/ Maternidade

Tudo sobre papinha de bebê: saiba como fazer!

Uma boa introdução alimentar é fundamental para que, no futuro, o pequeno desenvolva uma alimentação mais equilibrada e saudável. Por esse motivo, o período de amamentação pode ser também um momento de reflexão para toda a família.

É preciso repensar seus hábitos alimentares e se informar, para se preparar para os primeiros passos da introdução alimentar do pequeno. A alimentação de um bebê até um ano deve ser composta de produtos naturais isentos de açúcar e sal.

Então, quais as melhores opções no momento da introdução alimentar do bebê?Para ajudar mamães e papais que estão passando por esta fase, preparei algumas dicas e informações que vão te deixar mais segura (o) neste momento.

Quando começar a dar papinha?

O bebê já completou 6 meses? Hora de oferecer os primeiros alimentos sólidos para ele. Esta fase pode gerar dúvidas e inseguranças. Por isso, é recomendada a visita ao pediatra, e, ao nutricionista, para um melhor acompanhamento e, também, para tirar dúvidas mais específicas.

A recomendação mais adotada é começar oferecendo uma fruta ao dia, raspada, amassada ou na forma de purê. Vale manga, laranja, melão, melancia, caqui, cereja... evite apenas as que têm muitas sementinhas, como kiwi, morango, pitaia e figo, porque elas são de difícil digestão nessa fase e podem causar alergia alimentar.

Logo após as frutas, introduza a comida. Ofereça alimentos cozidos (que são de mais fácil digestão) e amasse com um garfo. Legumes, verduras e proteínas (carne bovina, peixe, frango ou porco) são saudáveis e importantíssimas.

Lembre-se que o seu bebê (assim como a mamãe) precisa de alimentos frescos e saudáveis. Ele não deve consumir itens processados e industrializados.

Uma carta na manga que ajuda na aceitação dos alimentos é o uso moderado de temperos como alho, cebola, azeite, salsinha e cebolinha. Eles realçam o sabor e são saudáveis para a criança.

Nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança

Até seis meses, é a fase do aleitamento materno exclusivo, ou seja, o bebê não deve ter contato com outro tipo de alimentação a não ser o leite materno. De seis meses a um ano, a criança começa a descobrir os alimentos.

Por isso, alimentação deve ser rica em carboidratos, ferro e proteína. Frutas, verduras, legumes, leite e derivados devem fazer parte da nova fase.

Dê preferências às frutas cítricas, como laranja, limão e acerola, que são ricas em vitamina C. É preciso saber intercalar os períodos de amamentação e as refeições. Alimentos salgados também podem ser introduzidos à rotina, verduras, legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) e carnes (frango, peixe e boi).

Na fase de 1 a 6 anos a criança já sabe mastigar e pode receber alimentos mais sólidos. É importante que sejam oferecidos alimentos ricos em ferro, mas não há muitas restrições nessa fase. O ideal é que faça seis refeições por dia.

Receitas de papinhas de bebê

Confira aqui 2 receitas super nutritivas para o seu bebê:

  • Papinha de carne, abóbora, batata e couve

Ingredientes:

  • 1 Colher (de sobremesa) de óleo vegetal
  • 1 Colher (de chá) de cebola picada
  • 2 Colheres (de sopa) de carne moída
  • 1 Batata pequena cortada em cubos pequenos
  • 2 Colheres (de sopa) de abóbora cortada em cubos pequenos
  • 2 Colheres (de sopa) de couve picada

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções

  • Papinha de carne, beterraba, batata e couve-flor

Ingredientes:

  • 1 Colher (de sobremesa) de óleo vegetal
  • 1 Colher (de chá) de cebola picada
  • 2 Colheres (de sopa) de carne moída
  • 1 Batata pequena cortada em cubos pequenos
  • ½ beterraba pequena cortada em cubos pequenos
  • 2 Colheres (de sopa) de couve-flor picada

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a beterraba. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve-flor e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções.

Você é uma mãe preocupada com sua saúde e a do seu bebê? Tem alguma receita gostosa e saudável de papinha? Compartilha conosco nos comentários!

Tudo sobre papinha de bebê: saiba como fazer!
Compartilhar isto

Seja um assinante do Meu Fraldário