sujeitos a muita poeira e, por isso, precisam ser higienizados com uma certa frequência. Essa limpeza contribuirá para que não se agravem casos de alergia ou mesmo façam com que doenças respiratórias se manifestem.

Sendo assim, vamos dar algumas dicas de como lavá-los corretamente e mantê-los bonitos e limpos por mais tempo! Confira, então, a seguir como limpar ursinhos de pelúcia!

Por que ursinhos de pelúcia provocam alergia?

Os bichinhos de pelúcia são feitos de um material que acumula muito pó e sujam com facilidade. Assim, são contraindicados para aqueles casos de asma grave não controlada. Nessas situações deve-se optar por bonecos e brinquedos antialérgicos.

No entanto, manter esses brinquedos de pelúcia no quarto da criança vai requerer uma série de cuidados frequentes na higienização, para manter o ambiente saudável e livre de poeira em excesso —  que acaba provocando alergia nos pequenos.

Todos os ursinhos de pelúcia são limpos da mesma forma?

Ursinhos de pelúcia podem ser limpos de várias formas. Por isso, antes de começar qualquer limpeza verifique a etiqueta do brinquedo, onde consta as instruções de limpeza do produto. Existem diversos tipos de materiais com os quais eles são confeccionados e alguns não podem ser colocados em máquina de lavar — devem ser lavados a mão e em certos casos até a seco.

Limpeza para remoção de poeira

Aqueles ursinhos que ficam apenas sobre algum móvel, usados como enfeite, precisam apenas que o pó seja removido — não necessitando de uma limpeza mais aprofundada. Para isso, basta que você bata bem o brinquedo e o limpe com um aspirador de pó. Proteja o ursinho do aparelho com uma meia fina, para que ele não tenha contato com mais poeira.

Limpeza para remoção de ácaro

Esses bichinhos de pelúcia são um ambiente perfeito para que os ácaros (inimigos invisíveis da saúde) se proliferem. Para evitar que esses causadores de alergia tomem conta do brinquedo, coloque o ursinho dentro de um saco plástico e depois dentro de um freezer. Em altas temperaturas esses micro-organismos não sobrevivem e o brinquedo fica limpo e desinfetado para ser utilizado novamente.

Lavagem na máquina de lavar

Alguns ursinhos podem ser lavados na máquina de lavar. No entanto, requerem alguns cuidados para que não sejam danificados devido à batida da máquina. Confira o que você deve observar antes de colocar o brinquedo para lavar:

  • Se o ursinho tem pilha;
  • Se possui algum enfeite frágil que possa ser danificado;
  • Se a pelúcia pode ser lavada, visto que algumas só podem ser lavadas a seco.

Não havendo nada que seja um empecilho, comece, então, com a lavagem!

  1. Lave o brinquedo dentro de um saco apropriado para roupas delicadas. Na ausência dele, opte por colocá-lo dentro de uma fronha, o resultado é o mesmo;
  2. Coloque a máquina para operar na opção lavagem delicada ou suave e utilize o sabão em pó de costume;
  3. Ao retirar o ursinho, escove-o para arrumar seu pelo, depois o coloque para secar à sombra.

Lavagem à mão

Para aqueles ursinhos de pelúcia mais delicados, lavar à mão pode ser uma boa opção para não danificá-los. Confira como fazê-lo!

  1. Prepare uma bacia com água e sabão em pó e mexa bem para fazer bastante espuma;
  2. Molhe delicadamente o brinquedo de modo a não encharcá-lo;
  3. Com uma esponja em mãos esfregue com cuidado, para tentar retirar toda a sujeira;
  4. Enxágue delicadamente, pressionando-o apenas para remover o excesso de água. Não o torça de forma alguma, essa ação acaba deformando o ursinho;
  5. Deixe que ele seque à sombra.

Siga essas dicas e mantenha o quarto de seu filho com os ursinhos de pelúcia bem limpinhos. E você, o que achou das dicas? Curtiu nosso post sobre como limpar ursinhos de pelúcia? Conhece outra forma eficaz de higienizá-los? Deixe, então, um comentário e compartilhe com a gente sua opinião sobre o tema!