Pular para o conteúdo

Como lavar roupas de bebês

As roupas infantis geralmente são muito coloridas e possuem muitas estampas e bordados, detalhes que tornam as peças delicadas e pedem uma atenção maior na hora de lavar a roupa.

Com a proximidade do verão, aumentam o número de vezes que as roupas infantis são lavadas, por isso é necessário tomar alguns cuidados para que a peça tenha um tempo maior de durabilidade. Veja as dicas que separamos para você começar a colocar em prática no dia a dia:

Não ignore a etiqueta das roupas infantis

Quando uma roupa é fabricada ela passa por algumas inspeções que determinam quais deverão ser os cuidados para aumentar a durabilidade daquela peça. Essas instruções são instituídas por uma norma prevista pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) e devem ser seguidas na hora de lavagem das roupas infantis. Fique sempre atento aos símbolos presentes na etiqueta da sua peça. Se você não conhece o significado dos símbolos, veja o nosso post onde explicamos cada um deles.

Faça uma triagem

Não tenha pressa, lavar roupas infantis não deve ser algo feito automaticamente. Faça no mínimo quatro pilhas para separar as peças. Comece pelas coloridas, siga para as brancas, deixe de lado as pretas e separe as com detalhes e estampas. Peças que nunca foram lavadas também devem ser separadas e higienizadas individualmente para não correr o risco de manchar outras roupas.

Verifique se o ideal é lavar na mão ou na máquina

Com as novas máquinas de lavar que estão no mercado, não é mais necessário lavar algumas peças na mão. Dê preferencia para esse tipo de lavagem quando houver um bordado ou alguma aplicação de pedrarias que se descosturam facilmente da roupa.

Na hora de lavar as roupas infantis na mão, tome cuidado no momento de torcer a peça, o movimento feito com as mãos danifica o tecido e causa esgarçamento da peça. Prefira fazer uma bolinha e apertar a roupa contra o tanque, retirando boa parte da água.

Se você for adepta a lavar todas as roupas infantis na máquina, adquira em lojas de artigo para casa alguns saquinhos fabricados Voil, para proteger a roupa no momento da centrifugação.

Lembre-se de que o resultado depende do momento final da lavagem

O enxágue das roupas infantis é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da lavagem de uma peça de roupa. Algumas máquinas de lavar possuem a opção de até dois enxágues para retirar completamente os resquícios de produtos que, quando secos, danificam a peça de roupa.

Uma dica para conservar o pigmento nas roupas infantis coloridas, é adicionar um pouco de sal no momento do enxague da peça. O composto auxilia na fixação da cor ajudando a não desbotar a cor com facilidade.  

Atente-se à secagem

Não pense que estender uma peça de roupa é tarefa simples. Com algumas dicas, as roupas infantis podem secar mais rápido, dispensar o uso do ferro além de adquirirem uma maior durabilidade.

  • Evite secar peças coloridas e estampadas ao sol, os raios solares desbotam as cores deixando o tecido desgastado e esbranquiçado.
  • Alguns tecidos não podem ter contato com o ferro de passar roupa. Para que essas peças não amassem, pendure todas em cabides na hora de secar.
  • Dispense o grampo. Os prendedores costumam deixar marcas nas roupas que possuem tecidos mais delicados ou mais grossos. Opte por estender as roupas infantis – fabricadas em fio, lã e tecidos especiais – no sentido horizontal, deitando a peça em cima do varal ao invés de pendurar.

A durabilidade das roupas infantis não depende somente da qualidade do tecido ou da estampa. O tempo de conservação da sua peça está extremamente ligado ao cuidado na hora da lavagem. Observe todos os detalhes e cuide com carinho das roupas infantis.

Nossas redes sociais estão sempre cheias de dicas diárias para você. Siga a gente por lá!